Ânima cia de dança

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Paolavasconcelos (disc | contribs)
(Criou página com 'Ânima Cia de Dança ==História== A Ânima Cia. de Dança foi criada por Eva Schul em 1991, em Porto Alegre. Sua primeira produção foi a coreografia “Estória para sur...')
Edição posterior →

Edição de 21h50min de 11 de outubro de 2011

Ânima Cia de Dança

História

A Ânima Cia. de Dança foi criada por Eva Schul em 1991, em Porto Alegre. Sua primeira produção foi a coreografia “Estória para surdos” (1991), a qual integrou a Mostra Olhar Contemporâneo da Dança, no Rio de Janeiro. A partir de então o trabalho do grupo tem sido uma das referências ao se falar de dança contemporânea no estado do Rio Grande do Sul. Além das apresentações nos teatros e salas pertencentes à Secretaria Municipal de cultura de Porto Alegre, o grupo circulou com seus trabalhos em diversas cidades do estado (Pelotas, Santa Maria, Alegrete, Dom Pedrito, Caxias do Sul) e em outros estados (Paraná, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco).


As influências que permeiam o trabalho da companhia são a dança moderna mais precisamente de Hanya Holm e Alwin Nikolais e ainda a dança pós-moderna norte americana. Os bailarinos da companhia utilizam basicamente como preparação técnica as aulas de dança contemporânea ministrada por Eva Schul. Estas aulas são uma importante referência durante os processos de criação e de remontagem, pois tornam se parte do repertório técnico dos bailarinos. Como procedimentos de criação o grupo realiza criações inéditas e remontagem de coreografias que fazem parte do repertório da companhia. Para a criação de obras inéditas, são utilizados procedimentos de improvisação onde os bailarinos são incentivados a compor frases de movimento baseados no tema a que se refere a coreografia. Na remontagem do repertório da companhia, os registros em vídeo das primeiras versões das coreografias são utilizados pelos bailarinos como ponto de partida para a recriação das obras. Nos dois casos – remontagem ou criação – os bailarinos apresentam à coreógrafa um esboço da coreografia. A partir do material produzido pelo elenco, o coreógrafo estrutura a obra. Como destaca Eva Schul, o papel do coreógrafo é semelhante ao de um maestro que organiza a apresentação.

Coreografias

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home