Cia AtoresBailarinos do Rio de Janeiro

De Wikidanca

(Diferença entre revisões)
Ir para: navegação, pesquisa
(Criou página com '==Espetáculos e Coreografias== ===2005=== *<big>Orfeu</big> <small>'''Criação | Direção:''' Regina Miranda '''Ambientação | Trilha sonora:''' Regina Miranda '''Desen...')
 
(uma edição intermediária não está sendo exibida.)
Linha 1: Linha 1:
 +
''"Aqui a palavra Laban se revela deflagradora e inscreve nos corpos o exercício da possibilidade: a crença de que é possível, desejável e enriquecedor que pessoas diferentes, de falas diferentes, com informações diferentes, convivam, criem e exercitem discursos poéticos diversos, que possam ser sinceramente apreciados e integrados criativamente em cena ou fora dela. Assim, cria-se uma fala corpo-verbal, que permite o trânsito, recria a palavra, acha o gesto capaz de provocar deslocamento e expansão e incita a arte performática dos envolvidos."'' (Miranda, 2008: 87-88).
 +
 +
 +
A Companhia AtoresBailarinos do Rio de Janeiro foi criada por iniciativa e desejo de [[Regina Miranda]] em 1979, data em que retornou de Nova Iorque após intensas experiências com a dança. Pode-se dizer que a Cia tem um percurso e um sentido atrelado à história de sua criadora. Nos EUA, Miranda conhece os prenúncios da dança pós-moderna americana, experimenta as pesquisas iniciais de Steve Paxton (contato improvisação) e faz aulas de dança moderna no Studio de Martha Graham. Também neste período conhece o trabalho até então chamado de ''Effort-Shape'' (Esforço-Forma), hoje conhecido como Análise Laban de Movimento.
 +
 +
 +
Com a formação da Companhia, Regina Miranda pode integrar dança, música, teatro, literatura e artes plásticas. Esta integração já fazia parte de sua formação desde a infância, e a partir deste momento ela pôde articular estes conhecimentos no acontecimento cênico. O grupo foi formado inicialmente por pessoas que tinham em comum apenas a diversidade entre si. Bailarinos, atores e não-bailarinos, pessoas experientes com outras sem experiência nenhuma, com muita entrega e paixão começam a trabalhar juntos. Regina introduz o grupo ao [[Sistema Laban/Bartenieff]] a partir de suas aulas. O grupo se reunia para aulas e pesquisas de movimento, leituras de poemas, romances e apreciações musicais.
 +
 +
 +
A estréia da Companhia acontece em 1980 no palco do teatro Tereza Rachel com o espetáculo - Heliogábalo, o Anarquista Coroado<sup>1</sup>. O espetáculo coloca no palco um tema tabu até os dias de hoje, a sexualidade. Esta primeira apresentação ficou como uma "espécie de carta de intenções" do que a companhia viria a explorar. Dentre as características centrais de seus trabalhos, a reunião de artistas diversos, a construção espacial, a relação da cena com o público e a utilização de obras literárias como parceiros criativos são as marcas do trabalho da Cia.
 +
 +
 +
''"O que Regina procura neste primeiro momento é o aparelhamento de seus atores-bailarinos no sentido de todos possuírem um vocabulário comum de movimento, todos falarem a mesma língua – esta língua sendo o próprio Sistema Laban, lugar sempre aberto a experimentações, interpretações, e (re)criações. O que se busca, portanto, é a formação de uma linguagem própria, que vai, a cada montagem precisar de novas palavras, novos textos ou a (re)escritura dos mesmos, mas cujo vocabulário já está incorporado."'' (Bevilaqua: 3)
 +
 +
 +
Ao longo dos 31 anos de existência, a Cia não permaneceu com o mesmo grupo. Contudo, dentre as idas e vindas, aqueles que já participaram de sua formação se mantiveram próximos de alguma maneira, e muitos permaneceram por longa data. Isso possibilitou uma coesão forte desta linguagem cênica e permitiu que esses atoresbailarinos se tornassem disseminadores do trabalho de [http://pt.wikipedia.org/wiki/Rudolf_Laban Rudolf Laban].
 +
 +
 +
----
 +
<small>1. Texto de Artaud, adaptado por Carlos Henrique Escobar.</small>
 +
 +
==Espetáculos e Coreografias==
==Espetáculos e Coreografias==
Linha 1 018: Linha 1 040:
-
==Publicações==
+
==Publicações e Referências==
'''Livros'''
'''Livros'''
Linha 1 040: Linha 1 062:
*“Dança e Tecnologia” in ANTUNES, Arnaldo... [et al.]. Lições de Dança. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000. p.111-142.
*“Dança e Tecnologia” in ANTUNES, Arnaldo... [et al.]. Lições de Dança. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000. p.111-142.
 +
 +
 +
*[https://phpsistemas.cpd.ufv.br/danca_teatro/evento/apresentacao/artigos/gt3/ana.pdf BEVILAQUA, Ana. Companhia AtoresBailarinos do Rio de Janeiro - Uma dupla trajetória]

