Ciane Fernandes
De Wikidanca
(Criou página com 'Ciane Fernandes é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ph.D. em Artes & Humanidades para I...')
Edição posterior →
Edição de 11h38min de 1 de dezembro de 2011
Ciane Fernandes é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ph.D. em Artes & Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University (1995), Analista de Movimento pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York - 1994), de onde é pesquisadora associada; é também licenciada em Artes Plásticas (1990) e bacharel em Enfermagem (1986) pela Universidade de BrasÃlia.
Nos Estados Unidos, dançou com o Synergic Theater, Nancy Zendora Dance Company, Words & Limbs Performance Group, além de coreografar para produções interativas da New York University New Music Ensemble na Itália, juntamente com seu professor Douglas Dunn, e realizar várias produções independentes.
É fundadora, diretora e dançarina do A-FETO Grupo de Dança-Teatro da UFBA, que recebeu o prêmio ANDES-SN de Arte Universitária na categoria Dança em 2000. É autora de Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e Transformação (Hucitec, 2000), publicado também em New York (PeterLang, 2001), e O Corpo em Movimento: O Sistema Laban/Bartenieff na Formação e Pesquisa em Artes Cênicas (Annablume, 2002), já traduzido para sua edição nos EUA.
Entre diversos prêmios artÃsticos e bolsas de estudos, recebeu recentemente do Ministério da Cultura do Brasil a Bolsa Virtuose 2003, para dar prosseguimento a seu mais recente projeto, que inclui a obra ÃœBERGANG: o estudo comparativo da dança-teatro contemporânea e a clássica indiana de estilo Bharatanatyam. O projeto será desenvolvido na Rajyashree Ramesh Academy for Performing Arts, em Berlin, de janeiro a dezembro de 2003.
Ciane adora viajar, observar e divertir-se com crianças (inclusive as crescidas), e dançar salsa, rap hispânico e techno indiano nos clubes e ruas de New York e Berlim.