Luiz Carlos Nogueira

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
Nicolleoliveira (disc | contribs)
(Introduz Luiz Carlos Nogueira)
Edição posterior →

Edição de 23h50min de 28 de fevereiro de 2012

ARAD. Artista – Ator, Diretor, Bailarino e Coreógrafo, consultor técnico-artístico e administrativo, atua como mentor e tutor do CBTS da Faculdade de Educação da Royal Academy of Dance of London e como assessor para instituições específicas de uma rede de escolas de dança franqueadas no país.


Luiz Carlos Nogueira em RAD, Londres. Fonte: Arquivo Pessoal Luiz Carlos Nogueira


Tabela de conteúdo

BREVE HISTÓRICO

Luiz Carlos Nogueira, nasceu em 02 de maio de 1955, na cidade de Santos (São Paulo), Brasil. Sempre viveu em duas casas.Na infância, em uma de suas casa, cultivou seu vínculo e proximidade com a natureza já que esta casa ficava entre riachos, um lago e arvores com muitas frutas. Seu sensível ganhou a poética de seu olhar, pensar e agir e quando lembra de algumas memórias deste espaço e narra trechos de seu afeto, fica evidente sua felicidade em ser simplesmente feliz e completo. Aquecendo-se com a água que saía da serpentina de cobre e que trazia para o banho o calor do fogão de lenha, Luiz Carlos Nogueira foi vivendo seus primeiros anos da infância vendo beleza no frio, na neblina, no silêncio, na ausência de pessoas vizinhas. Naquela casa onde moravam ele, a mãe (que tinha sérios problemas de saúde) e a senhora que os cuidava não havia energia elétrica nem muitos luxos, mas sua imaginação e criatividades eram instigadas a todo momento a criar, observar e aprender. Sem vizinhos e outras crianças para conviver e brincar, encontrou amigos na natureza e observou-os atentamente. Todo o tempo e tudo era aprendizado e assim, aos quatro anos de idade já estava alfabetizado.

Ao voltar para a outra casa, na cidade, aos quatro anos de idade não pode frequentar o Jardim da Infância, pois na época apenas crianças acima de 5 anos eram aceitas, e seu desejo de frequentar o ambiente escolar foi adiado. Assim, começou a dar continuidade a seus estudos e desenvolver suas habilidades artísticas por conta própria. Aos seis anos ao entrar na escola foi ensinar os colegas a ler e escrever. Aos nove anos abriu, em casa, sua escola de desenho e pintura.

Magro e de aparência frágil não gostava de futebol, preferia nadar e adorava exercícios de vôo, e atividades que o permitissem aproveitar as riquezas expressivas do mundo que o cercava. A cidade o proporcionou outras crianças para convivência mas elas não partilhavam de seu anseio expressivo pois o mundo delas era diferente, menos rico em estímulos do que o mundo do qual ele vinha.

Seu contato com dança veio através do ballet clássico e seu primeiro professor foi Decio Stuart. Ele havia estudado e vivido em Paris e sua intensidade artistica e cultural impressionava e cativava seu discipulo, Luiz Carlos Nogueira, que começou a estudar em Santos, mas no ano seguinte mudou-se para a cidade de São Paulo e foi morar sozinho (mesmo sendo menor de idade) para desenvolver sua carreira. Em 1972 começou a atuar profissionalmente em teatro.


Dentre seus mestres e profissionais com que aprendeu muito destacam-se: sua primeira coreógrafa Marilena Ansaldi; Carla Perotti, italiana que trouxe a Royal Academy of Dance na sua bagagem de vida para o Brasil; Iellê Bittencourt,com que estudou antes de decidir viver no Rio na busca de professores que pudessem formá-lo RAD; Dalal Achcar, que introduziu a RAD oficialmente no Brasil; e, dentre outros grandes profissionais, Mr. Desmond Doyle que o treinou dentro do sistema inglês de ballet profissional.