Edição atual tal como 23h09min de 27 de outubro de 2011

"Aqui a palavra Laban se revela deflagradora e inscreve nos corpos o exercício da possibilidade: a crença de que é possível, desejável e enriquecedor que pessoas diferentes, de falas diferentes, com informações diferentes, convivam, criem e exercitem discursos poéticos diversos, que possam ser sinceramente apreciados e integrados criativamente em cena ou fora dela. Assim, cria-se uma fala corpo-verbal, que permite o trânsito, recria a palavra, acha o gesto capaz de provocar deslocamento e expansão e incita a arte performática dos envolvidos." (Miranda, 2008: 87-88).


A Companhia AtoresBailarinos do Rio de Janeiro foi criada por iniciativa e desejo de Regina Miranda em 1979, data em que retornou de Nova Iorque após intensas experiências com a dança. Pode-se dizer que a Cia tem um percurso e um sentido atrelado à história de sua criadora. Nos EUA, Miranda conhece os prenúncios da dança pós-moderna americana, experimenta as pesquisas iniciais de Steve Paxton (contato improvisação) e faz aulas de dança moderna no Studio de Martha Graham. Também neste período conhece o trabalho até então chamado de Effort-Shape (Esforço-Forma), hoje conhecido como Análise Laban de Movimento.


Com a formação da Companhia, Regina Miranda pode integrar dança, música, teatro, literatura e artes plásticas. Esta integração já fazia parte de sua formação desde a infância, e a partir deste momento ela pôde articular estes conhecimentos no acontecimento cênico. O grupo foi formado inicialmente por pessoas que tinham em comum apenas a diversidade entre si. Bailarinos, atores e não-bailarinos, pessoas experientes com outras sem experiência nenhuma, com muita entrega e paixão começam a trabalhar juntos. Regina introduz o grupo ao Sistema Laban/Bartenieff a partir de suas aulas. O grupo se reunia para aulas e pesquisas de movimento, leituras de poemas, romances e apreciações musicais.


A estréia da Companhia acontece em 1980 no palco do teatro Tereza Rachel com o espetáculo - Heliogábalo, o Anarquista Coroado1. O espetáculo coloca no palco um tema tabu até os dias de hoje, a sexualidade. Esta primeira apresentação ficou como uma "espécie de carta de intenções" do que a companhia viria a explorar. Dentre as características centrais de seus trabalhos, a reunião de artistas diversos, a construção espacial, a relação da cena com o público e a utilização de obras literárias como parceiros criativos são as marcas do trabalho da Cia.


"O que Regina procura neste primeiro momento é o aparelhamento de seus atores-bailarinos no sentido de todos possuírem um vocabulário comum de movimento, todos falarem a mesma língua – esta língua sendo o próprio Sistema Laban, lugar sempre aberto a experimentações, interpretações, e (re)criações. O que se busca, portanto, é a formação de uma linguagem própria, que vai, a cada montagem precisar de novas palavras, novos textos ou a (re)escritura dos mesmos, mas cujo vocabulário já está incorporado." (Bevilaqua: 3)


Ao longo dos 31 anos de existência, a Cia não permaneceu com o mesmo grupo. Contudo, dentre as idas e vindas, aqueles que já participaram de sua formação se mantiveram próximos de alguma maneira, e muitos permaneceram por longa data. Isso possibilitou uma coesão forte desta linguagem cênica e permitiu que esses atoresbailarinos se tornassem disseminadores do trabalho de Rudolf Laban.



1. Texto de Artaud, adaptado por Carlos Henrique Escobar.


Tabela de conteúdo

Espetáculos e Coreografias

2005

Criação | Direção: Regina Miranda

Ambientação | Trilha sonora: Regina Miranda

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen

Figurinos: Reinaldo Elias

Elenco: Ana Bevilaqua, Adriana Bonfatti, André Vidal, Alex Senna, Bruna Fiúza, Lídia Laranjeira, Marina Martins, Marina Salomon, Patrícia Niedermeier

Participação especial de integrantes da Cia. em momentos diversos de seu percurso: Luciana Bicalho, Rafaela Amado, Tatiana de Faria e Zeca Bittencourt

