Pina Bausch

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
m
Linha 6: Linha 6:
==Apresentação==
==Apresentação==
-
Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch, nasceu em 27 de julho de 1940, na cidade de Solingen, Alemanha. Filha de August e Anita Bausch foi coreógrafa, bailarina, pedagoga de dança, e diretora da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, localizada em Wuppertal, Alemanha  ([http://pt.wikipedia.org/wiki/Pina_Bausch#Cronologia Pina Bausch - Wikipedia]).   
+
Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch, nasceu em 27 de julho de 1940, na cidade de Solingen, Alemanha. Filha de August e Anita Bausch foi coreógrafa, bailarina, pedagoga de dança, e diretora da ''Tanztheater Wuppertal Pina Bausch'', localizada em Wuppertal, Alemanha  ([http://pt.wikipedia.org/wiki/Pina_Bausch#Cronologia Pina Bausch - Wikipedia]).   
Faleceu em 30 de junho de 2009, cinco dias depois de ter-lhe sido diagnosticado um câncer, na cidade de Wuppertal, na Alemanha ([http://pt.wikipedia.org/wiki/Pina_Bausch#Cronologia Pina Bausch - Wikipedia]).  
Faleceu em 30 de junho de 2009, cinco dias depois de ter-lhe sido diagnosticado um câncer, na cidade de Wuppertal, na Alemanha ([http://pt.wikipedia.org/wiki/Pina_Bausch#Cronologia Pina Bausch - Wikipedia]).  
Linha 19: Linha 19:
Em 1959, após se formar na ''Folkwang Hochschule'', Pina Bausch foi para Nova York com bolsa de estudos do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) para estudar na ''Juilliard School''. Em Nova York, tornou-se bailarina do ''Metropolitan Opera'', sob direção de Antony Tudor e do ''New American Ballet'', além ter sido professora convidada e solista da Companhia de Paul Sanasardo e Donya Feuer. Ainda em Nova York, teve contato com os professores Jose Limón, Anna Sokolow, Alfredo Corvino, entre outros (CYPRIANO, 2005)
Em 1959, após se formar na ''Folkwang Hochschule'', Pina Bausch foi para Nova York com bolsa de estudos do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) para estudar na ''Juilliard School''. Em Nova York, tornou-se bailarina do ''Metropolitan Opera'', sob direção de Antony Tudor e do ''New American Ballet'', além ter sido professora convidada e solista da Companhia de Paul Sanasardo e Donya Feuer. Ainda em Nova York, teve contato com os professores Jose Limón, Anna Sokolow, Alfredo Corvino, entre outros (CYPRIANO, 2005)
-
Em 1962, Pina Bausch volta para a Alemanha a convite de Jooss e integra o ''Folkwang Ballet'' como solista.Quando Jooss se aposentou em 1968, Pina assumiu a direção do departamento de dança da Folkwang. Seu primeiro trabalho como coreógrafa foi em 1968 (CLIMENHAGA, 2009).
+
Em 1962, Pina Bausch volta para a Alemanha a convite de Jooss e integra o ''Folkwang Ballet'' como solista.Quando Jooss se aposentou em 1968, Pina assumiu a direção do departamento de dança da ''Folkwang''. Seu primeiro trabalho como coreógrafa foi em 1968 (CLIMENHAGA, 2009).
Em 1973, foi convidada ao cargo de diretora da companhia de dança do teatro de Wuppertal. Aceitou o convite e mudou o nome da companhia de ''Wuppertal Ballet'' para ''Tanztheater Wuppertal'' (SCHIMIDT, 2000)
Em 1973, foi convidada ao cargo de diretora da companhia de dança do teatro de Wuppertal. Aceitou o convite e mudou o nome da companhia de ''Wuppertal Ballet'' para ''Tanztheater Wuppertal'' (SCHIMIDT, 2000)

Edição de 17h05min de 6 de dezembro de 2012

Pin-4.jpg

Disponível em Maggie's Blog


Tabela de conteúdo

Apresentação

Philippine Bausch, mais conhecida como Pina Bausch, nasceu em 27 de julho de 1940, na cidade de Solingen, Alemanha. Filha de August e Anita Bausch foi coreógrafa, bailarina, pedagoga de dança, e diretora da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, localizada em Wuppertal, Alemanha (Pina Bausch - Wikipedia).

