Danças de Rua

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Alunos-de-dança-de-rua.jpg

As primeiras manifestações da dança de rua se originaram no período da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés foram desempregados e começaram a realizar suas apresentações nas ruas da cidade.

Na década de 60 essa dança foi influenciada por James Brown, quando ele criou um novo ritmo, o soul e mais tarde também com a criação do funk. Outros elementos como a música disco e o rap também incentivaram a dança de rua e na década de 80 surge o breaking como uma vertente dessa dança, se espalhando rapidamente e tendo como percussor Michael Jackson.

Podemos considerar que a dança de rua pode ultrapassar os limites de ser apenas uma dança influenciada por inúmeros ritmos, a dança de rua sempre manteve uma ligação com a cultura negra, sobretudo a partir da década de 70. Foi nesse período que esse movimento se estendeu para diversas outras manifestações artísticas como a pintura, poesia, visual (modo de se vestir e comportar) e grafite.

Esse novo estilo originado nos guetos de Nova York recebeu o nome de Hip-Hop, que é composto por quatro elementos culturais: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj’s e Mc’s, e Street Dance. O Hip-Hop pode ser considerado como a mistura do rap da Jamaica (ritmo e poesia), do Graffiti (arte plástica) e do Break (dança típica do hip-hop).

A Dança de Rua, ou Street Dance é um estilo de dança caracterizado por possuir movimentações detalhadas, acompanhadas por expressões faciais, caracterizada por:

B-boy ou B-girl

Break.jpg

Esse termo foi criado por um importante DJ chamado DJ Kool Herc, que não se referia as pessoas que realizavam os movimentos robotizados, mas sim aquelas que se colocavam na roda para dançar quando o Dj ficava repetindo uma certa parte instrumental da música, que é o chamado “ Break” da música. Daí se originou o nome B-boy (break boy) ou B-girl (break girl).

Dentro da cultura hip-hop acredita-se que para ser um B-boy completo (porém básico), de acordo com os praticantes dessa dança dos anos 70, é aquele que realiza sua apresentação em três partes principais, sendo elas:

O Top Rock (originado no Bronx) é quando o B-Boy dança na vertical, em pé. Tem hoje a função de apresentação, ao entrar na roda o B-Boy / B-Girl completo, nunca deixa de apresentar o seu Top Rock, é o cartão de visitas apresentando o seu estilo, só depois ele desce ao chão para executar o Footwork. Quem não apresenta o seu Top Rock e o seu Footwork na roda não pode ser considerado um B-Boy / B-Girl completo.

O Footwork (conhecido por nós como Sapateado) é o trabalho realizado pelos pés surgiu quando os "boie-oie-oings" (como eram chamados os B-Boys no inicio) começaram a movimentar o corpo circularmente com o apoio das mãos, fazendo tambem movimentos mais arriscados como saltos no ar. O Footwork é a base do B-Boying. Após sua rotina, o B-Boy sempre termina sua entrada com um Freeze.

O Freeze é um congelamento no qual o B-Boy tem o ápice de sua apresentação, os bons freezes geralmente duram no mínimo dois segundos na posição escolhida, como já disse a lenda Mr. Freeze (RSC) e quanto maior o grau de dificuldade de execução, maior a sua qualidade.

Os Moves (movimentos): O giro de cabeça, os saltos, os moinhos de vento, etc. São movimentos influenciados pela ginástica e ginástica olímpica com tempero da Rua.


Os estilos da Dança de Rua:

Referências

Dança de Rua. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/danca-de-rua/danca-de-rua.php>. Acesso em: 9 set. 2013.

Dança de Rua. Disponível em:< http://www.infoescola.com/danca/danca-de-rua/>. Acesso em: 10 set. 2013.

História da Dança de Rua. Disponível em: <http://www.dancaderua.com/extras/historia-da-danca-de-rua>. Acesso em: 10 set. 2013.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home