Bailarinas convidadas: Ana Paula Bouzas, Camila Fersi, Carla Stank, Dora de Andrade, Ligia Tourinho, Luca Leirias, Paula Mori, Renata Diniz e Taila Borges

Parque Lage – Rio de Janeiro


2004

Criação: Regina Miranda

Performers: Ana Bevilaqua e Marina Salomon

Espaço Sergio Porto – Rio de Janeiro


Criação: Regina Miranda

Performer: Patrícia Niedermeier

Espaço Sérgio Porto – Rio de Janeiro


2003

Texto | Direção: Regina Miranda

Direção Musical: Rodolfo Caesar

Cenografia | Figurino: Cica Modesto

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen

Elenco: Marina Salomon, Patrícia Niedermeier, Beth Goulart (ou Ana Bevilaqua)

Espaço Sesc – Rio de Janeiro / Saint Mark’s Church – LIMS’ Gala Performance – NY / Mercado Cultural – Salvador, BA


2002

Coreografia | Direção: Regina Miranda

Intérpretes: Marina Salomon e Patricia Niedermayer

Música: Cantos indígenas das tribos Suya and Yanomami, adaptados por Marlui Miranda

Duração: 12 min.

Feira de Dança de Dusseldorf – Alemanha


Coreografia | Direção: Regina Miranda

Intérprete: Marina Salomon

Duração: 10 min.

EL2002 – Parque Lage – Rio de Janeiro


2001

Coreografia | Direção | Figurinos: Regina Miranda

Intérpretes: Adriana Bonfatti, Ana Bevilaqua, Patrícia Niedermeyer

Vídeos: Regina Miranda

Música: Bass, Bass, Bass..., Alberto Iglezias

Duração: 36 min.

Friedrich Petzel Gallery – NY / EL2002 – Parque Lage – Rio de Janeiro


Criação | Coreografia | Direção: Regina Miranda

Direção de Arte: Valério Rodrigues

Desenho de Luz: Luis Paulo Nenen

Figurinos: Regina Miranda e Renata Vi

Ambientações: Luciana Barbosa, Ana Maria Moraes, Roselane Pessoa, Edward Monteiro Jr.,Valério Rodrigues, Luciano Tardin, Paulo Miranda, Paula Esteves Pericão, Solange Oliveira e Max Kohl

Vídeo: Alice Micceli

Intérpretes – Companhia Regina Miranda e AtoresBailarinos: Ana Bevilaqua, Adalberto Alves, Adriana Bonfatti, Marcus Flora, Marina Martins, Marina Salomon, Patrícia Niedermeyer e Renata Vi

AtoresBailarinos convidados: Cyro Figueiró, Marilena Bibas e Paulo Marques

Participações: Leonor Guimarães, Tom Vasquez, Dayse, D. Raimunda e o grupo de Atores Bailarinos Adolpho Bloch

Músicos convidados: Maria Guilhermina (piano), Julinho do Acordeon

Duração: 1h 15min.

Centro Laban-Rio / Rua Alice 75


2000

Criação | Direção: Regina Miranda

Vídeo-Instalação: Shalom Gorewitz

Desenho de Luz: Luis Paulo Nenen

Figurino | Trilha Sonora: Regina Miranda

Músicas: Steve Reich, R. Sakamoto, John Cage, Marlui Miranda

Intérpretes – Cia. AtoresBailarinos: Adalberto Alves, Adriana Bonfatti, Ana Bevilaqua, Henrique Schüller, Marina Salomon, Regina Miranda, Renata Vi (Projeto Sesc)

Artistas Convidados: Gabrielle Mendes, Márcia Monroe, Marilena Bibas, Marcus Flora, Mariângela Mascaretti, Sonia Dumont, Stella Guz, Tatiana Rodrigues

Participação Especial: Maria Guilhermina, Renata Versiani, José Paulo Correa

Duração: 45 minutos

Teatro Carlos Gomes – RJ / Excursão Sesc-Rio


Criação | Direção: Regina Miranda

Desenho de Luz: Luis Paulo Nenen

Figurino | Trilha Sonora: Regina Miranda

Intérpretes: Adriana Bonfatti, Ana Bevilaqua, José Paulo Correa, Marcelo Bosschard, Marcus Flora, Marina Salomon, Renata Vi

Duração: 40 minutos

Sala Baden Powel – Sesc | Rioarte


1999

Direção | Coreografia: Regina Miranda

Intérprete: Marina Salomon

Música: Jocy de Oliveira – “Solaris”, trecho da ópera Inori, a Prostituta Sagrada

Iluminação | Figurino | Cenário: Regina Miranda

Supervisão de Ator: Tonico Pereira

Duração: 30 min.