Faleceu em 30 de junho de 2009, cinco dias depois de ter-lhe sido diagnosticado um câncer, na cidade de Wuppertal, na Alemanha (Pina Bausch - Wikipedia).


Formação e Carreira

Aos quinze anos, Pina Bausch ingressou na Folkwang Hochschule, em Essen, para estudar dança. Foi aluna de Kurt Jooss, fundador da Folkwang, e sua formação nessa escola foi decisiva para as escolhas que fez posteriormente para a construção dramatúrgica de suas peças com o Tanztheater Wuppertal (SILVEIRA, 2009).

Em 1958, forma-se em Dança e Pedagogia da Dança na Folkwang (Pina Bausch - Wikipedia).

Em 1959, após se formar na Folkwang Hochschule, Pina Bausch foi para Nova York com bolsa de estudos do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) para estudar na Juilliard School. Em Nova York, tornou-se bailarina do Metropolitan Opera, sob direção de Antony Tudor e do New American Ballet, além ter sido professora convidada e solista da Companhia de Paul Sanasardo e Donya Feuer. Ainda em Nova York, teve contato com os professores Jose Limón, Anna Sokolow, Alfredo Corvino, entre outros (CYPRIANO, 2005)

Em 1962, Pina Bausch volta para a Alemanha a convite de Jooss e integra o Folkwang Ballet como solista.Quando Jooss se aposentou em 1968, Pina assumiu a direção do departamento de dança da Folkwang. Seu primeiro trabalho como coreógrafa foi em 1968 (CLIMENHAGA, 2009).

Em 1973, foi convidada ao cargo de diretora da companhia de dança do teatro de Wuppertal. Aceitou o convite e mudou o nome da companhia de Wuppertal Ballet para Tanztheater Wuppertal (SCHIMIDT, 2000)

Obras

Fritz – Estréia em 05 de janeiro de 1974, Opera House, Wuppertal.

Iphigenie Auf Tauris (Ifigênia em Tauris) – Estréia em 21 de abril de 1974, Opera House, Wuppertal.

Zwei Krawatten (Duas gravatas) – Estréia em 02 de junho de1974, Opera House, Wuppertal.

Ich bring dich um die Ecke… (Eu o levo até a esquina...) – Estréia em 08 de dezembro de 1974, Opera House, Wuppertal.

Adagio – Fünf Lieder Von Gustav Mahler (Adágio – Cinco canções de Gustav Mahler) – Estréia em 08 de dezembro de 1974, Opera House, Wuppertal.

Orpheus und Eurydike (Orfeu e Eurídice) – Estréia em 23 de maio de 1975, Opera House, Wuppertal.

Frülingsopfer (Wind Von West / Der zweite Frühling / Le Sacre du Printemps) (Sagração da Primavera: Vento do Ocidente / A segunda Primavera / Sagração da Primavera) – Estréia em 03 de dezembro de 1975, Opera House, Wuppertal.

Die Sieben Todsünden (Os Sete Pecados Capitais) – Estréia em 15 de junho de1976, Opera House, Wuppertal.

Blaubart – Beim Anhören einer Tonbandaufnahme von Béla Bartóks Oper “Herzogs Blaubart Burg” (Barba-Azul – escutando uma gravação em fita da ópera de Béla Bartók “O castelo de Barba-Azul”) – Estréia em 08 de janeiro de 1977, Opera House, Wuppertal.

