Marília Coelho
De Wikidanca
VERBETE EM CONSTRUÇÃO!
Marília Coelho se intitula artista de dança, pesquisa novas mídias, artes cênicas e danças aéreas (técnicas circenses) e já dançou em importantes espaços cênicos do Brasil, Portugal, Espanha e Chile. Nasceu na cidade de Botucatu, interior de São Paulo, Brasil em 29 de novembro de 1981.
Tabela de conteúdo |
Formação
Formou-se Bacharel em Dança pelo Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas/SP (UNICAMP) e no curso Relatedness in Motion da Trinity Laban Conservatoire of Dance de Londres/UK.
Estudou também em muitos cursos livres e residências artísticas encontrando profissionais e grupos como: Intrépida Trupe (Rio de Janeiro –RJ), Taanteatro com Maura Baiochi e Wolfgan Panneck (São Paulo-SP), Fábio Manzonni e Sandro Borelli (São Paulo- SP), Quadra Pessoas e Idéias (Votorantim- SP), Núcleo de Dança Nice Leite Ilara Lopes (São Paulo-SP), John Chanik (USA), Academia Brasileira de Circo (São Paulo – SP), Clube Escola Circo(pólo Jardim São Paulo- SP).
Criações
ENTRE 2006 – 2012... Espetáculo em processo convidado a se apresentar no extinto Festival de Dança de Londrina, PR em 2006. Em 2012 recebeu o Prêmio de Incentivo à Produção Artística do Município de Botucatu, São Paulo.
Pesquisa de dança que Marília desenvolve desde 2006. Processo de composição entre os entres. O grande presente de termos o livre arbítrio de poder escolher viver o presente conscientemente.
“ Entre você e eu, eu e o mundo, o mundo e você, você e o virtual, o virtual e o real, o real e a ilusão, a ilusão e o presente.”
Concepção e Dança: Marília Coelho
Bailarinos convidados: Ariane Garcia, Heloísa Cordeiro, Hladine Shakti, Laís Renófio e Marcella Ferreira.
Músicos convidados: Fernanda Ribeiro, José Pimentel e Mathias Jacob.
Música: Serhan Berberoglu.
Cenário: Marília Coelho
Pintura sobre tela utilizada no cenário: Bruno Kurru
IMATERIAL http://imaterial.net Dança virtual / web-art interativa que desenvolvo junto com o artista Bruno Kurru, dentro da plataforma Ímã. A obra foi produzida com a Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet em 2011. Trata-se de uma mistura entre dança e diversas linguagens visuais e tecnológicas, apresentando o movimento em diferentes intersecções estéticas e contextos imaginários.
“Foi desenvolvida como um organismo vivo e sem limites, onde podemos postar novos conteúdos a qualquer momento. Uma dança em constante processo.” – Diz Marília sobre o trabalho.”
Apresentada em forma de instalação no festival MAP/P - Mostra de Processos em Porto, Portugal em 2012; e integrante da programação do FILE Festival - Electronic Language International Festival, no Itaú Cultural em São Paulo, SP. 2012.
Frases
"Busco encontrar novas plataformas para apresentar minhas danças, seja através de imagens, na rua, em lugares inusitados, vídeos e websites. Amo o espaço cênico do teatro e suas possibilidades, mas tenho muita vontade de levar a dança para as pessoas de outras formas.” “ (...) Realmente acredito no poder da arte e vivo por isso. Aliás, minhas escolhas de vida estão intimamente ligadas à minha dança.” “Tenho esperança de um mundo melhor e escolhi agir começando por mim mesma. (...)Tento viver simples, com pensamento elevado."
Apresentações Selecionadas
2013
- Apresentou a dança "Correndo atrás de teus passos", na cerimônia de Vyasapuja de Gurudeva Atulananda Acharya em Santiago/Chile. - Apresentou a dança-instalação "Gotas" do núcleo Maya-Lila na Av. Paulista em São Paulo/Brasil. - Apresentou a intervenção de dança "Organóides" com o núcleo Maya-Lila no Sesc Santana, São Paulo/Brasil.
2012
- Bailarina selecionada para o elenco de “Estudos para Clarabóia”, com direção de Morena Nascimento e Andreia Yonashiro. Montagem e temporada nos meses de novembro e dezembro/2013 no Sesc Belenzinho, São Paulo-SP/Brasil. - Estreia e breve temporada de seu primeiro solo de dança “Entre” no Mirante das Artes e Colégio La Salle. Botucatu - SP/Brasil. Obra contemplada pelo Prêmio de Incentivo à Produção Artística do município; - Apresentou como convidada as obras “Gotas”, “Manifesto dos Seres” e “Organóides” no Boom Festival, Idanha-a-Nova/Portugal; - Apresentou a obra “Imaterial” na Mostra MAP/P, dentro do Festival da Fábrica de Movimentos em Porto, Portugal; - A obra “Imaterial” foi selecionada para participar do FILE Festival - Festival da Internacional da Linguagem Eletrônica. Itaú Cultural, São Paulo/SP; - Bailarina selecionada para participar da residência Exercícios Compartilhados, no Estúdio Nave em São Paulo/SP.