Dixon Place – NY


Coreografia | Direção: Regina Miranda

Escultura: Maurício Bentes

Música | Poema: Joel Thome e Françoise Gilot

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen (em parceria com Peter Gasper em São Paulo)

Ambientação Sonora: Arthur Omar

Intérprete: Marina Salomon

Duração: 10 minutos

Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro / ItaúCultural – São Paulo


Coreografia: Regina Miranda

Duração: 45 min.

Ballet Hispanico of New York – NY


1998

Criação | Direção: Regina Miranda

Cenografia: Regina Miranda

Figurino: José Paulo Corrêa

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen e Maurício Cardoso

Intérpretes: Adalberto de Souza, Adriana Bonfatti, Alexandre Galvão, Aline Bittencourt, Ana Amélia Vianna, Ana Bevilaqua, Clébio de Oliveira, Cyro Figueiró, Edson Farias, Gahccia Duarte, José Paulo Corrêa, Lau Vicente, Marina Salomon, Marcus Flora, Patrícia Nunes, Simone Gomes

Curto Circuito

Coreografia | Roteiro Musical: Regina Miranda sobre trechos de The Analogue Theater e Anger, de R. Sakamoto

Com: Adriana Bonfatti, Adalberto de Souza, Ana Bevilaqua, Clébio de Oliveira, Gahccia Duarte, Marcus Flora, Patrícia Nunes, Simone Gomes

Duração: 15 min.

Kawabata

Coreografia | Roteiro Musical: Regina Miranda

Música: Antiga canção vietnamita (anônimo) e India Song, de Carlos D’Alessio

Com: José Paulo Corrêa, Adriana Bonfatti, Ana Bevilaqua, Lau Vicente, Marina Salomon, Patrícia Nunes, Simone Gomes

Duração: 12 min.

Contra Ataque

Coreografia | Roteiro Musical: Regina Miranda

Música: Fragmentos de R. Sakamoto, Diamanda Galas, Takemitsu e canção anônima grega do séc. II.

Música Percussiva: Contra Ataque – criação original dos compositores Luiz D’Anunciação e Rodolfo Cardoso

Cenografia | Laser: Maurício Sette

Com: Marina Salomon ou Simone Gomes, Patrícia Nunes ou Ana Amélia, Adalberto de Souza, Alexandre Galvão, Clébio de Oliveira, Cyro Figueiró ou Edson Farias, Gahccia Duarte

Duração: 20 min.

Teatro Villa Lobos – RJ


1997

Roteiro | Direção | Coreografia: Regina Miranda

Cenografia e Direção de Arte: Maurício Sette

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen e Maurício Sette

Figurinos: José Paulo Corrêa

Trilha Sonora: Regina Miranda sobre fragmentos de Bela Bartók, Shostakovich, Brahms, Christian Vander, Dukas, C. J. Balland, R. Sakamoto, Groovrider e textos nas vozes de Jitman Vibranovsky e José Paulo Corrêa

Intérpretes: Marina Salomon ou Isa Kokay, José Paulo Corrêa, Renato Cabral ou Kaká Boa Morte

Duração: 55 min.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro / Centro Cultural Banco do Brasil – RJ / Espaço Sérgio Porto – RJ


Direção | Coreografia: Regina Miranda

Escultura: Maurício Sette

Música: Alberto Iglesias

Iluminação: Luiz Paulo Nenen

Intérpretes: Regina Miranda e José Paulo Corrêa

Duração: 15 min.

Centro Cultural Banco do Brasil - RJ


Direção | Coreografia: Regina Miranda

Cenografia-Laser: Maurício Sette

Trilha Sonora: Regina Miranda

Percussão e Músicos: Rodolfo Cardoso e Luiz D’Anunciação

Figurino: José Paulo Corrêa

Iluminação: Luiz Paulo Nenen

Intérpretes: Renata Versiani, Francisco Timbó, Paulo Rodrigues, Renato Cabral, Alessandro Chagas (corpo de baile do T. Municipal)

Projeto 6 Coreógrafos Brasileiros no T. Municipal

Duração: 20 min.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro


1996

Adaptação | Direção | Coreografia: Regina Miranda

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen

Cenário | Figurino: Ana Paula Cardoso

Figurinos das Estações: Regina Miranda

Trilha Sonora: Regina Miranda

Elenco:

Rainha da Neve ............................................... Marina Salomon

Gerda ............................................................... Doriana Mendes

Kay .................................................................. Sandro Isaack

Sra. do Castelo ................................................ Rafaela Amado

Corvo e Alce .................................................... Johannes Ildefonso

Princesa ........................................................... Ana Bevilaqua

Menina Salteadora ........................................... Adriana Bonfatti

Mãe Salteadora ................................................ Ana Paula Cardoso

Mulher da Finlândia .......................................... Simone Gomes

A cia. se reveza nos personagens incidentais

Duração: 1h.

