Paralelo 16 - Mostra de Dança Contemporânea
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
Introdução
Sob a direção geral e curadoria de Vera Bicalho, também diretora geral da Quasar Cia de Dança, essa iniciativa visa qualificação profissional, intercâmbio, circulação do produto cultural e formação de plateias para a dança e seus resultados acabaram por criar tradições no cenário cultural de Goiânia. Além disso, esta mostra de dança foi idealizada para suprir uma demanda por espetáculos de alta qualidade técnica e artística, assim os espetáculos selecionados são criações de grupos profissionais conhecidos em todo o Brasil e também em países da Europa, América do Sul, América Central e Ásia, bem como as oficinas oferecidas, que são ministradas por profissionais já renomados nacional e internacionalmente, para que outros artistas profissionais, estudantes, pesquisadores possam se aprefeiçoar.
1ª edição - 2005
A primeira edição do, até então chamado, "Paralelo 16º - Festival Nacional de Dança Contemporânea" ocorreu no ano de 2005, por uma iniciativa conjunta entre produtores de dança e artes cênicas da cidade de Goiânia/GO, em parceria com o Governo do Estado de Goiás, através da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira.
O evento trouxe à cidade de Goiânia espetáculos de grupos como o Balé da Cidade de São Paulo, Grupo Grial (Recife/PE), WLAP Cia de Dança (SP), Balé do Estado de Goiás, Cristian Duarte (SP), Marcia Milhazes Cia de Dança Contemporânea (RJ); a bailarina Ana Vitória (RJ) que ministrou uma oficina de dança contemporânea e Cássia Navas e Arnaldo Alvarenga para palestrar e participar de debates públicos.
Considerando os resultados obtidos com a realização da primeira edição e idealizando tornar o Paralelo 16 um evento periódico e colocar Goiânia dentro do circuito dos grandes eventos da dança, a organização começou a intensificar sua busca por recursos financeiros junto à iniciativa pública e privada. Em 2009, finalmente, conseguiu-se dar continuidade ao projeto como havia sido planejado passando a ser chamado de "Mostra Internacional", já que, a partir do referido ano trabalhos estrangeiros passaram a integrar a programação.
2ª Edição - 2009
Realizou-se no período de 11 a 15 de fevereiro de 2009 na cidade de Goiânia dentre os participantes da programação Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira ofereceram uma oficina neste ano direcionada a todos aqueles que têm afinidade com a dança, não necessariamente bailarinos profissionais ou estudantes pois o objetivo da atividade era o desenvolvimento de uma linguagem a partir das danças populares, base da pesquisa corporal realizada pela dupla à epoca. Já a oficina com Mário Nascimento foi restrita a bailarino de nível intermediário pois se relacionava com sua técnica e com seu trabalho coreográfico, valendo-se da Dança Moderna, Dança Clássica, Artes Marciais, Atletismo, Música (percussão) e técnicas da Dança Contemporânea. O objetivo dessa oficina era , proporcionar ao intérprete algumas ferramentas que o capacitem para análise, compreensão, fruição e entendimento da Dança e sua relação com o homem urbano contemporâneo.
Espetáculos e outros eventos da Mostra:
Vídeo-Performance EXÚVIA
Por instantes de felicidade - Quasar Cia de Dança
Aqui, Lá, Quá... (15 min.)
... e o corpo ainda pulsa...- Nômades Grupo de Dança (GYN)
"O nome científico da formiga" - Ângelo Madureira e Ana Catarina (SP)
Mostra de vídeodança Amelia (2002), Dance & Short Fiction Films (2006) e The Cost of Living (2004);
Dúplice - Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha (GO)
Autêntico- Contato Grupo de Dança (GYN)
Tudo que se espera... - Cia Clébio Oliveira (RJ)
Mesa-redonda Formação de grupos independentes e qualificação no universo da dança em Goiás - mediação: Sandro di Lima - Convidados: Luciana Ribeiro, Sacha Witkowski, José Carlos Vitale, Valéria Figueiredo.
