Dança e Pós-Modernidade (Livro)
De Wikidanca
É um livro de Eliana Rodrigues Silva publicado em 2006 pela EDUFBA, Salvador.
Tabela de conteúdo |
O livro
Publicado em 2005, Dança e Pós-Modernidade é o resultado da pesquisa de Doutorado em Artes Cênicas da dançarina e pesquisadora Eliana Rodrigues Silva, na Universidade Federal da Bahia.
Esta obra estuda, "sob uma abordagem histórico-crítica, os processos criativos e o fenômeno cênico do Grupo Tran Chan, da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, a partir da identificação e discussão das características inerentes à dança pós-moderna, como a pluralidade, a fragmentação, a experimentação extensiva, a não-negação de estilos anteriores e a multiplicidade de ações cênicas dentre outras não menos importantes". (SILVA, 2005, p.13)
Na tentativa de discutir sobre o domínio da dança pós-moderna, a autora traz contribuições muito significativas para a pesquisa artística em dança. Porém considera a delicadeza do assunto por ser tratar de um tema recente que ao mesmo tempo em que se observa se vive. Além do fato de que a arte contemporânea caracterizar se por um emaranhado de redes de relações, onde já não é tão fácil apontar as características com facilidade.
A autora passeia com notável desenvoltura entre as duas principais correntes de produção artística: por um lado a concepção de que a arte representa cópias fiéis do mundo real e, por outro, a convicção de que a arte cria universos independentes como descreve Denis Bablet, com "princípios autônomos que seriam capazes de fornecer uma compreensão melhor do mundo em que vivemos." (Ewald Hacker)
A autora
Pós-Doutora pela Université de Paris 8 (2004). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2000). Como bolsista CAPES-Fulbright-Laspau, concluiu o Mestrado em Artes pela University of Iowa (1983), realizando na ocasião montagem de espetáculos com o University of Iowa Dance Group. Graduou-se em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (1981) e em Dançarino Profissional (1978).
Atualmente, Eliana Rodrigues Silva é Professora Associada III na Universidade Federal da Bahia, onde leciona no curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Membro do Grupo de Pesquisas GIPE-CIT Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade da Escola de Teatro/Escola de Dança, UFBA.
Além deste livro, é também autora de publicações como artigos em periódicos nacionais, prefácios e capítulos de livros. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Coreografia Moderna e Contemporânea, atuando mais especificamente em História e Crítica da Dança, sendo convidada para participar de diversos congressos e eventos nacionais e internacionais. Ex Diretora da Escola de Dança da Ufba, é Avaliadora nacional dos Cursos de Graduação em Dança pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, MEC.
Sumário
Apresentação
Introdução
CAPÍTULO I – DA UNICIDADE À PLURALIDADE
- A Arte Pré-Moderna
- A Arte Moderna
- A Arte Pós-Moderna
CAPÍTULO II – O PÓS-MODERNISMO NA DANÇA
- Das Danças Rituais aos Balés Narrativos
- A Dança Moderna
- A Dança Pós-Moderna
CAPÍTULO III – O Grupo Tran Chan
CAPÍTULO IV – ANÁLISE DAS COREOGRAFIAS
- Aérea
- Adivinha Quem Vem Para o Jantar
- Jonas's Blues
- Coisas Miúdas
- Chá
- A Noite
- O Sonho de Christina
BIBLIOGRAFIA
APÊNDICE 1: CRONOLOGIA DO GRUPO TRAN CHAN
Referências
SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e Pós-Modernidade. EDUFBA, Salvador, 2005.