Teatro Delfim – RJ


Exílio

Roteiro | Direção | Coreografia: Regina Miranda

Figurinos | Trilha sonora: Regina Miranda

Música: Noturno nº 13, op.48/1, F. Chopin; Canção Popular do Afeganistão; Trecho do Quarteto para o final dos tempos, de Messiaen; Prelúdio da Bacchiana no- 4, de H. Villa Lobos.

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen

Intérpretes: Ana Bevilaqua e Marina Salomon

Duração: 23 min.

Moderato Cantabile

Roteiro | Direção | Coreografia: Regina Miranda

Trilha sonora: Regina Miranda

Música: Extratos da Suíte Romeu e Julieta, de S. Prokofiev

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen

Figurinos: José Paulo Corrêa

Intérpretes: Marina Salomon, José Paulo Corrêa, Adriana Bonfatti e André Vidal (Rodrigo Salles – Bienal de Lyon)

Duração: 40 min.

Bienal de Dança – Lyon, França | Teatro Delfim – RJ


1995

Direção | Coreografia: Regina Miranda

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen e Henrique Leiner

Trilha sonora: Regina Miranda

Programa 1:

Moderato Cantabile

Música: Extratos da Suíte Romeu e Julieta, de S. Prokofiev

Figurinos: José Paulo Corrêa

Intérpretes: Marina Salomon, José Antonio Carnevali, Adriana Bonfatti, Rodrigo Salles

Duração: 40 min.

Exílio

Música: Noturno nº 13, op48/1, F. Chopin; Canção Popular do Afeganistão; Trecho do Quarteto para o final dos tempos, de Messiaen; Prelúdio da Bacchiana nº 4, de Heitor Villa Lobos

Figurinos: Regina Miranda

Intérpretes: Ana Bevilaqua e Marina Salomon

Duração: 23 min.

Programa 2:

Noturno

Música: Composição eletroacústica sobre a 4a Sinfonia de Tchaikovsky por Rodolfo Caesar, realizada especialmente para o trabalho

Pianista: Maria Gulhermina (em gravação especial para o trabalho)

Figurinos: Ângela Loureiro e Regina Miranda

Intérpretes: Adriana Bonfatti, Ana Bevilaqua, Doriana Mendes, Johaynes Hildefonso, Marcelo Bosschard, Marina Salomon, Rodrigo Salles, Rafaela Amado, Simone Gomes

Duração: 45 min.

Programa 3:

Moosbrugger Dances

Música: Trechos da Sinfonia nº 9, de Shostakovitch e TE DEUM, de Bruckner

Figurinos: Tadeu Burgos e Maurício Sette

Intérpretes: Adriana Bonfatti, Marina Salomon e Rodrigo Salles

Duração: 12 min.

(Ele não se move, ele olha as mãos)

Música: Trecho do romance O Inominável, de S. Beckett

Figurinos: Regina Miranda

Intérpretes: Simone Gomes, Jitman Vibranovsky e Marcelo Bosschard

Duração: 15 min.

Areias e Ventos

Trilha sonora: Regina Miranda

Música: Músicas gregas antigas, Ryuichi Sakamoto, Haendel, Puccini, Toru Takemitsu

Cenografia e Figurinos: Maurício Sette

Intérpretes: Adriana Bonfatti, Ana Paula Cardoso, Doriana Mendes, Marina Salomon, Paula Otero, Rafaela Amado, Simone Gomes

Duração: 25 min.

Teatro Glória – RJ


1994

Coreografia | Direção: Regina Miranda

Música: Messiaen, Rachmaninoff, Bruckner e Ricardo Prado

Figurinos: Regina Miranda e Tadeu Burgos

Cenário: Maurício Sette

Luz: Regina Miranda

Intérpretes: Adriana Bonfatti, Marina Salomon e Henrique Schüller

Duração: 12 min.

VIII Concurso Internacional de Dança de Saitama – Japão – Prêmio Especial do Júri (originalidade)


1993

Coreografia: Regina Miranda

Música: Chopin, Messiaen, Villa Lobos, música armênia tradicional

Cenário: Maurício Sette

Dançado por: Marina Martins e Regina Miranda

Coro dançado por: Tymberly Canale, Marcia Monroe, Carole Lee

Duração: 20 min.

