Prêmio Açorianos
De Wikidanca
O Prêmio Açorianos é o mais importante prêmio artístico da cidade de Porto Alegre. Foi instituído pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre em 1977, inicialmente apenas para os melhores de cada ano em teatro e dança.
A partir de 1990, começaram a ser premiados os melhores do ano em música e, a partir de 1994, os melhores do ano em literatura. A partir de 2006, começou a ser entregue também o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas.
O nome escolhido para o prêmio é uma homenagem aos açorianos, os fundadores e primeiros habitantes da cidade de Porto Alegre.
Tabela de conteúdo |
Edital
As inscrições são feitas através de um edital lançado pela Secretaria Municipal de Cultura no inicio do ano e é válido até o fim deste.
Segundo o edital de 2011, podem concorrer espetáculos de Dança que realizem apresentações públicas no município de Porto Alegre em salas convencionais de teatro, locais alternativos, espaços abertos e na rua, em horários previamente estabelecidos e que cumprirem temporadas (apresentações subseqüentes) perfazendo no mínimo 3 (três) apresentações.
São vetados, segundo o Edital, espetáculos de Dança que já tenham concorrido em edições anteriores; que nitidamente representem trabalho de conclusão de cursos e oficinas, formaturas de escolas, ou ainda de caráter amador ou recreativo; que não possuam objetivo estritamente artístico; que sejam realizados em locais insalubres ou locais que não apresentem condições mínimas de segurança.
Comissão Julgadora, Indicações e Categorias
A Comissão Julgadora é composta por, no mínimo 5 (cinco) e no máximo 15 (quinze) integrantes de reconhecida inserção na área cultural e são indicados pela Secretaria Municipal da Cultura.
As indicações são feitas pela comissão e podem ter no máximo 5 espetáculos por categoria. A Comissão tem o direito de não indicar candidatos em quaisquer categorias.
O Prêmio Açorianos de Dança tem 9 categorias: Melhor espetáculo, coreografia, bailarino, bailarina, figurino, cenografia, iluminação, trilha sonora e produção.
Vencedores do Prêmio Açorianos de Dança 2010
1) Melhor Espetáculo
Dar Carne à Memória II
2) Melhor Coreografia
Eva Schul – Dar Carne à Memória II
3) Melhor Bailarino
Mariano Neto – Pessoas – as memórias
4) Melhor Bailarina
Didi Pedone – Pessoas – as memórias
5) Melhor Figurino
Ateliê Alfa – Pessoas – as memórias
6) Melhor lIuminação
Lucca Simas – Na Solidão
7) Melhor Trilha Sonora
Ivan Motta – Pessoas –as memórias
8) Melhor Produção
Jerri Dias por Dar Carne à Memória I e II
Vencedores do Prêmio Açorianos de Dança 2011
1) Melhor Espetáculo
Solo em água fervente
2) Melhor Coreografia
Ana Claudia Pedone e William Freitas, por Eros + Psiquê
3) Melhor Bailarino
Alessandro Rivellino, por JokerPsique
4) Melhor Bailarina
Maria Albers, por Solo em água fervente
5) Melhor Figurino
Fabrízio Rodrigues, por Sereia, Bailarina das Águas
6) Melhor lIuminação
Fabrício Simões, por Solo em água fervente
7) Melhor Trilha Sonora
Carina Levitan, Flavio Aquino e Gustavo Nunes, por Eros + Psiquê
8) Melhor Produção
Fabiane Severo e Liége Marie, por Cem metros de valsa e um grama