Primeiros Movimentos - Quasar Jovem
Faladores - Cia de Dança Mário Nascimento (MG)
STAFF - La Intrusa Danza (Barcelona/Espanha)
3ª Edição - 2010
Realizada de dias 21 a 28 de fevereiro de 2010, nesta edição a mostra veio se consolidar enquanto ação cultural articulada com segmentos da sociedade que atuam no fomento do turismo em Goiás, assim a conexão da Dança e seus diálogos com atividades socioeconômicas centralizou o tema da mesa redonda de 2010 sob o título “Políticas e gestão para o turismo cultural”.
Além do debate a mostra trouxe a Compagnie Linga (Suíça) com o espetáculo No.thing, a intérprete-criadora e ex-bailarina da Quasar Cia de Dança, Paula Águas (RJ), com os solos Caminho aberto coreografado por Mario Nascimento e Qual é a música? coreografado pela própria Paula Águas, dirigida por Mariana Lobato.
Outras atividades propostas:
Autêntico- Contato Cia de Dança (GO);
Aqui, Lá, Quá... - Grupo de dança Contemporânea Aqui, Lá, Quá... (GO);
O que é a mídia da dança? LAKKA (MG);
Última Gota- Nômades Grupo de Dança (GO);
CÉU DA BOCA - Quasar Cia de Dança (GO);
Oficina Conexões entre a Dança de Rua e a Dança Contemporânea, com Vanilton Lakka (MG);
4ª Edição - 2011
Pela primeira vez o projeto PARALELO 16 - Mostra de Dança Contemporânea saiu de sua cidade natal e escolheu Brasília, capital do Brasil e companheira da região centro-oeste para sediar a iniciativa. Realizado de 02 a 20 de novembro de 2011, o evento ocupou o Teatro Plínio Marcos do Complexo da Funarte com espetáculos e oficinas.
A proposta do deslocamento entre as cidades é de aproximá-las no processo de produção e divulgação da dança brasileira. Além do evento funcionar como uma possibilidade de intercâmbio artístico entre artistas e suas produções, não só em Goiás, Distrito Federal e artistas de outros estados brasileiros como forma de difusão de ideias e práticas.
ESPETÁCULOS DA VEZ:
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA- Ballet de Londrina (PR)
Baseado na pesquisa do coreógrafo Leonardo Ramos sobre a exploração da horizontalidade e de novos eixos de apoio e equilíbrio na locomoção dos bailarinos
SUDESTE e TUDO DEPENDE DE COMO VOCÊ ME VÊ PASSAR - Grupo Tápias (RJ)
Coreografia: Giselle Tápias e Flávia Tápias
DISTRAÇÃO ESSENCIAL OU A DIFÍCIL TAREFA DE LEMBRAR-SE DE SI MESMO - Cleani Marques Calazans (DF)
Direção e coreografia do espetáculo solo: Cleani Marques Calazans
ÍMPAR - Cia Focus (RJ)
Coreografia e direção de Alex Neoral.
O NOME CIENTÍFICO DA FORMIGA com Ângelo Madureira e Ana Catarina (SP)
Direção de Fernando Faro.
ESCAPADA - Cia MN (MG)
Coreografia, concepção e direção de Mário Nascimento.
CÉU DA BOCA - Quasar Cia de Dança (GO)
Coreografia e direção artística de Henrique Rodovalho.
OFICINAS
Além dos espetáulos citados, algumas oficinas voltadas a profissionais da dança, coreógrafos, estudantes e pesquisadores integram o evento:
Oficina de Dança Contemporânea para bailarinos de técnicas clássicas - Ballet de Londrina - Leonardo Ramos
Oficina de técnicas de movimento - Grupo Tápias - Flávia Tápias
Oficina Fragmentos para muitas danças - Focus Cia de Dança - Alex Neoral
Oficina Linguagem da dança que parte das danças populares brasileiras - Cia Ana Catarina e Angelo Madureira
Oficina Dança Contemporânea - Novo Branco - Cia MN de Dança - Mario Nascimento
Oficina Dança Contemporânea - Quasar Cia de Dança - Marcos Buiati.
Referências
Paralelo 16 - 2ª edição 1
Blog Paralelo 16 - 3ª edição 2
Arquivo Jornal Correio Braziliense, matéria de Felipe Moraes para o caderno Diversão e Arte do dia 02/11/2011, disponível também virtualmente no site do jornal 3, acesso em 02/11/2011.
Ocupação Funarte 2011 4