A curiosidade insaciável por mais expressividade, por mais da dança e das possibilidades artísticas levou Luiz carlos da produção de Romeu & Julieta do Ballet de Sttutgart no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o Show do cantor Ney Matogrosso a fim de desenvolver-se cada vez mais como artista da dança e demter a oportunidade de conhecer o Brasil e avaliar o nível de ensino de dança. Assim iniciou-se o "Projeto de Expansão da Dança no Brasil" onde ele decidiu caminhar por conta própria para todos os lugares do Brasil, experimentando novas formas de sobrevivência para criar este projeto, sendo apoiado pela Royal Academy para fundamentar seu trabalho.

Essa andanças o levaram a ser reconhecido em todo Brasil por seu profissionalismo e o destaca ainda mais como um dos grandes nomes da Dança no estado do Mato Grosso, onde tem criado vários trabalhos coreografando, inclusive, para oGrupo Caroline.


Alguns Trabalhos Realizados

Professor com formação pela RAD, educador, pesquisador e palestrante, foi o primeiro bailarino brasileiro a concluir o nível Advanced, recebendo a sigla ARAD em 1982 e incentivo para dedicar-se ao ensino profissional.


Ministra aulas e a orientação desde a Pré-Escola na Dança até a preparação para o Genné International Ballet Competition onde esteve com uma aluna finalista em 2008 na cidade de Toronto CA.


Como bailarino atuou no Teatro Musical, Shows Multi-Media, Grupos Contraste e Vacilou Dançou, ABRJ- Associação de Ballet do Rio de Janeiro e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Foi partner de Ana Botafogo na ABRJ e participou da reinauguração do Teatro Municipal de Goiânia ao lado de Dame Margot Fonteyn.


Idealizou o Projeto de Expansão da Dança no Brasil, responsável pela implantação, gerenciamento e coordenação de projetos sociais nos Estados de SP, RJ, MG, MT, ES, destacando-se a criação da EMDRP – Casa Dame Margot Fonteyn (SP), Projeto Piloto Dança nas Escolas – “Uma Chance para Dançar” de Dalal Achcar em parceria como MinC, RAD e ABRJ e o programa “Dançando pra Viver” do Projeto Arará – Instituto Ary Carvalho do Jornal O Dia do Rio de Janeiro.


Com formação em música, cursos e vivências de teatro, desenho, pintura, escultura, estudou pedagogia e filosofia na Associação Palas Athena de São Paulo.


Terapeuta Holístico inclui a psicoterapia holística e a terapia corporal nos trabalhos de dança individuais e de grupos.


Co-autor do livro “Danças Circulares Sagradas – Uma proposta de Educação e Cura” – Org. Renata C L Ramos, E. Triom –


Participou do Festival de Danças Circulares Sagradas na Findhorn Foundation – Escócia e representou o Brasil no Lama Foundation – Taos –Novo México – USA, onde recebeu uma bolsa de estudos do Dances of Universal Peace na UCLA para pesquisar a dança de Ruth St Denis após apresentar Kwan Yin – White Jade.


Luiz interpreta Kwan Yin no Lama Foundation, Taos, Novo México USA FOnte: Arquivo Pessoal Luiz Carlos Nogueira


Desde 2010 assumiu, a convite, a coordenação pedagógica do CQID (Curso de Qualificação de Instrutores de Dança –IBAC – Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural) em diversas modalidades de dança que atinge mais de 300 profissionais em reciclagem de ensino e é o professor titular do CQID de Ballet Clássico.


O CQID Curso de Qualificação de Instrutores de Dança, IBAC - Instituto Brasileiro de Aprimoramento Cultural, facilita o mapeamento dos professores de dança que estão atuando no mercado de trabalho e transmite às crianças, jovens e adultos as diversas possibilidades que existem no mundo da dança na região onde vivem e em outras, se assim desejarem.


Ver Também

Grupo Caroline



REFERÊNCIAS

Entrevista via e-mail com Luiz Carlos Nogueira, realizada em 27 de fevereiro de 2012.


Agradecimento especial à Luiz Carlos Nogueira que tão gentilmente colaborou com esta pesquisa cedendo informações sobre sua vida e trabalho, bem como imagens de seu arquivo pessoal para ilustração do verbete.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home