Muovere Cia de Dança
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
Introdução
A companhia foi criada por Jussara Miranda em 1987 em Porto Alegre, passando a se chamar Muovere Cia de Dança em 1989. O Grupo atua nas áreas de criação, formação, produção, difusão e pesquisa. Suas escolhas têm como influências grupos brasileiros como Cena 11 e Quaser Cia de Dança além de companhias internacionais como Sasha Waltz In Guest. Os bailarinos que atuam na companhia realizam manutenção técnica corporal é livre e inclui várias ações disciplinares como yoga, pilates, corridas e aulas de dança em geral. Assim como o trabalho com outras linguagens artísticas como a performance, circo e o teatro. Os coreógrafos que trabalham com o grupo são Jussara Miranda e Diego Mac além dos co- criadores: Denis Gosch, Joana Amaral, Lauren Lautert, Cristiano Carvalho, Didi Pedone, William Freitas e Roberta Savian.
Foto do espetáculo Re-sintos de 2008
Jussara Miranda
Jussara Miranda é mestre profissional em Inclusão Social e Acessibilidade. Sua pesquisa acadêmica problematiza Políticas Públicas e grupos de dança contemporânea em situação de trabalho. É Diretora e coreógrafa da Muovere Cia de Dança. Fez habilitação à dança teatro, técnica de dança moderna alemã e análise do movimento contemporâneo pelo Instituto Goethe Brasil/Alemanha UFBA 1989/Bahia. Principais projetos: Ser Diverso. Dança Calvino. Casa Bild: pesquisa de linguagens autorais. Dança e Sentidos: procedimentos de dança para pessoas cegas e PBV’s. Dali Daqui: dança versus homo afetividade (Prêmio Interações Estéticas Ponto de Cultura SOMOS LGBT RS).
Espetáculos
Baile à Fantasia (1989)
Lôcas (1999)
Deserto (1998)
Recintos (1999)
M e Máscaras (2000)
Bild (2001)
Aventuras: Projeto Dança Calvino (2004)
O Bandido (2004)
3 Motivos (2004)
Beterrabas Caprichosas (2005)
Re-Sintos: Linguagens autorais em dança (2006)
Re-Sintos (releitura) (2008)
O espetáculo adota o espaço como centralidade temática, discorrendo suas alegorias em estado de alteração. As alterações são desenhadas pelo corpo no espaço, com performances que sugerem presenças em lugares comuns do cotidiano; os de passagem, de encontros e desencontros. Recorda espaços de utilidade associados com outras lógicas de ocupações. Re-Sintos dialoga com questões presentes no dia a dia das cidades, e as conformações pelo homem criadas em detrimento da convivência. Este espetáculo é inspirado em uma outra obra de 1999 do repertório da Companhia chamada de Recintos.
Cartaz do Espetáculo temporada 2008
Dali Daqui (2010)
*DALI DAQUI: Intrussocial é financiado pelo Edital Fumproarte da SMC/Porto Alegre e realizado em parceria com o Ponto de Cultura SOMOS LGBT RS. As concepções e coordenação dos projetos é de Jussara Miranda.Apresenta o elenco de bailarinos da Muovere Cia de Dança, e se organiza a partir da pesquisa sistemática da Muovere Cia de Dança, que é a de deixar-se contagiar por experiências que interferem no seu processo artístico, cujo objeto é a mostra coreográfica COLIBRIS DALI DAQUI 2009, da qual dois dos integrantes da Muovere participaram como facilitadores e monitores. O desafio da Cia é o de verificar a funcionalidade dos contextos coreográficos criados por intérpretes de outras áreas artísticas, reprocessados por corpos treinados para a dança. Utilizando-se de referências e informações simultâneas provocadas pelo interesse na diversidade estética da dança, a visão NOTURNA das comunidades, é o contexto.
Foto de Cristina Lima
- Olho3
Foi finaciado pelo Prêmio Interações Estéticas, é financiado pela FUNARTE - MinC é composto por performers oriundos do Dali Daqui Interações Estéticas 2009, que igualmente realizou-se em parceria com o Ponto de Cultura SOMOS LGBT RS, e artistas da identidade LGBT, como gogoboy e dragqueen. É uma interrupção no cotidiano DIÚRNO das pessoas, resultado da interação estética entre linguagens de dança, reproduzidas a partir do contexto das artes cênicas, enquanto espaço de treinamento, e do da dança LGBT, enquanto espaço de exibição. O tema foca na diversidade sexual através de estéticas performáticas e poéticas em bricolagem, acenando para importantes questões sociais.
Principais Premiações
CAIXA CULTURAL 2010 – Ocupação dos Espaços da CAIXA CULTURAL Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Espetáculo - Re-Sintos – (2010)
Prêmio Interações Estéticas: residências em Pontos de Cultura Funarte/ MinC “Feedback: IntrusociaL (2010)
Prêmio Interações Estéticas: residências em Pontos de Cultura Funarte/ MinC “OLHO3: IntrusociaL (2009)
Prêmio Interações Estéticas: residências em Pontos de Cultura Funarte/ MinC “Dali Daqui: IntrusociaL (2008)
Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna: CASA BILD, Pesquisa e Difusão de Linguagens autorais em Dança (2006)
Prêmio Caravana Funarte/ MinC – Bild – (2004)
Troféu Açorianos de Dança POA – Aventuras - (2004)
Prêmio de Incentivo a Produção Cultural IEACEN – 3 Motivos - (2004)
Prêmio Em Cena Brasil Funarte/ Minc – 3 Motivos – (2003)
Prêmio Em Cena Brasil Funarte/ Minc – Bild- (2001)
Prêmio Açorianos de Dança – Bild- (2001)
Prêmio de Incentivo a Produção Cultural IEACEN – Recintos - (2000)
Troféu Açorianos de Dança – Recintos - (1999)
Troféu Açorianos de Dança – Deserto - (1998)
Prêmio Bolsas de estudos Alemanha (Essen, Folkwang Hochschule), pela Fundação Cultural Novo Hamburgo/RS – Le Cirque Fernando- (1996)
Troféu Açorianos de Dança – Lôcas- (1996)
Troféu Mário Avancini de Melhor Coreografia (Festival Nacional de Joinville) – Le Cirque Fernando -(1995)
Troféu Transitório Helena Montenegro (Festival Nacional de Joinville) – Baile à Fantasia- (1994)
Referências
Questionário concedido pela diretora/responsável do grupo Jussara Miranda para o projeto: DANTAS, et al.Temas, técnicas e procedimentos de criação em dança contemporânea: construindo de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul. 2010
Site Oficial da Companhia [1]
Blog de cultura de Porto Alegre [2]