Lennie Dale

De Wikidanca

Edição feita às 20h28min de 7 de julho de 2013 por Monique Anny (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Lennie Dale (Leonardo La Ponzina, Nova York, 1934 - 9 de agosto de 1994) dançarino, coreógrafo, ator e cantor.
LennieDale.jpg
Imagem retirada de :http://memorialdafama.com/biografiasJL/LennieDale.html - acesso dia 25/06/2013
Lennie, americano de origem italiana, nasceu no Brooklyn, Nova York, envolveu-se com a dança aos 7 anos no programa de TV infantil "Star Lime Kids", o qual Connie Francis também participava.
Estudou ballet clássico, jazz e dança moderna, dos 14 aos 20 anos, estreiou na Brodway no elesnco de West Side Story. Logo depois, mudou-se para Londres onde foi contratado para realizar espetáculos pela Europa e dançou também ao lado de Gene Kelly em um programa de televisão italiano. Um outro marco de sua carreira foi sua coreografia de 500 bailarinos para o filme Cleópatra, na cena de entrada em Roma, estrelado por Elizabeth Taylor, lançado em 1963.

Tabela de conteúdo

No Brasil

Em 1961, é convidado pelo empresário brasileiro Carlos Machado para vir ao Brasil. Coreografou o espetáculo Elas Atacam Pelo Telefone, que foi apresentado na boite Fred's, em Copacabana, Rio de Janeiro. Encantou-se com o país do futebol, Carnaval, bossa-nova, mulatas e de belezas naturais.
Em 1961, agitou as noites do restaurante Night and Day onde se apresentava com uma saia e um chicote em uma coreografia inovadora.

Bossa Nova

Foi uma figura importante não só para a dança como também para a música, em especial a bossa-nova, foi o primeiro a introduzir coreografias nos shows de MPB. Era frequentador assíduo do Beco das Garrafas, onde ouvia João Gilbert cantar, e foi então que começou a dirigir e a inventar coreografias para a bossa nova. Foi Lennie quem pediu a Elis Regina que cortasse os cabelos e coreografou o movimento de braços nas apresentações da música “Arrastão”. Gravou seis discos:

Em 1968, atuou no espetáculo “Momento 68”, texto de Millôr Fernandes, junto cm Walmor Chagas e Caetano Veloso. Em 1971, foi preso na galeria Alaska por portar três cigarros de maconha e, por isso, passou um ano atrás das grades.

Dzi Croquettes

Em 1972, iniciou um trabalho com o grupo Dzi Croquettes, e Lennie foi responsável por levar profissionalismo ao grupo, propondo oito horas diárias de intenso ensaio. Apresentou-se com o grupo no Rio de Janeiro, São Paulo, Lisboa, Paris e Milão. Fizeram um estrondoso sucesso onde passaram, sendo assistidos por Liza Minelli, Josephine Baker, entre outros. O grupo terminou após sua saída, no verão de 1976.
Dzi-Croquetes-18.jpg
Foi responsável pela coreografia da novela “Baila Comigo”, em 1981, da emissora Rede Globo.
Lennie voltou constantemente aos Estados Unidos, onde coreografou Liza Minelli e outros artistas renomados. Assim que descobriu de que era portador do vírus da AIDS, foi para o Estados Unidos para que tivesse assistência médica gratuita. Faleceu em Nova York, no dia 9 de agosto de 1994, aos 57 anos vítima de AIDS.

Ligações Externas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lennie_Dale
http://www.dicionariompb.com.br/lennie-dale/dados-artisticos
http://memorialdafama.com/biografiasJL/LennieDale.html
--Monique Anny 17h28min de 7 de julho de 2013 (BRT)

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home