Grupo Impacto de Dança de Rua

De Wikidanca

Edição feita às 23h32min de 9 de abril de 2012 por Gabrielagoncalves (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Impactologo.jpg

Disponível em Blog Grupo Impacto


Tabela de conteúdo

Grupo Impacto de Dança de Rua

Grupo-impacto-uba.jpg

Disponível em Site do Núcleo


O Grupo Impacto é um grupo de dança de rua da cidade de Viçosa, Minas Gerais, formado atualmente por dez bailarinos, com idades entre 16 e 25 anos. O grupo é o principal responsável pela difusão e profissionalização da dança de rua no município, por atuar em projetos que permitem o acesso à dança de rua, através da monitoria e aulas ministradas pelos seus integrantes, com o apoio do Núcleo de Arte e Dança, coordenado por Patrícia Lima (TV ALTEROSA, 2010).


Apesar de existir desde 1994, apenas em 2009, tornou-se um grupo de dança profissional, através do apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, e do consagrado coreógrafo Mário Nascimento, que atuou como diretor artístico do grupo (TV ALTEROSA, 2010).


Breve Histórico

Impacto.jpg

Disponível em Site do Núcleo


A história do Grupo Impacto tem sua origem intricada ao projeto de resgate da cidadania e da auto-estima por meio da arte, realizado pelo Centro Experimental de Artes da Prefeitura de Viçosa, Minas Gerais. Foi através deste projeto que os meninos da antiga Funabem – Fundação de Bem-Estar do Menor tiveram a oportunidade de freqüentar as aulas de Funk e Dança de Rua (JORNAL A VOZ, 2009). Desde então, os meninos que encontravam-se em situações de risco, investiram em sua formação em dança de rua, e hoje constituem, com notável reconhecimento, o Grupo Impacto de Dança de Rua (JORNAL A VOZ, 2009).


O projeto de profissionalização do grupo foi realizado pelo Instituto Asas, ligado ao Núcleo de Arte e Dança de Viçosa, Minas Gerais, e aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, desde 2009 (TV ALTEROSA, 2010).


Com apoio do Núcleo de Arte e Dança e da Prefeitura Municipal de Viçosa, participou de importantes festivais de dança conquistando o segundo lugar por duas vezes no Concurso Nacional de Dança de Rua de Juiz de Fora e sendo finalistas do Passo de Arte Minas (JORNAL A VOZ, 2009)


Em agosto de 2011 o grupo conquistou uma vaga na semifinal do programa de televisão do SBT “Se Ela Dança, Eu Danço” (TV ALTEROSA, 2010).


Espetáculos

No Alto da Rua

Impactonoaltodarua.jpg

Disponível em Site do Overmundo


O Impacto montou seu primeiro espetáculo profissional em 2010, com coreografias do próprio grupo e de Mário Nascimento, unindo as muitas versões das danças urbanas no espetáculo "No Alto da Rua" que mostrava a trajetória dos próprios bailarinos. O espetáculo teve uma repercussão surpreendente nas cidades da Zona da Mata Mineira e no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro quando se apresentou para um público especializado naquela capital (JORNAL A VOZ, 2009).


Vídeo do Espetáculo No Alto da Rua


Obstáculos

Impacto3.jpg

Disponível em Site do Núcleo


Criado em 2011, "Obstáculos" é resultado do trabalho do grupo com o coreógrafo Alexandre Snoopy. O resultado novamente surpreendeu o público pela grande complexidade cênica e coreográfica e tem sido muito aplaudido em turnê por pequenas cidades (ESTÚDIO AO VIVO, 2011).


Vídeo do Espetáculo Obstáculo – Parte I

Vídeo do Espetáculo Obstáculo – Parte II


Bailarinos

Adriano Luis Ramos; Alex Luis Ramos; Cleison Lana; Jean Carlo do Nascimento; Luis Filipe Claudino; Rafael Gregório; Rafael Silva; Rariel Escolástico; Rodrigo Abranches; Wellington Júlio.


Ver também

Vídeo do Grupo Impacto no programa Se Ela Dança, Eu Danço. Acesso em outubro de 2011.

Grupo Impacto no Facebook. Acesso em outubro de 2011.

Ligações Externas

Núcleo de Arte e Dança. Acesso em outubro de 2011.

Referências

Site Jornal a Voz. Acesso em outubro de 2011.

Blog do CulturAtividades. Acesso em outubro de 2011.

Site TV Alterosa. Acesso em outubro de 2011.

Site do Estúdio Ao Vivo. Acesso em outubro de 2011.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home