Joyce Soho – NY


Direção | Coreografia: Regina Miranda

Música: Suítes nº 1 e 2 do Romeu e Julieta, de S. Prokofiev

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen e Henrique Leiner

Figurinos: José Paulo Corrêa

Trilha Sonora: Regina Miranda

Intérpretes: Marina Salomon, Marina Martins, José Paulo Corrêa, Mauro Marques

Duração: 40 min.

Sala Juana Sujo – Venezuela


Concepção | Direção: Regina Miranda

Assistida por: Marina Martins e Marina Salomon

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen e Henrique Leiner

Consultoria de Espaço: Maurício Sette

Consultoria de Figurinos: José Paulo Corrêa

Pesquisa: Marina Martins

Elenco:

1o- Piso: Angela Gebran, Leila Meirelles, Márcia Monteiro, Stela Guz, Tatyana Paiva, Eduardo Rieche, Jacyan Castilho, Zeca Bittencourt, Ana Bevilaqua, Celina Bebianno, Mauro Marques, Rafaela Amado, Michel Bercovitch, Samir Murad, Tatiana Rodrigues, Cláudia Magalhães, Fabiana Valor, Mariângela Mascaretti, Olga Leite, Ania Sartor

Torre: Bernardo Guerreiro, Márcia Amaral, Mariana Bulhões, Bia Boechart, Sérgio Almeida, Vanessa Cardoso

2o- Piso: Simone Gomes, Pascoal Villaboim (participação especial), Renata Sorensen, Doriana Mendes, Andrea Rommel, Rodolfo Brandão, Marina Martins, Marina Vianna, Emília Rey, Luiz Henrique Nogueira, José Paulo Corrêa, Luciana Bicalho, Marina Salomon, Regina Miranda

Duração: 1h20min.

Fundição Progresso - Rio de Janeiro


1992

Coreógrafa: Regina Miranda

Artistas plásticas: Elisebeth Rahlff (Noruega), Mariza Borges (Brasil)

Música: Marcus Antonio Moura (Brasil) – III Movimento: Porque o coração não é deserto

Figurinos: José Paulo Corrêa (Brasil)

Iluminação (do evento todo): Peter Gasper, Luiz Paulo Nenen e Henrique Leiner

Intérpretes: Adriana Bonfatti, Bernardo Guerreiro, José Paulo Corrêa, Marina Martins, Marina Salomon, Paula Nestorov, Simone Gomes

Participação dos atores: Alexandre Aragão, Alex Pinheiro, Genésio Machado, Leonardo Senna, Maciel Torquato, Marcelo Matos, Edvar Vasconcelos, Márcio Malvares

Duração: 40 min.


Concepção | Direção Geral | Coreografia: Regina Miranda

Direção de Arte: Tadeu Burgos

Desenho de Luz: Luiz Paulo Nenen e Henrique Leiner

Direção Musical: Maestro Ricardo Prado

Atores Bailarinos do Rio de Janeiro: Adriana Bonfatti, José Paulo Corrêa, Angela Loureiro, Marina Martins, Bernardo Guerreiro, Marina Salomon, FabianaValor, Regina Miranda, Henrique Schüller, Simone Gomes, Jitman Vibranovski,

Atriz Convidada: Christiana Guinle

Participação Especial: Renato Vieira

Participam: Adriana Bocalon, Ana Achcar, Ana Bevilaqua, Ana Fortuna, Andrea Römer, Antonella Batista, Daniela Visco, Erika Colares, Fernanda Sá, Greice Cohn, Márcia Amaral, Marcia Laviola, Maria Guimarães, Mariana Bulhões, Patrícia Niedermeier, Rosana Barra, Ruth Mezeck, Tatiana de Faria, Yara Victória

Duração: 1h.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro


1991

Concepção | Direção Geral: Regina Miranda

Curadoria de Espaço: Elisabete Reis

Criação de Figurinos: José Paulo Corrêa e Tadeu Burgos

Desenho de Luz: Peter Gasper, Luiz Paulo Nenen e Henrique Leiner

Pesquisa Musical: Antonio Mecha

Música: Mozart

Elenco:

Inferno: Newton Guimarães, Jefferson Duarte, Regina Miranda, Carla Vilela, Viviane Feder, Zeca Bittencourt, Mauro Sérgio Marques, André Spínola, Daniel Herz (ou Cadu Fernandes), Gisele Schwartz, Charlene Brito, Márcia Laviola, Marcio Bove, Maria Guimarães, Mariângela Mascaretti, Roberto Wagner, Lourival Prudêncio, Marina Lira, Samir Murad-Melhen, Cláudia Barbosa, Cláudia Provedel, Éber Inácio, Bel Bicudo, Bernardo Guerreiro, Eduarda Maia, Érica Colares, Lilian Mazza, Flávio Bruno, Freddy Ribeiro, Cosme Alves Neto, Adriana Bonfatti, Rodrigo Salles, Glace Machado, Leonardo Sena, Paula Nestorov, Ana Bevilaqua, Elza Andrade, Flávio Colatrello, Helena Ignez, Adriana Boccalon, Yara Victória, Roberto Guimarães, Valério Rodrigues, Conceição Senna, Olga Leite, Paulo Caldas, Regina Contursi, Aníbal Sá, Calé Miranda, Ana Maria Barreto, José Paulo Corrêa, Daniela Arantes, Rodolfo Brandão.

