Tribal Bellydance (Dança Tribal)

De Wikidanca

Edição feita às 17h49min de 2 de setembro de 2013 por Raquel de Oliveira (disc<pipe-separator>&lt;contribslink&gt;)
<revision-nav>
Ir para: navegação, pesquisa

É um estilo de dança que teve suas raízes na Califórnia - Estados Unidos, na década de 60 com a bailarina e acrobata Jamila Salimpour e seu grupo Bal Anat, a partir de fusões e inspirações étnicas de diversas culturas, especialmente Oriente Médio.

O estilo de dança realizado pelo grupo deu início ao movimento tribal que temos hoje em dia, que é muito mais abrangente. Embora na época a dança ainda não tivesse esse nome. É importante ressaltar que o nome Tribal Bellydnce foi instituído anos mais tarde e que na época a intenção era apenas de se fazer uma espécie de cabaré oriental.

Bal Anat.jpg

Tabela de conteúdo

Histórico

Jamila Salimpour nasceu em 1926 em Nova Iorque, filha de pais sicilianos. Teve seu primeiro contato com danças orientais quando seu pai, que já havia visitado o Oriente Médio, lhe ensinou alguns passos. Na adolescência deu continuidade aos estudos de danças orientais árabes assistindo em filmes os grandes nomes da dança do ventre da época.

Iniciou sua carreira artística aos dezesseis anos de idade como acrobata e dançarina do Ringling Brothers Circus. Em 1949 começou a dar aulas de Dança do Ventre e desenvolver sua metodologia de ensino, sendo uma das pioneiras na estruturação desta dança, bem como na criação da terminologia dos passos.

Certa vez, ao fazer uma viagem ao Oriente e norte da África, se encantou com os costumes dos e as manifestações artísticas daqueles povos. De volta à América, Jamila resolveu inovar e mesclar as diversas manifestações culturais que havia conhecido em sua viagem. Em 1967, quando se mudou para Berkeley - Califórnia, foi convidada por uma de suas alunas a participar de um evento que acontecia na cidade chamado Renaissance Pleasure Faire (Feira da Renascença) que era uma feira de variedades artísticas e entretenimento baseada no século XVI. E embora dança do ventre não tivesse nada a ver com a renascença, a apresentação aconteceu e agradou a todos.

Um ano depois, Jamila teve a ideia de formar uma trupe. Esta trupe faria uma fusão do trabalho que ela já vinha desenvolvendo em Dança do Ventre com outros tipos de danças étnicas antigas do Norte da Índia, Oriente Médio e África. Acrescentando ainda as habilidades circenses da época de Jamila no Ringling Brothers Circus. Estava assim formado a trupe Bal Anat ( Bal = palavra francesa que significa dança; Anat = deusa mãe, na mitologia egípcia), uma trupe de variedades circenses ispiradas no mundo oriental.

O público, que em sua grande maioria não conhecia muito sobre as culturas do Oriente, acreditava estar vendo um real show de dança do ventre, quando na verdade o que acontecia era "metade real e metade besteira" dizia Jamila.

Estas foram apenas as primeiras manifestações do que se pode chamar de Dança Tribal ou Tribal Bellydance que ao longo do tempo foi sofrendo modificações e incorporando diferentes influências.

Faz-se importante ressaltar que o nome Tribal Bellydnce foi instituído anos mais tarde e que na época a intenção era apenas de se fazer uma espécie de cabaré oriental. O nome Tribal só surgiu mesmo tempos depois com a instituição do American Tribal Style (ATS) por Carolena Nericcio.

Características da dança

Basicamente esta dança funde diferentes técnicas. Fortemente marcado pelos movimentos de quadril da dança do ventre e pelas posturas oriundas da dança flamenca, também pode apresentar carcterísticas de dança indiana e de diversas danças folclóricas orientais e africanas.


