ONG Corpo Cidadão
De Wikidanca
ONG DO GRUPO CORPO DE BELO HORIZONTE/MG
Em 2000, o Grupo Corpo decide criar a ONG CORPO CIDADÃO para assumir a gestão de seus projetos sociais, tendo como proposta utilizar o poder transformador da arte e educação para restaurar a auto-estima, possibilitar o desenvolvimento de competências, promover o crescimento pessoal e a inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, contribuindo, assim, para formação de cidadãos criativos, competentes, solidários e com potencial e autonomia para (re) escrever a própria história.
Projeto Sambalelê
Tem como objetivo promover oportunidades educativas e desenvolvimento humano através da arte-educação, respeitando os códigos culturais, ampliando o universo de conhecimento dos jovens, estimulando sua autonomia e resgatando valores como ética, afeto, solidariedade, auto-estima e sensibilidade. O projeto atende a 690 crianças e jovens em parceria com quatros instituições já estabelecidas que desenvolvem trabalhos sociais em comunidades de baixa renda em Belo Horizonte e região metropolitana.
Todo o trabalho com arte-educação está direcionado principalmente para o crescimento físico, emocional, intelectual e para a transformação do potencial dos educandos em competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas. Através da formação em arte, esperar-se capacitar os educandos a criar e a buscar melhores alternativas em suas vidas. Além disso, pretende-se formar também jovens multiplicadores deste processo educativo nas comunidades onde vivem.
A coordenação da ONG é executada e gerida por Mirim Pederneiras