Purgatório: Maria Guilhermina, Henrique Schüller, Isabel Kerti, Jace Theodoro, Álvaro Juarez, Elvira Helena, Renato Castelo, Rosana Barra, Thelma Costa, Venina, Cristina Bettencourt, Fernando Bicudo, Simone Gomes, André Costa, Ana Carbatti, André Loui, Geraldo Madeira, Mariana Bulhões, Marize Vieira, Leila Maria, Luciana Telles, Daniela D’Andrea, Fernanda Rizzo, Sônia Dumont, Paula Tuccimei, Andréa Maciel, Constância Laviola, Flávia Guayer, Renato Torres Homem, Marta Chaves, Giselda Fernandes, Carla Pompilio, Luciana Esteves, Daniela Amorim, Eduardo Costa, Glória Marques, Regina Fontenelle, Stela Guz, Marcelo Bosschart, Andreia Magalhães, Celso Benayon, Elisabete Reis, Guido Corrêa, Márcia Amaral, Reinaldo Elias, Valéria Chaves, Jorge Guerreira, Ruth Mezeck, Marina Martins, Quarteto vocal de integrantes do Coro Ópera Brasil (Lily Abreu, Elisa Saboya, Ildebrando Moura, Rodrigo Esteves), Ivonete Rigot-Müller, Denise Telles, Adriana Jacome Simonato, Andrea Römer, Priscilla Teixeira, Tatiana de Faria.

Paraíso Bailarinas cedidas pela Escola de Dança Maria Olenewa; Fabiana Valor, Marina Salomon, Antonio Gaspar, Patrícia Brandão, Angel Vianna.

INSTALAÇÕES E AMBIENTAÇÕES

Inferno: Biza Vianna e Giorgio Knapp, Anna Bella Geiger, Manfredo de Souzaneto, Wilson Piran, Regina Miranda, Valério Rodrigues, Maurício Bentes, Adriana Bonfatti e José Paulo Corrêa, Ana Durães, Solange Oliveira e Hilton Barredo, Adriana Varella, Vicente Duque Estrada e Fernanda Funes (video instalação).

Purgatório: Regina Miranda, Marília Kranz.

Paraíso: Biza Vianna e Giorgio Knapp; Marcos Lontra, Peter Gasper, Luiz Paulo Nenen, Henrique Leiner e Celeida Tostes.

Duração: 2hs.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM


1990

Proposição de Luiz Pizarro e Alex Varella

Direção | Coreografia: Regina Miranda

Intérpretes: Adriana Bonfatti, Marina Martins, Ana Isabel Zibecchi, Marina Salomon, Doriana Mendes, Simone Gomes, Henrique Schüller.

Duração: 45 min.

Galpão das Artes – MAM – RJ


1989

Concepção | Direção | Coreografia: Regina Miranda

Cenários: Solange Oliveira e Valério Rodrigues

Iluminação: Luiz Paulo Nenen

Figurinos: Regina Miranda

Música: Romeu e Julieta, suítes nº 1 e 2, op. 64 de S. Prokofiev

Trilha sonora: Regina Miranda e Antônio Mecha

Elenco:

Never Ending ............................................. Paula Nestorov e Luis Martins

Mentiroso ................................................... Henrique Schuller

Dargelos .................................................... Rodrigo Salles

Paulo .......................................................... Daniel Herz

Morte .......................................................... Jitman Vibranovski

Geraldo ....................................................... Isio Ghelman

Isabel .......................................................... Marina Salomon

Mãe ............................................................. Léa Vibranovski

Noite ........................................................... Ana Jansen, Doriana Mendes e Soraia Ravenle

Ágata .......................................................... Simone Gomes

Participação: Ana Bevilaqua, Esther Weitzman, Ana Isabel Zibecchi, Leila Nobre, Andrea Huckleberry, Márcia Rubim, Cláudia Damásio, Olga Leite, Denise Telles, Soraia Jorge.

Duração: 1h 10 min.

