Khaleege
De Wikidanca
Khaleege – Raks El Nacha´at – em árabe significa “Golfo”, e não a toa é uma dança que se originou no Golfo Pérsico, Esta dança, em suas configurações, é tradicionalmente feita por mulheres.
As mulheres geralmente dançam o khaleege na preparação do casamento, quando as mulheres se reúnem para pintarem-se com henna e cuidar da noiva.
Com o aprimoramento para apresetações em palco, esta dança perdeu um pouco deste caráter, foram atribuídas coreografias e misturas com outras danças.
A movimentação se caracteriza por uma simples marcação com os pés, que permanece constante durante toda a dança. O que chama atenção nesta dança são os movimentos de cabeça, com destaque para os cabelos, mãos, braços e tronco. Ao contrário da dança do ventre tradicional, nesta dança o quadril praticamente não se move.
Esta dança e repleta de gestos que possuem significados, entre eles estão:
- Tremular as mãos de cima para baixo: representa a chuva, fio de água caindo.
- Ponta dos dedos no queixo (Al Assal): quer dizer ser doce, a doçura.
- Palmas ao alto: representa a lua crescente, pedido aos céus, aos deuses.
- Bater os pulsos: representa as pulseiras.
- Dedos na testa: representa a felicidade.
O ritmo desta dança é o Soudi.
Indumentária
O khaleege é dançado com uma túnica comprida de tecido fino bordado, chamada Galaabya, que é usada por cima da roupa do dia a dia ou da roupa tradicional de dança do ventre, no caso de apresentação.
Referências
Central da Dança do Ventre. Disponível em: <http://www.centraldancadoventre.com.br/> Acesso em: 10 de jul. de 2013.
Dança do Ventre Brasil. Khaleege. Disponível em: <http://www.dancadoventrebrasil.com/2009/11/folclore-khaleege.html#ixzz2ZySEt0ZC> Acesso em: 16 de jul. de 2013.
Zahra Li. Khaleege. Disponível em: <http://zahrali.tumblr.com/post/15696779244/khaleege> Acesso em: 16 de jul. de 2013.