Natália Lessa

De Wikidanca

Edição feita às 17h47min de 10 de abril de 2012 por Gabrielagoncalves (disc | contribs)
(dif) ← Versão anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Natália Lessa

Considerada por Reis1 (2010), uma das pioneiras da história da dança em Belo Horizonte, Minas Gerais, Natália Lessa nasceu em 25 de dezembro de 1906, em São João da Chapada, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Aos 3 anos de idade, mudou-se, com a avó, para a capital mineira, onde estudou em regime de internato, vindo a se formar normalista no Colégio Sagrado Coração de Jesus. Segundo Reis (2010, p. 47), “Natália se dizia uma despertadora de vocações e, por isso mesmo, se manteve em permanente atividade, até os últimos anos de vida”.


“Minha intenção nunca foi formar bailarinas. 
 
Meu objetivo é orientar um pouco a graça que as alunas têm.” (LESSA apud REIS, 2010, p.51) 
        


Morreu em Belo Horizonte, em 05 de março de 1986, com 50 anos de carreira na dança (REIS, 2010).


Formação e Carreira

De acordo com Reis (2010), parte de sua formação corporal, na área de dança, deu-se no Rio de Janeiro, onde estudou com Naruna Corder, professora paraense educada na Inglaterra, com formação no Royal Ballet Academy, de Londres, e Sacha Fischer, húngaro que se refugiou no Brasil.

Em 1930, começou a fazer estágio nas aulas de Gymnástica do Grupo Escolar Barão do Rio Branco, em Belo Horizonte, como atesta o Livro de Registro do Movimento do Corpo do Docente nº 8.2, e nas quais, segundo Reis (2010), Natália inova suas experiências corporais, preocupando-se especialmente com as crianças que apresentavam dificuldades físicas, o que mais tarde inspirou sua pesquisa e implementação do que viria a chamar de Dança-Ginástica Ortopédica.

Em 1933, paralelo ao trabalho no Grupo Escolar, ingressa no curso de Educação Física da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde estudou com Renato Eloy de Andrade, Guiomar Meirelles Becker e Zembla Soares de Sá, e na qual, segundo Reis (2010), já no ano seguinte tornou-se professora em um dos cursos dessa instituição.

Também no Clube Belo Horizonte e no Minas Tênis Clube ensinou danças para as sócias que não tinham, necessariamente, anseios de se tornar bailarinas profissionais, o que segundo Reis (2010), era uma prática muito comum no início da história da dança no Brasil, a criação de cursos de dança em clubes, com fins de educação para o físico e para a apreciação estética.


Curso de Danças Natália Lessa

Em 17 de agosto de 1934, de acordo com Reis (2010), foi inaugurado o Curso de Danças Natália Lessa, no salão nobre do Grupo Escolar. Em alguns momentos, o curso chegou a ter de cem a cento e vinte alunas. A primeira demonstração pública foi em 1937, naquele salão, evento logo repetido na Escola Normal e no Teatro Municipal.

Em 18 de agosto de 1967, o Curso de Danças Natália Lessa foi declarado de utilidade pública, pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, por seus 30 anos de atividades, com um trabalho de formação de alta qualidade (REIS, 2010).


Aulas

Embora Carlos Leite tenha fundado a primeira escola de formação em Dança Clássica da capital mineira, foi Natália Lessa a responsável por apresentar a Belo Horizonte, a primeira sapatilha de balé, comprada no Rio de Janeiro a cinco mil réis. Suas aulas tinham duração de uma hora, e tinham como principal foco a atenção para com o ritmo, o balanço dos braços, o acompanhamento musical, a ocupação do espaço, e também alguns passos da Dança Clássica, utilizando ou não o nome em francês, sempre buscando inovações e soluções próprias, o que para Reis (2010), são exatamente esses quesitos que lhe dão o título de pioneira e faz com que ela figure entre os construtores da história da dança no Brasil.


Festivais

Natália também promoveu festivais no antigo Teatro Municipal, ex-cine Metrópole de Belo Horizonte, Minas Gerais, no palco dos cines Brasil e Tupi, no Instituto de Educação, e depois no Teatro Francisco Nunes e no Teatro Marília. Segundo Ana Lúcia de Carvalho, aluna destaque de Natália Lessa, os festivais eram realizados com música ao vivo, e orquestras regidas por maestros famosos – segundo Reis (2010), Natália foi a primeira a se preocupar com os arranjos musicais específicos para criação e encenação de danças. Também recebiam convites para dançar no período inicial da TV Itacolomi, em programas ao vivo, quase toda semana2.

A montagem de Loja de Brinquedos, dançada pelas alunas do Curso de Danças Natália Lessa, foi apresentada em programações diversas no Teatro Francisco Nunes, e contava no elenco com a participação de bailarinas que vieram, posteriormente, a se tornar destaques no cenário da dança em Belo Horizonte, Minas Gerais, como Ana Lúcia de Carvalho, Marion Lessa, Nora Vaz de Melo e Gladys de Carvalho (REIS, 2010).

Promovendo apresentações e cursos pelo interior do estado de Minas Gerais, Natália Lessa teve papel fundamental e pioneiro na divulgação da dança, tendo lecionado em diversas cidades, em especial Coronel Fabriciano, onde manteve um curso semanal por muitos anos (REIS, 2010).

Em 1981, realizou seu último festival, ainda com o nome do Curso de Danças Natália Lessa, daí em diante, suas sobrinhas, Cláudia Lessa e Martha Lessa, assumiram as atividades.


Alunas Destaque

Ana Lúcia de Carvalho, Eline Rennó, Nora Vaz de Melo, Rosana Ziller, Marion Lessa, Yara Rodrigues, Guiomar Vieira.




NOTA

1 Glória Reis é mestre em Ciências Sociais pela PUC-Minas e graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

1 CARVALHO apud REIS, 2010, p. 28.


Referências Bibliográficas

REIS, Glória. Natália Lessa: desejo e prazer de dançar. Memória da Dança no Brasil. Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas, 2010. (Personalidades da Dança em Minas Gerais, 1).


Ligações Externas

Dança em Minas Gerais – Descubra Minas. Acesso em setembro de 2011.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home