Grupo Corpo

De Wikidanca

<revision-info>
<revision-nav>

As investigações do movimento e as possibilidades infinitas das relações entre dança e música caracterizam a pesquisa do coreógrafo Rodrigo Pederneiras. O Grupo Corpo tem uma estrutura de funcionamento constituída por um núcleo de criadores que trabalham juntos há décadas, e, em geral, convidam músicos distintos para a composição das trilhas sonoras dos seus espetáculos.  

"Olhando para trás, nesses 30 anos à frente das coreografias do Grupo Corpo, uma das coisas mais bacanas que conseguimos consolidar dentro da companhia foi a nossa estrutura de funcionamento. [...] Claro que sei, sem falta modéstia, que iniciei um tipo de linha coreográfica diferente. Uma forma de dançar que, até então, ninguém fazia. Quando comecei ou era muito baseado no clássico ou no descritivo. Busquei outro tipo de veia. A dança, por mais que se tente descrever não dá: é um mundo abstrato." (REIS, 2008, p. 162) A Técnica clássica e o ensaio dos repertórios da companhia estão na base de treinamento do Grupo.

Histórico

O Grupo Corpo é uma companhia de dança contemporânea brasileira de renome internacional criada em 1975 em Belo Horizonte.

A companhia foi fundada por Paulo Pederneiras (diretor-geral), Rodrigo Pederneiras (inicialmente bailarino e depois coreógrafo), Pedro Pederneiras, Carmen Purri, Miriam Pederneiras e Cristina Castilho.

A inspiração para a montagem do grupo surgiu após Rodrigo Pederneiras ter participado de uma oficina realizada durante o Festival de Inverno da UFMG com o bailarino argentino Oscar Araiz.[1] O primeiro espetáculo do grupo, Maria Maria, foi coreografado por Oscar Araiz, percorreu 14 países e permaneceu em atividade no Brasil de 1976 até 1982.[1]

Em 1978, juntou-se ao grupo Emilio Kalil, que assume a co-direção junto com Paulo Pederneiras.

O Grupo Corpo foi companhia residente na Maison de La Danse em Lyon na França de 1995 a 1999.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
IdanÃa.net - Home