Ana Flávia Mendes

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Adrianadimarco (disc<pipe-separator>contribs)
(&lt;sectionlink&gt;REFERÊNCIA)
Adrianadimarco (disc<pipe-separator>contribs)
(&lt;sectionlink&gt;REFERÊNCIA)
 
&lt;lineno&gt; &lt;lineno&gt;
== REFERÊNCIA ==
== REFERÊNCIA ==
-
MENDES, ''Ana Flávia. Entrevista concedida à autora na Escola de Teatro e Dança da UFPA'', em 11 de Março de 2011, Belém – PA.
+
MENDES, Ana Flávia. '''Entrevista concedida à autora na Escola de Teatro e Dança da UFPA''', em 11 de Março de 2011, Belém – PA.

Edição atual tal como 23h19min de 15 de abril de 2011

Por Adriana Di Marco Neves

Ana Flávia Mendes é professora e coreografa de dança formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). É mestra e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Curso Técnico em Dança e da Graduação em Dança na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Trajetória

Sua vida na dança iniciou ainda criança quando costumava “brincar de dançar”. Ana Flávia em entrevista, conta que na sua infância arrumava o espaço de sua casa imaginando ser o seu palco. Sua mãe percebendo o interesse pela arte do movimento expressivo, matriculou Ana Flávia com seis anos de idade, em uma escola de dança, onde Teka Salé era a sua professora. Iniciou com Dança Moderna e posteriormente, passou a ter aulas em uma academia tendo como professora Sonia Massude e depois Andréia Nascimento. Nesta academia, Mendes experimentou os gêneros de dança Jazz e Sapateado.

Tempos depois, foi aluna de dança do Colégio Moderno, escola de ensino formal que ministrava a prática da dança como atividade extra-curricular. Neste período, Ana Flávia foi aluna das professoras Edna Faria e Soraia Barbosa, ambas eram integrantes do Grupo Coreográfico da UFPA. Depois, perpassou pela Escola de Dança Clara Pinto, onde conheceu a técnica do Balé Clássico no método Royal Academy.

Com dezessete anos de idade, começou a ministrar aulas de Jazz e Sapateado na escola de Clara Pinto e após a sua formação completa no método Royal, começou também a ministrar aulas de Balé nesta escola. Paralelo voltou para o Colégio Moderno, mas para atuar como professora de dança.

Nesse mesmo período ingressou na faculdade de Educação Física, pois na época ainda não existia o Curso de Licenciatura em Dança, em Belém do Pará e com a graduação de Educação Física, Mendes podia realizar pesquisas relacionadas com a arte do movimento corporal. Depois de graduada, Ana Flávia além de ser professora de dança do Colégio Moderno, passou a exercer também na área da Educação Física.

Em 2002, viajou para UFBA e deu iniciou aos seus estudos de mestrado e depois doutorado. Durante a sua trajetória no Colégio Moderno, ministrava aulas de dança para várias turmas, porém muitos de seus alunos começaram a ingressar na Universidade, terminavam os estudos do ensino médio e aqueles que gostariam de continuar com o trabalho da dança, teriam que ingressar em outros locais que oferecessem o ensino do movimento artístico. Deste modo, Ana Flávia pensou junto com outros profissionais que trabalhavam com ela no Colégio Moderno, em realizar um trabalho mais sério com dança e que atendesse a demanda dos alunos que se despediam da escola. Em entrevista Mendes argumenta:

“Eu dava aula no moderno e em 2002 entrei no mestrado. 
Nesse mesmo ano, eu que já trabalhava na escola e o Glauco 
Sapucaí que é o coordenador do setor de Educação Física e 
de Artes do Moderno, pensamos em conversar a possibilidade 
de criar um grupo de dança que atendesse aos antigos alunos 
do Moderno. [...] (MENDES, 2011)

Assim, este pensamento foi dirigido à diretora da escola Marlene Vianna e ela aceitou a possibilidade desse trabalho no Colégio Moderno. Foi então que surgiu a Cia Moderno de Dança. O colégio entrou em parceria com o espaço físico para as aulas práticas de dança, porém esse projeto aconteceria paralelamente à escola. Mendes ainda comenta:

“A companhia moderna de dança é um projeto paralelo, 
não é a Companhia do Colégio, mas leva esse nome como 
uma forma de reconhecimento e do envolvimento emocional, 
porque a maioria dos integrantes da Companhia estudaram 
no Moderno.” (MENDES, 2011)

Assim então iniciou o trabalho artístico da Companhia Moderno de dança, onde Ana Flávia segue como diretora, uma conciliadora e organizada de idéias para chegar ao produto final do espetáculo.

Já no ano de 2008, dando continuidade na sua atuação profissional, Ana Flávia entra como concursada na Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) da Universidade Federal do Pará e atua como docente do curso de graduação em Dança, onde trabalha com as disciplinas “Fundamentos e Métodos da Dança II” e“Didática”. É professora também do Curso Técnico em Dança com as disciplinas “Prática de Montagem” e “Leitura e Percepção Corporal. Atualmente irá ministrar também “Fundamentos da Cultura Popular Brasileira” para o Curso Técnico em dança.

REFERÊNCIA

MENDES, Ana Flávia. Entrevista concedida à autora na Escola de Teatro e Dança da UFPA, em 11 de Março de 2011, Belém – PA.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home