Trajes

O figurino utilizado inicialmente no Tribal Bellydance reunia muitos elementos das vestimentas e adereços de alguns povos do Oriente, sendo composto basicamente por galabias (túnicas) sobrepostas por xales de moedas e muitos adereços, grandes colares, brincos e braceletes. Por vezes, na cabeça, lenços amarrados formando turbantes.

Também são característicos de modo geral os trajes de duas peças, como na Dança do Ventre, compostos por saia longa sobreposta por cinturões com franjas e borlas e sutiã de moedas ou bordado, ou ainda choli (espécie de blusa curta indiana). Por baixo das saias pode haver o salwar (bombacha indiana).

A seguir, alguns exemplos de trajes usado pela troupe Bal Anat

Jamila.jpg


Bal Anat2.jpg


Música

Como vimos a trupe de Tribal Bal Anat se apresentava nas chamadas Feiras da Renascença. Para tanto tiveram que adaptar as músicas que utilizavam, uma vez que estas feiras aconteciam à céu aberto e por se tratar de um evento que rememorava o século XVI não seria possível a utilização de caixas de som, amplificadores, nem nenhum outro aparato sonoro. A alternativa então, foi criar as próprias músicas e tocá-las ao vivo nas apresentações.

À princípio foram reunidas apenas algumas pessoas dispostas a fazer alguns barulhos com diversos instrumentos orientais, entre eles snujs, sistrums (instrumentos de percussão), tamborins, derbakes, mijwiz (flauta de madeira originária da Síria), mizmar (oboé egípcio), mesa de beledi (grande bumbo), e defs (parecido com tamborim). Depois alguns músicos passaram a integrar a trupe e aperfeiçoar o trabalho musical.


Transformações e desdobramentos

O Tribal ganhou ao longo dos anos cada vez mais pessoas adeptas e praticantes, disseminando-se assim rapidamente pela Califórnia, Estados Unidos e finalmente ganhando o mundo.

Algumas bailarinas, que época passaram pelo Bal Anat, depois que deixavam o grupo fundavam suas próprias companhias, dando cada uma, sua marca pessoal a dança de acordo com seus interesses e habilidades.

Desde seu surgimento até os dias atuais o Tribal passou por inúmeras transformações. E mantém-se num movimento contínuo de fusões e modificações, gerando infinitas possibilidades em sua prática.

Atualmente, o Tribal Bellydance pode ser compreendido como um estilo de dança muito abrangente que vem se multiplicando, desdobrando e modificando intensamente. Jamila Salimpour deu aulas para Masha Archer, que deu aulas para Carolena Nericcio, que criou o American Tribal Style, ou ATS. O American Tribal Style (ATS) e o Tribal Fusion Bellydance são exemplos desta grande categoria chamada Tribal Bellydance.

É importante ressaltar que nos Estados Unidos o Tribal é reconhecido como uma forma de [Dança do Ventre], uma vez que neste país a [Dança do Ventre] é entendida como uma dança cênica diferentemente do Brasil, onde esta é compreendida com um viés folclórico e tradicional, logo não permite fusões e modificações.


Ver Também

American Tribal Style (ATS)

Tribal Fusion Bellydance

Referências

HABIBI apud TRIBAL MIND blogspot. Anatomy of a Belly Dance Troupe Vol. 3. Disponível em: tribalmind.blogspot.com.br/2010/10/de-muitas-tribos-origem-do-bal-anat.html Acesso: 12 de agosto de 2013.

DJOUMAHNA Kajira apud Mariana Quadros Tribal Blogspot. Tribal Bible. Disponível em: marianaquadrostribal.blogspot.com.br/2010/10/continuacao-de-mitos-do-tribal.html Acesso 14 de agosto de 2013.

History of Tribal Bellydance. Deep Roots Dance Website. Disponível em: http://www.deeprootsdance.com/p/history-of-tribal-bellydance.html Acesso: 12 de agosto de 2013.

Tribal Bellydance. Disponível em: http://www.atsbellydanceky.com/tribal-belly-dance.html Acesso: 12 de agosto de 2013.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home