Bill Shannon
De Wikidanca
(→A Técnica Shannon) |
(→A Técnica Shannon) |
||
Linha 22: | Linha 22: | ||
É interessante destacar que o foco da produção do artista não é necessariamente sua performance nas ruas, mas o olhar, captado pela câmera, das pessoas observando a cena. Ele faz das interações com o público, geralmente pedestres e pessoas aleatórias em espaços públicos,um ato de explorar novos territórios para sua arte, onde a interação é um fenômeno. | É interessante destacar que o foco da produção do artista não é necessariamente sua performance nas ruas, mas o olhar, captado pela câmera, das pessoas observando a cena. Ele faz das interações com o público, geralmente pedestres e pessoas aleatórias em espaços públicos,um ato de explorar novos territórios para sua arte, onde a interação é um fenômeno. | ||
- | ==A Técnica Shannon== | + | ==A [[Técnica Shannon]]== |
É um sistema formulado para a dança, que se refere a uma definida configuração de padrões de movimentos e posições do corpo em relação ao par de muletas na dança. Simplifica métodos de distribuição de peso e mudanças de níveis. | É um sistema formulado para a dança, que se refere a uma definida configuração de padrões de movimentos e posições do corpo em relação ao par de muletas na dança. Simplifica métodos de distribuição de peso e mudanças de níveis. |
Edição de 01h15min de 3 de julho de 2013
Bill Shannon é dançarino, coreógrafo e artista interdisciplinar com um estilo muito próprio, sendo conhecido no mundo da dança como The CrutchMaster (O Mestre das Muletas) pois é o criador de uma técnica única de dança com muletas, a Técnica Shannon, desenvolvida a partir da sua vasta experiência no manuseio das mesmas. O artista realiza intervenções urbanas, vídeos e workshops fortemente influenciados pela cultura hip-hop, breakdance e grafite.
Tabela de conteúdo |
Hirtória
Bill Shannon nasceu em Nashville, Tennessee, em 1970. Em 1975 ele se mudou para Pittsburgh onde passou sua infância e adolescência. Em 1992 ingressou no The Art Institute of Chicago onde se formou em belas artes no ano de 1995.
Em 1996, Shannon mudou-se para Nova York e dedicou-se a arte, dança e ao skate ao mesmo tempo em que desenvolvia performances, instalações, vídeos e artes cênicas.
Ainda muito jovem Bill Shannon adquiriu uma doença muito grave que levou a degeneração de suas articulações, impedindo o livre movimento de suas pernas. Desde então, ele usa muletas.
Mais a doença não impediu Bill Shannon de dançar, muito pelo contrário. Pelo uso que teve que fazer das muletas ele acabou incorporando-as à sua produção artística em dança de modo a expressar suas ideias acerca de tempo, espaço, iluminação e principalmente a condição humana. Ao longo das décadas de 90 e 2000, suas instalações, performances, coreografias e vídeos repercutiram mundialmente em eventos e festivais dos mais conceituados. Como o projeto com o Cirque du Soleil, onde ele coreografou um dueto aéreo e um solo de muletas para Varekai (2012).
Em 2005, Shannon mudou-se com sua família de volta para sua casa de infância em Pittsburgh para participar de um projeto de agricultura urbana. E a partir de 2011, apresenta cada novo projeto em público, em áreas urbanas. Estas performances nas ruas geralmente são filmadas e se desdobram em outrso trabalhos artísticos em vídeo. Shannon também trabalha no projeto de um livro, além de vídeo instalações e outras mídias e projetos sustentáveis.
O artista salienta que parte significativa de seus trabalho é acerca de uma visão fenomenológica da arte e diz ser uma pessoa muito sensível. Ele utiliza-se da arte como ferramenta sociológica e antropológica a fim de investigar fenômenos.
É interessante destacar que o foco da produção do artista não é necessariamente sua performance nas ruas, mas o olhar, captado pela câmera, das pessoas observando a cena. Ele faz das interações com o público, geralmente pedestres e pessoas aleatórias em espaços públicos,um ato de explorar novos territórios para sua arte, onde a interação é um fenômeno.
A Técnica Shannon
É um sistema formulado para a dança, que se refere a uma definida configuração de padrões de movimentos e posições do corpo em relação ao par de muletas na dança. Simplifica métodos de distribuição de peso e mudanças de níveis.
O artista considera sua técnica uma matriz de onde podem fluir muitas possibilidades de movimento.Por isso também a ensina, para que sua técnica possa se disseminar nos lugares onde ele não pode ir.
Principais trabalhos em Dança
Work It Out (2007)
Performance realizada com skate nas ruas, que faz parte de um projeto de filmagem de vídeo. Foi um videoclipe de um dia de baixo orçamento e filmado em um único take.
Direção: Joey Garfield
Coreografia e Performance: Bill Shannon
Flow (2009)
Performance realizada com skate nas ruas, que faz parte de um projeto de filmagem de vídeo. Foi gravado para uma propaganda de grande orçamento, filmada ao longo de vários dias e editada. Foi baseada em Work it Out e venho dois anos depois da mesma.
Direção: Joey Garfield
Coreografia e Performance: Bill Shannon
The Aerial Atherton Twins(2001-2002)
Coreografado para o Cirque du Soleil, este foi um duo aéreo para o espetáculo Varekai.
Intérpretes: The Atherton Twins
Coreografia: Bill Shannon
Solo on Crutches (2001-2002)
Coreografado para o Cirque du Soleil, este foi um solo sobre muletas para o espetáculo Varekai.
Intérprete: Dergin
Coreografia: Bill Shannon
Stepping Roll
Técnica de andar de skate com muletas, criada por Bill Shannon para facilitar a caminhada de longas distâncias.