Komm tanz mit mir (Vem Dançar Comigo) – Estréia em 26 de maio de 1977, Opera House, Wuppertal

Renate wandert aus (A Mudança de Renato) – Estréia em 30 de dezembro de1977, Opera House, Wuppertal.

Er nimmt sie na der Hand und führt sie in das Schlob, die anderen folgen (Ele a levou pela mão ao castelo, os outros os seguiram) – Estréia em 22/04/1978, Playhouse, Bochum.

Café Müller – Estréia em 20 de maio de 1978, Opera House, Wuppertal.

Kontakthof (Pátio de Encontros) – Estréia em 09 de dezembro de 1978, Opera House, Wuppertal.

Arien (Árias) – Estréia em 12 de maio de 1979, Opera House, Wuppertal.

Keuschheitslegende (A Lenda do Cinto de Castidade) – Estréia em 04 de dezembro de 1979, Opera House, Wuppertal.

1980 – Ein Stück Von Pina Bausch (1980 – Uma Peça de Pina Bausch) – Estréia em 18 de maio de1980, Playhouse, Wuppertal.

Bandoneon – Estréia em 21 de dezembro de 1980, Opera House, Wuppertal.

Walzer (Valsas) – Estréia em 17 de junho de 1982, Carré Theatre, Amsterdam.

Nelken (Cravos) – Estréia em 30 de dezembro de 1982, Opera House, Wuppertal.

Auf dem Gebirge hat man ein Geschrei gehört (Sobre a Montanha Ouviu-se um Grito) – Estréia em 13 de maio de 1984, Playhouse, Wuppertal.

Two Cigarrettes in the Dark (Dois Cigarros no Escuro) – Estréia em 31 de março de 1985, Playhouse, Wuppertal.

Viktor – Estréia em14/05/1986, Playhouse, Wuppertal.

Ahnen (Antepassados) – Estréia em 21 de março de 1987, Playhouse, Wuppertal.

Die Klage der Kaiserin (O lamento da Imperatriz) – Filme, 1989.

Palermo, Palermo – em co-produção com Teatro Biondo (Palermo) e Andes Neumann Internattional. Estréia em 17 de dezembro de 1989, Opera House, Wuppertal.

Tanzabend II ( Baile II) – em co-produção com Festival de Outono/Madrid. Estréia em 27 de abril de 1991, Playhouse, Wuppertal.

Das Stück mit dem Schiff (A Peça com o Barco) – Estréia em 16 de janeiro de 1993, Opera House, Wuppertal.

Ein Trauerspiel (Um Jogo Triste) – Estréia em 12 de fevereiro de 1994, Playhouse, Wuppertal.

Danzón – Estréia em 13 de maio de 1995, Opera House, Wuppertal.

Nur Du (Só você) – em co-produção com Universidade da Califórnia em Los Angeles, Universidade da Califórnia em Berkley, Universidade do Texas em Austin, Darlene Neel Presentations, Rena Shagan Associates Inc. e The Music Center Inc. Estréia em 11 de maio 1996, Playhouse, Wuppertal.

Der Fensterputzer(O Limpador de Vidraças) – em co-produção com Hong Kong Arts Festival Society e o Instituto Goethe de Hong Kong. Estréia em 12 de fevereiro de 1997, Opera House, Wuppertal.

Masurca Fogo – em co-produção com a Expo 98 Lisboa e Instituto Goethe de Lisboa. Estréia em 04 de abril de 1998, Playhouse, Wuppertal.

O Dido – em co-produção com o teatro Argentina/Roma e Neumann Productions. Estréia em 10 de abril de 1999, Opera House, Wuppertal.

Wiesenland (Terra de Prados)– em co-produção com o Instituto Goethe de Budapeste e o Théâtre de La Ville, Paris. Estréia em 05 de maio de 2000, Playhouse, Wuppertal.

