Iracity Cardoso

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Página em construção.)
m
 
(2 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
-
Iracity Cardoso (1945) é um dos grandes nomes da dança brasileira. Como bailarina, estabeleceu sua carreira entre o Brasil e a Europa. Como diretora, conquistou trânsito livre entre grandes coreógrafos da atualidade. Ano passado, deixou a direção do Balé Gulbenkian, em Portugal, depois de quase oito anos. Em seu longo percurso, atuou como bailarina na Ópera de Marselha, Stadt Theater Bonn, Staats Teater Karlsruhe, Ballet Stagium, Balé da Cidade de São Paulo e Grande Ballet de Genebra (BENVEGNU, ?).
+
[[Arquivo:Iracity Cardoso.jpg]]
-
Fonte: [http://www.conexaodanca.art.br/imagens/textos/artigos/Olhar%20de%20Iracity%20Cardoso.htm Site Conexão Dança]
+
<small>Disponível em [http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/direcao.php Site São Paulo Cia de Dança]</small>
 +
 
 +
 
 +
==Iracity Cardoso==
 +
 
 +
Iracity Cardoso é um dos grandes nomes da dança brasileira. Como bailarina, estabeleceu sua carreira entre o Brasil e a Europa. Como diretora, conquistou trânsito livre entre grandes coreógrafos da atualidade. Nasceu no ano de 1945, em Cambuci, São Paulo, oriunda de uma família de artistas – sua mãe era de família circense, prima dos palhaços Arrelia e Fuzarca, seu pai era descendente dos Segretos, família que introduziu o cinema no Brasil ([http://www.conexaodanca.art.br/imagens/textos/artigos/Olhar%20de%20Iracity%20Cardoso.htm Site Conexão Dança]).
 +
 
 +
Aos 18 anos, casou-se com o também bailarino [[Antonio Carlos Cardoso]]. Com ele, mudou-se para o Rio, e depois para o México. Morou também na França e na Alemanha, onde nasceu a única filha do casal. O casamento durou apenas 7 anos ([http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-eterna-bailarina-e-os-passos-de-sua-companhia,477433,0.htm Site Estadão]) .
 +
 
 +
Depois de uma longo período fora do país, Iracity retorna ao Brasil e, em 2008, assume, juntamente com [[Inês Bogéa]], a direção da [[São Paulo Cia de Dança]] ([http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-eterna-bailarina-e-os-passos-de-sua-companhia,477433,0.htm Site Estadão]).
 +
 
 +
 
 +
==Formação e Carreira==
 +
 
 +
Iracity Cardoso matriculou-se em sua primeira aula de balé na escola de seu bairro, aos 8 anos de idade. Não demorou muito para transferir-se para a tradicional [[Escola Municipal de Bailados]] onde, com 14 anos já dançava profissionalmente ([http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-eterna-bailarina-e-os-passos-de-sua-companhia,477433,0.htm Site Estadão]).
 +
 
 +
Entre 1972 e 1974, foi bailarina e professora do [[Ballet Stagium]]. Também deu aulas no Teatro de Dança Galpão, em 1975. De 1974 a 1980, atuou no Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, o atual [[Balé da Cidade de São Paulo]]. Em seguida mudou-se novamente para Europa, onde permaneceu por 23 anos ([http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/direcao.php Site São Paulo Cia de Dança]).
 +
 
 +
De 1980 a 1988, Iracity foi bailarina e assistente de direção do ''Ballet du Grand Théâtre de Genève'' , na Suíça, tornando-se uma das diretoras da companhia, cargo que ocupou até 1993. Entre 1996 e 2003, mudou-se para Portugal onde dirigiu o ''Ballet Gulbenkian'' ([http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/direcao.php Site São Paulo Cia de Dança]).
 +
 
 +
 
 +
[[Arquivo:Iracity Cardoso2.jpg]]
 +
 
 +
<small>Disponível em [http://www.clickcarreira.com.br/Artigo.aspx?id=2537 Site Click Carreira]</small>
 +
 
 +
 
 +
Iracity decidiu então retornar definitivamente ao Brasil. De 2006 a 2007, trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura como assessora e curadora de dança, criando o Centro de Dança da Galeria Olido. Em 2007, foi convidada a participar de encontros na Secretaria de Estado da Cultura, nos quais sugeriu a criação de uma companhia profissional de dança da cidade de São Paulo. Em 2008, é fundada, então, a [[São Paulo Cia de Dança]] sob sua direção juntamente com [[Inês Bogéa]] ([http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-eterna-bailarina-e-os-passos-de-sua-companhia,477433,0.htm Site Estadão]).
 +
 
