Hugo Bianchi

De Wikidanca

Edição feita às 17h58min de 25 de agosto de 2013 por Ana Claudia Peres (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Hugo bianchi 2.jpg

Tabela de conteúdo

Apresentação

O bailarino, professor e coreógrafo cearense Hugo Bianchi é um pioneiro da dança no Ceará e ícone do balé clássico no estado.

Autodidata, Hugo Alves Mesquita nasceu em Fortaleza em 1927 e correu o mundo para aperfeiçoar sua relação com o universo da dança. Mas seu primeiro contato com a dança se deu ainda em Fortaleza, na Escola Inácio Santa Maria, onde estudava. Nessa época, surgiu o interesse pelas danças populares e pastoris, aliado ao gosto pelos musicais hollywoodianos que via pela televisão.

Começou a aprender a técnica clássica ainda no Ceará. Mas aos 19 anos, durante uma viagem para o Rio de Janeiro, decidiu se estabelecer na capital fluminense. No Rio, formou-se pelo Serviço Nacional de Teatro, onde aperfeiçoou sua técnica com [Eros Volúsia], [Tatiana Leskova], Dina Nova e Maria Olenewa, entre outros.

Tornou-se Hugo Bianchi e ficou nacionalmente conhecido por suas interpretações do balé Dom Quixote. Ao longo das décadas, também deu vida a clássicos como como “O Guarani”, “Cinderela”, “O Morro dos Ventos Uivantes”, “O Quebra Nozes”, “Romeu e Julieta” e “Lago dos Cisnes”.

Atuou pelas Companhias Zico Ribeiro, Paschoal, Carlos Magno, Walter Pinto e Carlos Machado e fez cursos no Teatro Colón de Buenos Aires e no American Ballet e New York Ballet, nos Estados Unidos. Integrou o corpo de baile do conservatório da UNIRIO, hoje Centro Nacional de Artes da Secção do Teatro, a Escola Dramática de Fortaleza e o Teatro Escola do Ceará.

Hugo Bianchi também fez parte dos quadros da TV Excelsior e TV Tupi e participou de três filmes na Atlântida. Como bailarino e coreógrafo, também foi contratado pelo Circo Thiany. Já dividiu o palco com dividiu o palco com [Luz del Fuego] e [Dercy Gonçalves].

Em Fortaleza, fundou a Academia e o Ballet Hugo Bianchi, em 1966. A escola continua dirigida por ele até hoje. Pelas mãos do mestre, passaram muitos nomes da dança no Ceará, desde bailarinas clássicas como Mônica Luíza, Goreth Quintela e Madiana Romcy, até nomes da dança contemporânea a exemplo de [Rosa Primo] e [Dora Andrade].

Hugo bianchi 3.jpg

Condecorado com diversas honrarias, Hugo Bianchi já recebeu a Medalha Boticário Ferreira, da Câmara Municipal de Fortaleza, e o Troféu Albanisa Sarasate, do Festival Vida e Arte. Em 2006, foi homenageado com o troféu Sereia de Ouro. Além disso, são comuns em Fortaleza homenagens como festivais que recebem o seu nome e exposições para celebrar a sua carreira.

O bailarino Hugo Bianchi apresentou-se pela última vez nos palcos, em 1982, aos 55 anos, com a coreografia de “Otelo”, baseado na obra de [William Shakespeare].


Ballet Hugo Bianchi

La Bayadère

Referências

Ligações externas

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home