- 2011
- Lançamento da webart "Imaterial" em parceria com Bruno Kurru. Obra contemplada pelo Prêmio Funarte de Artes Integradas; - Bailarina selecionada para participar da residência NUTAAN, da Taanteatro Cia. em São Paulo/SP.
- 2010
- Apresentou a obra “Número Fictício” no espaço La Nave em Barcelona/Espanha; - Apresentou as obras “Oráculo”, “Número Fictício” e “Na irrealidades” no Boom Festival - Idanha-a-Nova/Portugal; - Participação em “Amazônia”, artista selecionada para integrar o espetáculo multimídia produzido pelo Sesc SP/Brazil, Bienal de Munique/Alemanha, ZKM Karlsruhe/Alemanha, Goethe Institut, Teatro Nacional São Carlos de Lisboa/Portugal e Hutukara Yanomami Association/Brazil no Sesc Pompéia - São Paulo/Brasil;
2009
- Bailarina convidada para dançar a obra “Chair/Pillow”, da renomada artista da dança Yvonne Rainer/USA. Teatro Paulo Autran/Sesc Pinheiros - São Paulo/Brasil; - Participação em “La Desaparición (ensaio III)”, performance de Juliana França e Marília Coelho com produção do Sesc Santos/SP/Brasil;
2008
- Apresentou a obra “Aos Vivos” no Boom Festival - Idanha-a-nova/Portugal; - Apresentou-se, como artista convidada do grupo musical Pedra Branca, no Ato Performático do Sesc da Esquina - Curitiba/Brasil; no Sesc Vila Mariana - São Paulo/ Brasil; no Festival de Inverno de Amparo/Brasil; e no Festival Multicultural em Curitiba/ Brasil; e no Sesc Sorocaba - São Paulo/Brasil; - Participação em “Welcome to the machine”, performance com direção de Fabio Mazonni e Sandro Borelli para o Festival Corpo Instalação no Sesc Pompéia - São Paulo/ Brasil
2007
- Bailarina convidada pela Cia. Nova de Teatro no espetáculo multimídia “Heiner Müller em Repertório”, produzido pelo Sesc Pinheiros - São Paulo/Brazil. Temporada no Sesc Pinheiros, Sesc Campinas/SP; e Sesc Copacabana - Rio de Janeiro/Brasil - Bailarina convidada para a remontagem do Ballet de Repertório “A Bela Adormecida”, com montagem de Jorge Pena e realização do Núcleo de Dança Nice Leite – Ilara Lopes, e apresentações na Sala São Paulo/SP, no Teatro Coliseu de Santos/SP, e no Teatro Municipal de Botucatu/SP/Brasil
2006
- Apresentação de “Deus lhe pague”, premiado solo de dança apresentado no Festival de Dança de Joinville/SC; Festival de Dança de Londrina/PR; Festival de Dança de Rio das Ostras/RJ e no Teatro Municipal de Botucatu/SP/Brasil
2005/2006
- Integrante fundadora da Micrantos Cia de danças, onde apresentou o espetáculo “Para que servem as estrelas?”com direção de Joana Lopes e apresentado no Espaço Cultural CPFL, Campinas/SP, no TUSP – Teatro da USP/São Paulo, no Centro Cultural Monte Azul, São Paulo/SP, no Instituto de Artes da UNESP, São Paulo/SP, no Centro Cultural Pés no Chão, Ilha Bela/SP, no Teatro Municipal de São José dos Campos/SP, no III Congresso de Extensão niversitária da UNESP, Águas de Lindóia/SP, no Teatro da Universidade São Marcos, São Paulo/SP, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro/RJ e no Teatro Santa Cruz, São Paulo/SP/Brasil
2001/2004
- Integrante fundadora da Obscênica Trupe, onde apresentou o espetáculo “Alices”com direção de Carolina Mandell e apresentado no FRINGE – Festival de Teatro de Curitiba/ PR; no Espaço Cultural Semente, Campinas/SP; no “III Universidade em Cena” da USP, São Paulo; e selecionado a participar do “Projeto Sesi de Incentivo ao Teatro – circuito universitário” se apresentando em SESIs do interior do estado de São Paulo – Santo André, Mauá, Sorocaba, Santos, Araraquara, Marília, Rio Claro e Franca/SP/Brasil
Referências
senteovento.com/