Dança da Bengala
De Wikidanca
A dança da bengala – Racks Al Assaya –, também conhecida como dança do bastão, é a versão feminina de uma dança chamada Tahtib. Esta dança tem origem na região norte do Egito, entre Gizé e Edfu, onde os pastores cercavam os rebanhos com um longo bastão.
Sua característica principal é o manuseio de uma bengala, ou bastão, feito de bambu.
Os movimentos realizados são delicados e graciosos, onde as mulheres manejam o bastão mostrando sua desenvoltura, e utilizando-o como forma de destacar seus movimentos e seu corpo. Elas mostram sua habilidade girando a bengala de diversas formas e equilibrando-o em várias partes de seu corpo, como cabeça, ombro e cintura, sem perder o charme e a alegria em seus movimentos.
Esta dança foi introduzida aos palcos pelo coreógrafo Mahmoud Reda, que queria levar as danças do cotidiano para o mundo espetacular.
Geralmente é dançado ao ritmo Said, que e um ritmo animado e alegre.
Indumentária
A roupa tradicional dessa dança são as “galabias”, porém, como a roupa deve cobrir o ventre, outra opção são os vestidos, que podem ser de diversos modelos, utilizando acessórios como: xales, cintos, enfeites de cabeça, pulseiras, brincos, entre outros.
A bengala é um objeto essencial para esta dança, e deve ser manuseado com a sua curva para baixo.
Referências
Dança do Ventre Brasil. Saidi. Disponível em: <http://www.dancadoventrebrasil.com/2010/05/folclore-saidi.html#ixzz2ZyShBG4g> Acesso em: 12 de jul. de 2013.
Cadernos de Dança. Bengala. Disponível em: <http://cadernosdedanca.wordpress.com/2010/06/23/bengala-ou-bastao/> Acesso em: 13 de jul. de 2013.
Central da Dança do Ventre. Disponível em: <http://www.centraldancadoventre.com.br/> Acesso em: 10 de jul. de 2013.