Coletivo de Artistas da sala 209

De Wikidanca

Edição feita às 18h07min de 4 de novembro de 2011 por Paolavasconcelos (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Introdução

O Coletivo de Artistas em Colaboração da Sala 209 na Usina do Gasômetro é um movimento que vem se formando desde 2005 com o inicio do projeto Usina das Artes da Prefeitura de Porto Alegre. Iniciou de maneira informal, por afinidades artísticas, na sala 504 sob gestão da Eduardo Severino Cia. de Dança. Ali se iniciou a “Mostra Movimento e Palavra”, idealizada por Severino, que integrou artistas para discutir e mostrar seus processos criativos. Começa a ter forma um grupo colaborativo com mesmas afinidades artísticas. No decorrer dos dois últimos anos, a Eduardo Severino Cia. de Dança, de Eduardo Severino e Luciano Tavares, e o Grupo Tato, com direção de Fernanda Carvalho Leite, assumiram a gestão da Sala 209. Atualmente a sala continua sendo encabeçada pela Cia de Dança Eduardo Severino e ânima cia de dança.
Sala209 PB.jpg


Os artistas gestores convidaram outros grupos e artistas para ocuparem a sala. Com ensaios, aulas, debates e apresentações, o movimento na Sala 209, nos últimos anos foi um dos mais significativos para a dança do Rio Grande do Sul, conquistando e firmando identidade por se caracterizar como a “sala da dança”. Passando por lá também artistas de outras latitudes como, Nathalie Pubelier (França), Sergio Valenzuela Valdés (Chile), Tamara Chiz (Uruguai), Mario Nascimento (Belo Horizonte), Heike Kuhlmann (Alemanha), Carla Trigo(Salvador) Nancy Stark Smith e Mike Vargas (Estados unidos), Denise Namura e Michel Bugdahn (França), alem dos doze professores de outros estados e países participantes do Projeto “Sul em Contato”. Muitos projetos colaborativos foram produzidos como “Dança Usina na 209 - Verão 2009”, “CooperAções em Movimento”, “Temporada de Coletivos da Sala 209”, as sete edições da Mostra Movimento e Palavra” e a “Primeira Mostra Movimento e Palavra – Vídeo”, Cooperação Sul em Belo Horizonte, Cooperação Sul na Bienal Sesc santos, Cooperação Sul no Sindicato de Performance2 no Chile, além das temporadas dos espetáculos como “Bundaflor Bundamor”, “Beatriz, a beleza e a tristeza”, “Ato ao Acaso”, "1,2,3 e já" e "De um cinco".
Curso eva-01.jpg
Cartaz de divulgação de aula de dança ministrada por Eva Schul, uma das aula que ocorrem na sala 209.
Imagem4.jpg
Cartaz do espetáculo "Depois do acaso..." do grupo Tato 2010.


Entre os artistas que desenvolvem seus trabalhos na Sala 209, além dos artistas e grupos gestores, podemos citar:


No ano de 2009 o coletivo da Sala 209 também estabeleceu parceria de colaborações com a Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul e com o Grupo Experimental de Dança da Cidade. O ato que instaurou esta parceria ocorreu no dia 29 de abril de 2009, Dia Internacional da Dança com uma ampla programação que aconteceu em todo espaço físico da Usina do Gasômetro, chamada de “CooperAções em Movimento”.
WEB dia da dança Sala 209.jpg

Mostra Movimento e Palavra

Caracteriza-se como um evento que busca dinamizar e estimular a produção da dança contemporânea no Rio Grande do Sul, assim como aproximar coreógrafos, intérpretes-criadores e espectadores no intuito de intercambiar experiências e formar um público para a dança.
O diferencial da mostra está centrada no fato de operar com coletivos de artistas independentes, solidários, que trabalham em cooperação, com trabalhos coreográficos, notadamente ligados à contemporaneidade, que se unem para dar maior visibilidade para suas criações, na tentativa de aproximá-las ao público. Em cada encontro de mostra coreográfica será seguido de diálogos com artistas, público, três comentadores e um mediador, todos profissionais com trânsito pela área das artes cênicas. Este momento de bate-papo busca alcançar o caráter da informalidade, sem julgamentos a priori, auxiliando o público a localizar as escolhas que determinam a obra dos artistas da dança, a partir dos modos como organizam o pensamento e expressões de linguagem a respeito de sua obra. Como o artista fala e escreve sobre sua obra, como ele descreve, ou constrói uma escritura sobre sua obra, escritura essa que também é uma forma de criação artística, paralela à dança que seu corpo revela? Quais os estados vividos da própria criação que tenta se traduzir em linguagem? E onde isso tudo pode perpassar a fruição do público? A partir dessas questões, sentimos a necessidade de convidar outros olhares, perspectivas sobre o panorama da dança de Porto Alegre. A mostra está em sua 7 edição no ano de 2011.
Movimentopalavra maio2009.jpg
Cartaz de divulgação da Mostra de maio de 2009.


Referências

Blog da sala 209[1]
Blog da Mostra Movimento e Palavra Movimento e Palavra[2]

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home