Projeto Leituras de Movimento SESC Arsenal (MT)
De Wikidanca
O projeto Leituras de Movimento foi criado obedecendo ao Programa Cultura do SESC Mato Grosso e é desenvolvido pelo Centro Cultural Jamil Boutros Nadaf – SESC Arsenal. A unidade acredita que ao abrindo-se para novos olhares sobre a questão do fomento para dança contribuirá não só com a difusão de trabalhos artísticos, como também com o enriquecimento intecectual dos indivíduos.
Lançado em 2011, o projeto relaciona a dança contemporânea à uma máquina de produção de mensagens. Uma usina de produção de signos que objetiva fornecer aos participantes, diretos e indiretos, um contato com novas possibilidades do fazer, perceber e ensinar dança.Baseando-se na dialética o projeto mostra a Dança como o campo do conhecimento onde os movimentos corporais são importantes códigos para leituras de movimentos de ideias, de novos métodos e de novos corpos.
Quatro trabalhos foram produzidos com frutos do Projeto em 2011:
BRECHÓ
Traz a proposta de revisitar as coleções e gosto por colecionar não só objetos, mas idéias, imagens, movimentos, experiências, memórias, para prováveis trocas, como em um bazar, um Brechó. Espaço onde a atribuição de valor e juízo de gosto são subjetivos e variados. Um lugar para se permitir, mas onde nem tudo é permitido.
Concepção e Direção: Lucas Koester
Criadores Intérpretes: Elka Victorino, João Manuel Mota, Maiara Barbant e Lucas Koester
Fotografia: Mauricio de Oliveira
FAZ SENTIDO?
Traz ao palco a investigação dos sentimentos, das sensações e dos sentidos humanos, induzindo o espectador a pensar acerca de novos olhares sobre sua própria percepção corporal.
Criadores intérpretes: Jamilton Mello, Anna Paula Cambahuba, Marcia Helena Cambahuba, Edilberto Magalhães
Direção: Jamilton Mello
A trilha sonora conta com obras da percussionista Naná Vasconcelos, com batidas fortes que remetem à imagem, influenciando a construção dos movimentos.
SONHOS DE UMA VIDA
Mirella Soares Martins, Matheus de Luca, Marcilene Maria e Maria Eduarda Duarte, Criadores Intérpretes deste espetáculo trazem como centro de sua criação as manias, superstições, enigmas, morte, lembranças de outras vidas que permanecem dia após dia e outros questionamentos que conduzem o ciclo da existência humana, influenciando sua crença.
POR TRÁS DA CORTINA
O espetáculo propõe-se a despertar no público as sensações que um artista tem ao dançar. Tudo começa do estranho e vai criando forma, aflorando sentimentos. Querendo levar o público a sentir as indagações que afligem um artista em criação o espetáculo busca tocar o público na singularidade de cada movimento, música.
Intérpretes Criadoras: Alessandra Meirelles, Giselle Moreno, Luciana Lins, Maria Rosa Araújo.
Iluminação e sonoplasta: Róbson Oliveira
Os quatro espetáculos voltaram a ser apresentados em março de 2012, no mesmo SESC Arsenal, no Ciclo de Dança.
Referências
Blog do SESC MT 1