Pilobolus Dance Theatre

De Wikidanca

Edição feita às 14h17min de 5 de setembro de 2013 por MarianaBO (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

PILOBOLUS.jpg


Tabela de conteúdo

Histórico

É uma moderna companhia de espetáculos fundada em 1971 que vem, desde então assumindo uma postura revolucionária em suas produções.

Sempre baseado em seu processo criativo fundamentalmente coletivo, o Pilobolus Dance Theatre atualmente faz curadoria e convênios com grupos de diversos artistas – aí incluídos o MIT Distributed Robotics Laboratory, Art Spiegelman, OK Go, RadioLab e muitos outros – tendo como meta as apresentações criativas, atléticas, mordazes e colaborativas, tanto no palco quanto na tela, usando o corpo humano como meio de expressão.

Pilobolus Dance Theatre faz arte para construir uma comunidade. Ministra ao seu grupo-base processo criativo para os artistas, inclusive para os que não dançam, através de projetos e programas educacionais únicos. Este leque de atividades é denominado Instituto Pilobolus. O grupo também aplica seu método de invenção criativa a uma ampla gama de serviços de movimento para filmes, anúncios, publicidade, clientes comerciais e eventos corporativos. Esta divisão é chamada de Serviços Criativos Pilobolus. A temporada de 2012 assinalou o 41° aniversário da companhia que, sempre em harmonia com a energia e espirito de seu homônimo biológico – um fungo fototrópico que viceja nas fazendas – continuou crescendo rumo à luz, expandindo e refinando seus métodos únicos de produção criativa coletiva, que já perfaz um repertorio de cerca de cem obras coreográficas. Independente de ter-se tornado uma força influente e estável no mundo da dança, Pilobolus permanece tão multiforme quanto sempre, lançando o olhar para os próximos quarenta anos de colaboração.


Pilobolus Dance Theatre

Pilobolus-trevibug.jpg


Pilobolus Dance Theatre encontra-se baseado em Whashington DC, e apresenta-se para o público nos palcos e TVs de todos o mundo. A companhia também participou de emissões televisivas de grande popularidade como o 60 minutes da CBS, esteve por duas vezes no Late Show de Conan O’Brian e no matinal Sesame Street. Pilobolus apresentou espetáculos ao vivo em sessenta e quatro países e recebeu vários honrarias, aí incluídas o Prêmio da Crítica de Berlim, o Prêmio Scotsman, o Prêmio Brendeis, e o Prêmio do Festival Americano de Dança H. Scripps pelo histórico de seus trabalhos coreográficos. Em 2010 foi o primeiro coletivo a receber o Prêmio Dance Megazine, destinado a homens e mulheres que prestaram contribuições duradouras à arte.

As obras do Pilobulos integram o repertório das grandes companhias de dança norte-americanas e europeias. Em 2005, Pilobolus transferiu seu arquivo para o Dartmouth College, onde a companhia se originou. Desde então o “arquivo vivo” do College vem crescendo com uma serie de novas obras comissionadas.


Projeto Internacional de Colaboradores

Em 2007, para expandir suas praticas colaborativas, Pilobolus deslanchou o Projeto Internacional de Colaboradores, uma série de projetos coreográficos coletivos com artistas multidisciplinares, como o escritos e ilustrador Maurice Sendak; o grupo coreográfico israelense Inbal Pinto e Avshalom Pollak; o notável titeriteiro estadunidense Basil Twist; o artista cômico Art Spiegelman, vencedor do Prêmio Pulitzer; o compositor e músico americano Dan Zanes, vencedor do Prêmio Grammy; a banda OK Go; o MIT Distribuited Robotics Laboratory dirigido pela professora Daniela Rus; o coreógrafo japonês de butô Takuya Maramatsu; o vencedor do Prêmio MacArthur “Genius”, prestidigitador Michael Moschen; e o coreógrafo belga-marroquino Sidi Larbi Cherkaoui. O vídeo interativo que Pilobolus criou com OK Go e Google, Al lis Not Lost, foi indicado para o Prêmio Grammy 2012.

O vocabulário físico das obras de Pilobolus não é extraído da tradição dos movimentos de dança codificados; ele é inventado e emerge de intensos períodos de criativos jogos de improvisação.


Pilobolus Creatuve Services

O Pilobolus Creative Services (PCS) é um coletivo coreográfico e de execuções que fornece desenho de movimentos e produções para aplicações comerciais e de propaganda. O PCS criou “spots” para a Mobil, Ford, Toyota, Opel, Hyundai, Multicentrum, BBVA, Bidvest e Procter and Gamble; criou eventos ao vivo para a IBM, McKinsey, Inuted Technologies, Dupont, Merck e Google.

Em 2007, a companhia criou e apresentou seis aplaudidos trabalhos dirante o 79° Prêmio Anual da Academia; produziu também uma serie de segmentos originais para o Oprah Winfrey Show e para Late Night with Conan O’Brien. Produziu ainda dois livros para distribuição nacional, Twisted Yoga e The Human Alphabet e um calendário anual de fotografias de dança em colaboração com vários expoentes da arte fotográfica nos Estados Unidos. Na primavera de 2009, um dos oito “spots” criados para a rede NFL foi indicado para o Prêmio Emmy de Esportes e o website da companhia foi indicado para um Prêmio Webby na categoria Melhor Fotografia.


1267483353 teatr tenej pilobolus.jpg


The Pilobolus Institute

Já faz quarenta anos que Pilobolus embarcou em um processo criativo coletivo único. O Instituto é constituído por uma serie de programas educacionais que aplicam este processo no auxilio a grupos de todos os tipos, visando a atingirem objetivos comuns. Os programas do Instituto são estruturados para explorar as condições necessárias para este sucesso, e utilizam a arte da coreografia colaborativa como um modelo para o pensamento criativo em todos os campos. Através deste processo é possível entender com uma visão mais ampla a maneira pela qual os grupos podem organizar-se para fazer melhor as coisas e de maneira mais eficiente.

Os projetos incluem uma série de workshops para a companhia Avon, em parceria com Deloitte, aulas na Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia, na Escola de Negócios Tuck do Dartmouth College, e um programa na Escola Bebcock da Universidade de Wake Forest. Todos os verões o Instituto oferece workshops de longa duração para adultos, assim como um acampamento para crianças na sede em Washington DC. Em 2010, a companhia criou o Fundo Educacional Jonathan Wolken, em homenagem ao criador do nome do grupo, o qual visa ajudar a expandir o espirito do método de ensino de Jonathan para estudantes e artistas de todas as idades no Instituto Pilobolus.


Ligações externas

Site do Pilobolus

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home