Vera Torres
De Wikidanca
(Criou página com 'Por Adriana Di Marco Neves Nasceu no Pará, porém com seis anos de idade se mudou para a cidade de São Paulo e foi lá quando começou a fazer aulas de Balé, na Escola d...')
Edição posterior →
Edição de 14h48min de 1 de fevereiro de 2011
Nasceu no Pará, porém com seis anos de idade se mudou para a cidade de São Paulo e foi lá quando começou a fazer aulas de Balé, na Escola de Bailados da Prefeitura Municipal, onde mais tarde, por essa escola se graduou. Precisou primeiramente, realizar um teste para verificar sua aptidão para a dança clássica, no que consistia em provas de Balé de repertório, solo clássico, repetições de coreografias elaboradas pelos professores da instituição e outros.
Vera, que ainda desconhecia tal arte, sabia que esse novo contato poderia mudar a sua vida. Esforçou-se e teve aprovação no exame. Tempos depois, tornou-se a primeira bailarina solista do Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, destacando-se pelo seu carisma e virtuosidade em cena.
Vera Torres estudou em São Paulo diversos gêneros de dança, ou seja, não se limitou na aprendizagem somente da dança clássica, permeou pela dança moderna, contemporânea, teve professores conceituados e a oportunidade de dançar ao lado de bailarinos famosos na época.
Por volta de 1975, quis despedir-se da carreira de bailarina do Teatro Municipal de São Paulo, posto que havia em si um desejo de retornar à Belém. Desta forma seguiu e trouxe consigo uma grande experiência apreendida em São Paulo. Ao chegar à sua terra natal, percebeu que não havia campo para que ela pudesse continuar com trajetória de bailarina. Então, foi quando decidiu partir para o ensino da dança crescendo agora em uma nova dimensão, deixaria de ser a bailarina para ser a professora.
Assim, abriu as portas da sua primeira escola, sediada na época no espaço em frente colégio religioso Gentil Bittencourt. Vera utilizava o método Veltchek, visto em São Paulo.
Sua escola esteve em funcionamento durante vinte anos consecutivos, realizado festivais todo final de ano, com apresentações de danças clássicas, Balés de repertório e algumas vezes dança contemporânea e jazz. Nos últimos anos ela já passou a trabalhar com o método Vaganova levando seus bailarinos a participarem de festivais fora do Estado, obtendo inúmeras premiações.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MOREIRA Giselle. Sinapses Risomáticas: A História da Dança em Belém do Pará no período de 1950 a 1990 Salvador, 2009