Kontakthof mit Damen und Herren ab’ 65 (Pátio de encontros com senhores e senhoras acima de 65 anos) – Estréia em 25 de fevereiro de 2000, Opera House, Wuppertal.

Água – em co-produção com o Instituto Goethe de São Paulo e Emílio Kalil. Estréia em 12 de maio de 2001, Opera House, Wuppertal

Für die Kinder Von gestern, heute und morgen – Ein Stück von Pina Bausch (Para as Crianças de Ontem, Hoje e Amanhã, uma peça de Pina Bausch) – Estréia em 25 de abril de 2002, Playhouse, Wuppertal.

Nefés – em co-produção com International Istanbul Theatre Festival e Istanbul Foundation of Culture and Arts. Estréia em 21 de março de 2003, Opera House, Wuppertal.

Ten Chi – em co-produção com Prefeitura de Saitama, Saitama Arts Foundation e Nippon Cultural Centre. Estréia em 08 de maio de 2004, Playhouse, Wuppertal.

Rough Cut(Corte Bruto) – em co-produção com LG Arts Center e Instituto Goethe de Seul, Coréia. Estréia em 15 de abril de 2005, Playhouse, Wuppertal.

Vollmond(Lua Cheia) – Estréia em 11 de maio de 2006, Playhouse, Wuppertal.

Bamboo Blues – em co-produção com a India e o Goethe Instituto/Max Mueller. Estréia em 18 de maio de 2007, Playhouse, Wuppertal.

Sweet Mambo (Doce Mambo) – Estréia em 30 de maio de 2008, Playhouse, Wuppertal.

Como el Musquito em la Piedra, Ay Si, Si, Si... – em co-produção com o Chile. Estréia em 12 de junho de 2009, Opera House, Wuppertal.


(Fontes: CYPRIANO, 2005; SERVOS, 2003; SILVEIRA, 2009)


Prêmios e Condecorações

1958

Folkwang School prize for high achievement


1969

Im Wind der Zeit, with music by Mirko Dorner, wins first prize at the second International Choreography Competition in Cologne


1973

North Rhine-Westphalia funding award for young artists


1978

Eduard von der Heydt prize of the city of Wuppertal


1980

Premio de la Critica Danza, awarded by El Circolo de Criticos de Arte, Italy


1982

Premio Simba theatre prize, Accademia Simba, Italy


1983

Premio UBU 1982/83, prize for the best foreign theatre, Italy


1984

Deutscher Kritiker Preis awarded by the association of German critics in the Akademie der Künste, Berlin

Bessie Award for Dance and Performance, New York


1986

Order of Merit of the Federal Republic of Germany, presented by German president Richard von Weizsäcker


1987

Dance Critics Society prize, Japan


1988

Toleranzorden (tolerance award) of the Wuppertal carnival association


1990

The international Academia Medicea's Lorenzo il Magnifico prize, Florence

Premio Aurel Milloss awarded as part of the Premio Gino Tani, Rome

The Federal Republic of Germany branch of the International Theatre Institute (ITI) awards her its prize on the occasion of World Theatre Day 1990, presented by President August Everding

Premio UBU, Italy

North Rhine-Westphalia state prize, presented by the minister president of North Rhine-Westphalia, Johannes Rau


1991

Prix SACD 1991 (Société des Auteurs et Compositeurs dramatique) for dance, Paris

Rheinischer Kulturpreis (prize for Rhineland culture) awarded by the Sparkassenstiftung zur Förderung rheinischen Kulturgutes (banking trust for supporting Rhineland culture, Düsseldorf

International Fontana di Roma prize, awarded by the Centro Internazionale Arte e Cultura la Sponda Danza+Danza magazine prize, Treviso, Italy

Named Commandeur de l'Ordre des Arts et des Lettres in Paris by French minister of culture Jack Lang

Awarded Una Vita per la Danza prize in Positano, Italy


1992

Critics Award for Café Müller, Edinburgh Festival


1993

UNESCO Picasso Medal (in conjunction with the opening event of the 25th world congress of the International Theatre Institute (ITI) in Munich

