Grupo Brincadeiras
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
Breve Histórico
Em maio de 1975, Angel vianna e Klauss Vianna fundaram o Grupo Brincadeiras, no Rio de Janeiro. O objetivo era “fazer gente que pensa que não dança, dançar”, na tentativa de dar continuidade à pesquisa em dança iniciada em Belo Horizonte nas décadas de 1950 e 60, com o Ballet Klauss Vianna.
Com o Ballet Klauss Vianna, Angel e Klauss Vianna desenvolveram conceitos, tanto na área artística quanto educacional, que lançaram bases a toda uma grande construção do balé moderno naquela cidade (ALVARENGA: 2002, 118). De acordo com FREIRE (2005: 53-54), “a partir desses conceitos vivenciados e desenvolvidos por Angel e Klauss, se deflagra o movimento contemporâneo em Minas Gerais, e mais tarde no Rio de Janeiro, tornando-os referências da construção da dança contemporânea brasileira”.
O Grupo Brincadeiras foi formado por 11 alunos que acompanhavam Angel Vianna em suas aulas de Expressão Corporal – alguns desde a época em que trabalhava no Estúdio de Tatiana Leskova –, mas não eram bailarinos profissionais. Iniciou-se com esse grupo um repertório de trabalho de Beverly Crook e Angel Vianna, que participou do programa de circulação de espetáculos do Pacote Cultural, a partir de um convite do Departamento de Cultura do Rio de Janeiro, apresentando-se nos locais mais variados, como manicômios judiciários, presídios, escolas, Casa de Recuperação Mental, Casa de Menores Abandonados.
A Companhia ensaiava na escola de Angel e Klauss Vianna, o Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação, situado na Rua Góes Monteiro, em Botafogo, no Rio de Janeiro. A filosofia do trabalho se concentrava em um (re)conhecimento do próprio corpo, na percepção por parte dos bailarinos do sentido e finalidade de cada movimento, além da tentativa de extrair toda a potencialidade expressiva de cada pessoa.
O Grupo Brincadeiras teve curta duração e foi desfeito após uma apresentação em um manicômio judiciário, no qual os bailarinos se negaram a dançar com os internos. Angel Vianna acreditava que, por se tratar de um grupo amador, compostos por alunos e não por profissionais, a proposta de seu trabalho não pôde ser compartilhada. Com a ajuda de Oscar Arraiz, Angel Vianna fez uma audição para a formação do Grupo Teatro do Movimento, que deveria cumprir a agenda do Pacote Cultural por cidades do estado do Rio Janeiro.
Repertório
Brincadeira
Brincadeira era o título da coreografia de Angel Vianna e Beverly Crook e da companhia de dança que formaram. Para Angel Vianna tudo era uma brincadeira, as coreografias eram criadas através de jogos de improvisação dentro de suas aulas de Expressão Corporal. O início se dava com os 11 bailarinos sentados em cadeiras que permaneciam enfileiradas durante toda apresentação. No decorrer do jogo cênico, os bailarinos que não estavam atuando sentavam-se nas cadeiras e assistiam aos outros. Foi apresentada na Casa das Palmeiras, da Dr Nise da Silveira, em manicômios judiciários, prisões, dentre outros lugares.
Ver Também
Grupo Corpo Teatro do Movimento
Referências Bibliográficas
FREIRE, Ana Vitória. Angel Vianna – uma biografia da dança contemporânea. Rio de Janeiro: Dublin, 2005.
POLO, Juliana. Angel Vianna através da história – a trajetória da dança da vida. Oitavo Programa de Bolsas RioArte: Rio de Janeiro, 2005.
Ligações Externas
Grupo Teatro do Movimento - Uma proposta de pesquisa em dança