Juliana Silveira
De Wikidanca
JULIANA CARVALHO SILVEIRA
Espetáculo Desiderium, do Grupo de Dança Primeiro Ato
Tabela de conteúdo |
Apresentação
Juliana Carvalho Franco da Silveira é mineira, nascida na cidade de Belo Horizonte, no dia 26 de novembro de 1966.
Bailarina, pesquisadora, e mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirma que desde criança gosta de dançar, ainda que não tivesse nenhuma referência artÃstica na famÃlia1.
1Entrevista cedida à autora em 16 de janeiro de 2012.
Formação e Carreira
Segundo Silveira (2012), seus primeiros passos na dança deram-se em meio ao ensino formal da capital mineira, aos cinco anos de idade na Escola CecÃlia Meirelles, e aos 11 anos no Instituto Zilah Frota, os quais ofereciam aulas de Dança Clássica para seus alunos. Passou também por um curto perÃodo na Escola de dança do Grupo Corpo, e logo em seguida, em 1978, entrou para o Ballet Ana Lúcia de Carvalho.
No Ballet Ana Lúcia de Carvalho ficou por mais de dez anos, onde fez aulas de Dança Clássica e participou do corpo de baile da escola. Silveira (2012) considera esta ter sido sua primeira formação consolidada em dança. Lembra das viagens ao Rio de Janeiro com Ana Lúcia para assistir espetáculos de dança no Theatro Municipal, e onde teve também a oportunidade de fazer aulas com Tatiana Leskova e Eugenia Feodorova. Durante o perÃodo em que freqüentou a escola de Ana Lúcia de Carvalho também fez aulas com Betina Belomo, Walter Areas e Graça Salles.
Estagiou na Cia. de Dança Palácio das Artes, e em 1988, entrou para o Baleteatro Minas, sob a direção de Dulce Beltrão e Silvia Calvo, conta Silveira (2012).
Em 1989, a convite de Kátia Rabelo, entra para companhia de dança Grupo de Dança Primeiro Ato, na qual permaneceu por mais de dez anos, afirma Silveira (2012). Durante este perÃodo participou de todas as montagens realizadas, ao todo foram mais de dez espetáculos apresentados em turnês por todos os estados brasileiros, e diversos paÃses tais como Argentina, Uruguai, Colômbia, BolÃvia, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Alemanha. Também conta com participações em Festivais Nacionais e Internacionais.
Espetáculo Quebra-cabeças, do Grupo de Dança Primeiro Ato.
Silveira (2012), realizou alguns trabalhos como intérprete, paralelos ao Grupo de Dança Primeiro Ato, como a Videodança Cubo, sob a direção de Gustavo Schettino. Também paralelo ao grupo, graduou-se no Bacharelado em Filosofia, pela UFMG, no perÃodo de 1986 a 1992.
Silveira (2012) considera a experiência vivida no Grupo de Dança Primeiro Ato, como uma segunda grande formação em dança, que contou com aulas de Dança Clássica, com Betina Belomo, e Dança Contemporânea, com Dudude Hermann e Lydia Del Picchia. Além da oportunidade de trabalhar com coreógrafos, diretores e artistas consagrados no universo da dança, como Tuca Pinheiro, Dudude Hermann, Arnaldo Alvarenga, Gerald Thomas, Sônia Mota, Paulinho Polika e Rodrigo Campos.
Em 2005, deixou o Grupo de Dança Primeiro Ato, dando inÃcio, no ano de 2006, a uma carreira independente. Conquistou os Prêmios EstÃmulo à s Artes, com o espetáculo E se..., e o Fundo Municipal de Cultura de Belo Horizonte/MG, com o espetáculo 1920 (SILVEIRA, 2012).
Espetáculo 1920.
Em 2007, concluiu a licenciatura em Filosofia na UFMG, entrando, neste mesmo ano, no programa de mestrado em Artes também da UFMG, concluÃdo em 2009. Nesta ocasião da pesquisa, a bailarina Morena Nascimento, amigas desde a época do Grupo de Dança Primeiro Ato, fazia parte da cia de dança de Pina Bausch, o que possibilitou o intercâmbio e o acesso de Silveira (2012) aos dados para sua pesquisa, que consistia na Dramaturgia da Dança-Teatro de Pina Bausch(SILVEIRA, 2012).
Em 2010, entrou para o corpo docente do Curso de Dança da UFV – Universidade Federal de Viçosa/MG, como professora assistente, e do qual, atualmente, é também coordenadora. Neste mesmo ano, dirigiu o espetáculo Coletivo 18, apresentado no mês de julho. Desde 2011, coordena o Grupo Rascunho, cujo trabalho é baseado em processos colaborativos de criação em dança (SILVEIRA, 2012).
Ver também
Curriculo Lattes Juliana Silveira
Referências
Juliana Carvalho Franco da Silveira – entrevista cedida à autora em 16 de janeiro de 2012.