Ruth Saint Denis
De Wikidanca
Ruth Saint Denis (20 de janeiro de 1879 – 21 de julho de 1968) foi bailarina, coreógrafa e pedagoga Americana, nascida em New Jersey e criada em uma fazenda por seu pai, mecânico desempregado e sua mãe, que tinha um diploma de medicina. Esse fato fez com que ela entrasse em contato com movimentos filosóficos e religiosos. Por morar em uma fazenda, Ruth desenvolveu desde pequena sua fascinação pelos elementos da natureza, despertando assim seu interesse pelos aspectos espirituais da ‘’mãe natureza’’.
Ruth Saint Denis pode ser considerada a pioneira da dança moderna americana, se destacou por suas apresentações orientais e pelo seu interesse pelo exotismo, misticismo e a espiritualidade presente em seus estudos.
Em suas coreografias misturava os conceitos do físico e da divindade, isso fez com que ela estudasse inúmeras religiões ao longo de sua vida. Para ela a dança era um ritual e uma prática espiritual.
Desde nova foi influenciada a estudar a dança, fazia aulas de ballet com a bailarina italiana Maria Bonfante, porém, apenas em 1892 iniciou sua carreira profissional em New York, trabalhando em um museu e em casas de Vaudeville com seu número ‘’A Ruth Only’’. Quando sua família se mudou para o Brooklyn, Ruth se deparou com uma variedade de literaturas, fazendo assim com que estudasse e se aprofundasse ainda mais em suas práticas espirituais. Ela aprendeu sobre o budismo e desenvolveu isso em suas práticas coreográficas que se fundiram rituais espirituais com a dança e o movimento.
Em 1898, Ruth é descoberta por David Belasco, produtor da Broadway bem sucedido que a contrata para ser bailarina de sua empresa de grande porte. Em uma produção chamada ‘’Zaza’’, David coloca Ruth em contato com outros artistas de New York, Europa, Ásia, Japão e França. As ideias inovadoras de Ruth foram destruídas por esses artistas, porém, isso fez com que cada vez mais ela não desistisse de seus interesses pelas culturas orientais. Pouco depois, em 1900, ela começou a construir suas próprias ideias sobre a dança/drama, baseada nas técnicas de dramatização de sua inicial formação e seus estudos sobre filosofia, ciências e histórias de antigas culturas.
Em 1904 em uma de suas viagens com Belasco, ela observa em um outdoor de propaganda de cigarros, a imagem da Deus Egípcia do amor e da magia, com o nome de Ísis. Esse fato fez despertar seu interesse sobre o Egito e a Índia. A partir disso Ruth criou sua coreografia chamada ‘’Radha’’, que foi apresentada até seus 80 anos de idade.
<toc> |
Trabalhos mais famosos
- O Incenso
Solo curto que se baseava em um ritual da queima de incenso hipnotizante, era caracterizado por movimentos rápidos e a encarnação de uma mulher, em movimentos ascendentes entre espirais de fumo.
- As cobras
Obra que se passa em uma rua indiana, ela encarna um encantador de serpentes, usando braços e com seus anéis de esmeralda que representavam os olhos da cobra, encantando o público.
- Radha
Se baseia na dança de um templo indiano, explorando o ‘’delírio dos sentidos’’ evocado através de exóticos trajes e cenografia.
Entre suas inúmeras colaborações para a dança, ela foi a fundadora da Denishawn (Escola de dança) e em 1938 criou o programa de dança da Universidade Adelphi, um dos primeiros departamento de dança em uma universidade norte-americana.
Ruth Saint Denis e Ted Shawn
Os interesses de Ruth pela espiritualidade que despertaram a atenção de Ted para seu trabalho. Depois de 1911 a moda dos solistas na região acabou, fazendo com que Ruth inserisse novos bailarinos às suas composições, com isso, ela contrata Ted Shawn para fazer parte de seu elenco. Foi ainda nesse ano que Ted a viu atuar pela primeira vez. Ele que estudou terapia física após ter ficado paralisado devido a uma difteria, se apaixonou por Ruth, com quem se casou no ano de 1914.
Shawn acreditava na força das inúmeras formas de danças do mundo, fazendo assim com que estudasse diferentes formas dessa arte como o yoga, danças exóticas, técnicas de Delsarte, improvisação, história da dança, artesanato, filosofia, entre outros.
Ele coreografou mais de 200 obras e sua paixão pela filosofia grega e ideais físicos o levou a criar inúmeras coreografias.
Shawn e St. Denis por motivos profissionais e até mesmo pessoais se separaram em 1918. Apesar da separação, eles não se divorciaram no papel, pois acreditavam que Ted era homossexual e isso poderia prejudicar a sua reputação.
Ted também foi considerado pioneiro da dança moderna e procurou criar um estilo de dança norte-americana. Ele mostrava a distinção de movimentos femininos e masculinos, exibindo assim preconceitos sexuais.
Veja Também
Referências
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Curso de História da Arte. ARTE – DANÇA – TED SHAWN – 1891 – 1972. Disponível em: <www.cursodehistoriadaarte.com.br/lopreto/index.php/arte-danca-ted-shawn-1891-1972/>. Acesso em: 21 jun. 2013.