Companhia Folclórica do Rio - UFRJ

De Wikidanca

Edição feita às 17h03min de 21 de agosto de 2011 por Luanabezerra (disc | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

--Luanabezerra 14h57min de 17 de agosto de 2011 (BRT)

Companhia com 24 anos de existência, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reconhecida dentro e fora do Brasil, pela pesquisa de expressões dançantes e musicais da cultura popular brasileira.


Cia. Folc3.jpg



<toc>

HISTÓRIA

Atuante desde 1987 e coordenada pela pesquisadora, professora de Educação Física e mestre em Ciências da Arte, Eleonora Gabriel, a Companhia Folclórica do Rio-UFRJ tem como proposta promover a troca do pensamento acadêmico com a sabedoria dos mestres das tradições populares, produzindo conhecimento que serão desenvolvidos nas disciplinas da Escola de Educação Física e Dança da UFRJ, além de montagens artísticas de danças e folguedos folclóricos brasileiros. Seu repertório se baseia em quase 20 manifestações que incluem mais de 100 danças e músicas com trajes e instrumentos típicos.


A Companhia é formada por dois professores e dez funcionários, além dos bolsistas. No palco, reúnem-se 45 integrantes entre cantores, dançarinos e músicos. E ensino, prática e pesquisa do folclore nacional. E ao longo dos 24 anos de trabalho a Cia. já recebeu cerca de 600 estudantes/pesquisadores.


Integram seu repertório espetáculos sobre a cultura popular sob várias temáticas: Riojaneirices, acerca da cultura popular do Rio de Janeiro, Brasileirices, com várias manifestações brasileiras, Pelos mares da vida, sobre expressões tradicionais que vieram pelo mar, Natal Brasileiro, de reisados e pastoris nordestinos, Brasileirinho, sobre o folclore cotidiano e dentro da escola, Cem anos de frevo, sobre a história do frevo, Energia do Homem, coreografia para 723 pessoas de 13 danças populares brasileiras, na premiada abertura do PAN 2007 e seu último espetáculo, Tamborzada, musical sobre a valorização dos batuques da cultura brasileira.

Em 2008 a cia. foi agraciada com o PRÊMIO MESTRE DUDA – 100 anos do Frevo, concedido pelo Ministério da Cultura-MinC, que seleciona por mérito grupos que atuam em projetos em prol das culturas populares.

A partir de reflexões sobre o papel da Universidade para a cultura popular, a Cia. ainda desenvolve: palestras e intervenções, além do Encontro com Mestres Populares na UFRJ; o Festival Folclorando; a Roda Cultural e o Ciclo de Cinema, Cultura e Identidade.

PROJETOS PARALELOS

Encontro com Mestres Populares na UFRJ

O Encontro com Mestres Populares na UFRJ tem como objetivo proporcionar um espaço de vivência prática e teórica onde os mestres tenham a oportunidade de transmitir seu conhecimento através de oficinas e discutir os problemas referentes às condições de produção e preservação dos saberes populares, e acontece desde 2007.


Festival Folclorando

Sua primeira edição foi em 2004, e é um evento que reúne grupos de crianças e jovens das escolas das redes públicas e privadas, projetos sociais e outras entidades que participem de experiências artísticas utilizando as linguagens da cultura popular. Proporcionar a vivência de danças e folguedos em suas diversas formas e motivações, a democratização dos espaços de apresentação e o incentivo à aplicação do Folclore como recurso pedagógico, artístico, social e político.


Roda Cultural

A Roda Cultural é um encontro de tambores, intitulado de Tamborzada, um evento realizado mensalmente (toda última sexta-feira do mês) em frente ao prédio da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), na Ilha do Fundão, na Cidade Universitária . É baseada nas tradições das manifestações da cultura popular realizadas ao redor dos tambores onde o público se agrega à brincadeira cantando, tocando e dançando. Ambiente onde o aprendizado das danças se dá através da vivência dos participantes, quebrando a organização hierárquica de um espetáculo.


Ciclo de Cinema, Cultura e Identidade

Exibição de filmes selecionados, acompanhados de debates posteriores sobre temas pertinentes, discutidos por participantes da produção da obra e especialistas no assunto. Acontecem na UFRJ e também em escolas de ensino fundamental, desde 2006.


Uma das responsáveis pela criação da Companhia, Eleonora Gabriel, Lola, como é conhecida, enxerga uma grande vitória estes 26 anos de trabalho: “Manter um projeto de cultura popular numa universidade pública fortemente associada à tecnologia é muito positivo. A UFRJ olha nosso trabalho com grande respeito, seja pela repercussão em todo o país, seja pela forma de estendermos os braços para a comunidade do nosso entorno”.


Cia. Folc1.jpg

Ensaio para a apresentação de abertura dos XV Jogos Panamericanos - Rio 2007. À esquerda, a professora e coordenadora da Companhia, Eleonora Gabriel.


Cia. Folc2.jpg

Elenco no espetáculo Tamborzada


Crédito fotos: Renan Lopes

VÍDEOS RELACIONADOS

[1] Espetáculo Tamborzada

[2] Espetáculo Pelos mares da Vida


FONTE

http://xa.yimg.com/kq/groups/.../Companhia+Folclórica+do+Rio-UFRJ.ppt

http://www.overmundo.com.br/agenda/tamborzada-o-rufar-da-cultura-brasileira-em-cena

http://www.dancacrianca.com.br/programa.html


LINKS EXTERNOS

Blog da Companhia [3]

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home