 +
 
 +
==Ver também==
 +
 
 +
[http://www.youtube.com/watch?v=NS0bLZzvrpg Vídeo SPCD – Entrevista Iracity Cardoso e Inês Bogéa]. Acesso em janeiro de 2012.
 +
 
 +
[http://www.youtube.com/watch?v=lEqgf_O0Ujo Vídeo Figuras da Dança 2010]. Acesso em janeiro de 2012.
 +
 
 +
 
 +
==Referências==
 +
 
 +
[http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/direcao.php Site São Paulo Cia de Dança]. Acesso em janeiro de 2012.
 +
 
 +
[http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-eterna-bailarina-e-os-passos-de-sua-companhia,477433,0.htm Site Estadão]. Acesso em janeiro de 2012.
 +
 
 +
[http://www.conexaodanca.art.br/imagens/textos/artigos/Olhar%20de%20Iracity%20Cardoso.htm Site Conexão Dança]. Acesso em janeiro de 2012.
 +
 
 +
[http://www.clickcarreira.com.br/Artigo.aspx?id=2537 Site Click Carreira]. Acesso em janeiro de 2012.

Edição atual tal como 13h43min de 5 de dezembro de 2012

Iracity Cardoso.jpg

Disponível em Site São Paulo Cia de Dança


Tabela de conteúdo

Iracity Cardoso

Iracity Cardoso é um dos grandes nomes da dança brasileira. Como bailarina, estabeleceu sua carreira entre o Brasil e a Europa. Como diretora, conquistou trânsito livre entre grandes coreógrafos da atualidade. Nasceu no ano de 1945, em Cambuci, São Paulo, oriunda de uma família de artistas – sua mãe era de família circense, prima dos palhaços Arrelia e Fuzarca, seu pai era descendente dos Segretos, família que introduziu o cinema no Brasil (Site Conexão Dança).

Aos 18 anos, casou-se com o também bailarino Antonio Carlos Cardoso. Com ele, mudou-se para o Rio, e depois para o México. Morou também na França e na Alemanha, onde nasceu a única filha do casal. O casamento durou apenas 7 anos (Site Estadão) .

Depois de uma longo período fora do país, Iracity retorna ao Brasil e, em 2008, assume, juntamente com Inês Bogéa, a direção da São Paulo Cia de Dança (Site Estadão).


Formação e Carreira

Iracity Cardoso matriculou-se em sua primeira aula de balé na escola de seu bairro, aos 8 anos de idade. Não demorou muito para transferir-se para a tradicional Escola Municipal de Bailados onde, com 14 anos já dançava profissionalmente (Site Estadão).

Entre 1972 e 1974, foi bailarina e professora do Ballet Stagium. Também deu aulas no Teatro de Dança Galpão, em 1975. De 1974 a 1980, atuou no Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, o atual Balé da Cidade de São Paulo. Em seguida mudou-se novamente para Europa, onde permaneceu por 23 anos (Site São Paulo Cia de Dança).

De 1980 a 1988, Iracity foi bailarina e assistente de direção do Ballet du Grand Théâtre de Genève , na Suíça, tornando-se uma das diretoras da companhia, cargo que ocupou até 1993. Entre 1996 e 2003, mudou-se para Portugal onde dirigiu o Ballet Gulbenkian (Site São Paulo Cia de Dança).


Iracity Cardoso2.jpg

Disponível em Site Click Carreira


Iracity decidiu então retornar definitivamente ao Brasil. De 2006 a 2007, trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura como assessora e curadora de dança, criando o Centro de Dança da Galeria Olido. Em 2007, foi convidada a participar de encontros na Secretaria de Estado da Cultura, nos quais sugeriu a criação de uma companhia profissional de dança da cidade de São Paulo. Em 2008, é fundada, então, a São Paulo Cia de Dança sob sua direção juntamente com Inês Bogéa (Site Estadão).


Ver também

Vídeo SPCD – Entrevista Iracity Cardoso e Inês Bogéa. Acesso em janeiro de 2012.

Vídeo Figuras da Dança 2010. Acesso em janeiro de 2012.


Referências

Site São Paulo Cia de Dança. Acesso em janeiro de 2012.

Site Estadão. Acesso em janeiro de 2012.

Site Conexão Dança. Acesso em janeiro de 2012.

Site Click Carreira. Acesso em janeiro de 2012.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home