Eduard von der Heydt prize awarded to the Tanztheater Wuppertal


1994

Awarded the Cruz da Ordem Militar de Santiago de Espada in Lisbon by the Portuguese president Mário Suares


1995

German dance prize awarded by the German professional association for dance education

Joana Maria Gorvin prize awarded by the German Akademie der Schönen Künste in Berlin


1997

Berlin theatre prize

Prize of the foundation for Prussian maritime trade

Accepted in to the order Pour le Mérite

Great cross of the order of merit with star and shoulder band of the Federal Republic of Germany

Premio UBU, Italy

Ring of honour of the city of Wuppertal


1998

Harry Edmonds Award from International House, New York

Bambi 98 (for culture)

European Theatre Prize


1999

Samuel H. Scripps

American Dance Festival Award

Praemium Imperiale for theatre and film awarded by the Japan Art Association, presented by Prince Hitachi

Honorary doctorate (laurea honoris causa) of the University of Bologna for the fields of visual art, music and theatre


2000

Life Time Achievement Award at the 2000 Istanbul Festival

International Association of Performing Arts award


2001

Hanseatic Goethe prize

The Harbourfront Centre World Leaders Prize, Toronto, Canada


2002

Bessie Award, New York


2003

Chevalier de l'Ordre National de la Légion d'Honneur, Paris

Spanish world art prize, Valldigna 2003


2004

Commander's cross of the order of merit of the republic of Italy

Nijinsky Award, Monte Carlo


2005

Golden Mask for the best foreign production, Golden Mask Festival of Performing Arts, Moskau

Wuppertal business prize for city marketing

Honorary PR Ambassador of the Republic of Korea

Golden suspended monorail train 2005 from the Wuppertal union of citizens and local associations


2006

Laurence Olivier Award, London, for Nelken

Honorary doctorate (laurea honoris causa) from the Juilliard School, New York

Honorary director (Direzione Onoraria) of the Accademia Nazionale di Danza, Rome

The Snow Queen's Walking Stick', Brooklyn Academy of Music, New York


2007

Orden al Mérito Artístico y Cultural Pablo Neruda des Consejo Nacional de la Cultura y las Artes de Chile (Pablo Neruda order of artistic and cultural merit of the Chilean national council of culture and the arts), awarded by the Chilean president Michelle Bachelet.

Leone d'oro alla carrier (golden lion, awarded for a life's work), 2007 Venice Biennale

Kyoto prize, art and philosophy category, awarded by the Inamori foundation, Kyoto


2008

City of Frankfurt Goethe prize, 2008, presented by Wim Wenders

Order of the rising sun on a headband with golden rays, awarded by the Japanese imperial house.

Music prize of the city of Duisburg

Dance Magazine Award, New York

Honorary citizenship of the city of Wuppertal


2009

Laurence Olivier Award 'The Best New Dance Production' for Café Müller and Das Frühlingsopfer (The Rite of Spring)

Appointment as founding and full member of the newly established faculty of arts at the Akademie der Wissenschaften und Künste Nordrhein-Westfalen in Düsseldorf

Appointment as Foreign Honorary Member of the Academy of Arts and Sciences, Cambridge Massachusetts, Section Performing Arts.

Awarded the Faust - German theatre prize posthumously for her life's work, in recognition of her enormous achievements for dance theatre in Germany.


Filmes

Em 2011, Win Wenders estreia, em Berlim, Alemanha, o filme documentário em 3D, Pina, dirigido por ele, sobre a vida e obra de Pina Bausch (Site Cinema Uol).


Referências


Ligações Externas

Pina Bausch - Wikipedia. Acesso em 10 de fevereiro de 2012.

Site Cinema Uol. Acesso em 10 de fevereiro de 2012.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
<namespaces>
<variants>
<actions>
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home