Teatro Villa Lobos – RJ


1988

Direção | Coreografia | Figurinos: Regina Miranda

Intérpretes: Marina Martins, Marina Salomon, Luciana Bicalho, Denise Panessa, Soraia Ravenle, Luis Martins, Henrique Schüller, Tuca Andrada, Paula Nestorov.

Programa:

Curto Circuito – música de R. Caesar

Valsa para Lílian – música de Ravel

Suíte de Tangos – música de I. Stravinski e A. Piazzola

Quinteto – música de F. Hubard

Duração: 50 min.

Teatro Villa Lobos – RJ


1986

Direção | Coreografia: Regina Miranda

Projeto de Luz: Antônio Luis Mendes

Figurinos: Ângela Loureiro e Regina Miranda

Programa:

Tango (1981) – com Luis Martins e Regina Miranda

Boleros (1984) – com Angela Loureiro, Carlinhos de Jesus (participação especial), Jitman Vibranovski (ator convidado), Lia Rodrigues ou Marina Salomon, Luis Martins, Marina Martins

Noturno (1986) (música de F. Chopin / Rodolfo Caesar) – com Ângela Loureiro, Jitman Vibranovski, João Viotti Saldanha, Lia Rodrigues ou Cristina Ramos, Luis Martins, Marina Martins, Marina Salomon, Paula Nestorv, Regina Miranda

Duração: 1h20min

Teatro Villa Lobos – RJ


1985

Coreografia: Regina Miranda

Música: Rodolfo Caesar

Instalação e Iluminação: Luiz Áquila

Intérpretes: Regina Miranda e Ângela Loureiro

Duração: 25min

XVIII Bienal de São Paulo – SP


1984

Direção Geral | Coreografia: Regina Miranda

Música: Stravinsky, Piazzola, Ravel, boleros de autores diversos

Direção de ator: Maria Silva

Figurinos: José Paulo Corrêa

Iluminação: José Enrico Mauro

Intérpretes: Ângela Loureiro, Luis Martins, Luciana Bicalho, Wanderley Barreto, Marina Martins, Vicente di Franco, Regina Miranda.

Programa:

Valsa para Lilian – com Marina, Luis e Regina

Suite de Tangos – com Ângela, Luciana, Regina, Luis e Vicente

Boleros – com Ângela, Luciana, Marina, Luis, Wanderley e Vicente

Duração: 1h 10min.

Gafieira Estudantina Musical – RJ


Direção Geral | Coreografia: Regina Miranda

Trilha sonora: Regina Miranda, Antonio Mecha e Ângela Loureiro

Figurinos: José Paulo Corrêa

Iluminação: José Enrico Mauro

Intérpretes: Ângela Loureiro, Luis Martins, Luciana Bicalho, Wanderley Barreto, Marina Martins, Vicente di Franco, Regina Miranda.

Duração: 1h 10min.

Teatro Villa Lobos – RJ


Direção | Coreografia: Regina Miranda

Figurinos: Regina Miranda e Ângela Loureiro

Intérpretes: Ângela Loureiro, Luis Martins, Carlinhos de Jesus, Wanderley Barreto, Luciana Bicalho, Vicente di Franco, Jitman Vibranovski, Regina Miranda, Marina Martins.

Praça da Cinelândia – Dia Nacional da Cultura


1983

Direção Geral | Coreografia: Regina Miranda

Música: J. Brel, M. Monk, J. Hendrix, Piazzola, Donaldson, Mozart, Chopin

Figurinos: Alexandre Meyer e José Paulo Corrêa

Iluminação: José Enrico Mauro

Intérpretes: Alexandre Meyer, Paula Nestorov, Ângela Loureiro, Regina Miranda, Isabel Bicudo, Wanderley Barreto, Luciana Bicalho, José Paulo Corrêa, Luis Martins, Jacob Herzog (pianista), Mariângela Mascaretti, Denilton Gomes (artista convidado), Marina Martins, Maria Silva (artista convidada)

Duração: 1 hora

Antiquário na Rua do Lavradio – RJ


1982

Direção Geral: Regina Miranda

Figurinos: José Paulo Correa

Intérpretes: Ângela Loureiro, Luciana Bicalho, Beatriz Cronemberger, Luis Martins, Isabel Bicudo, Marina Martins, Zé Paulo Corrêa, Paola Bustamante, Wanderley Barreto, Regina Miranda

Programa:

Vayamos al Diablo – versão para grupo, coreografia de Regina Miranda, música de Astor Piazzola

Através de Alice – duo coreografado por Regina Miranda, música de Erik Satie, dançam Ângela Loureiro e Luis Martins.

Estudos Opus 10 – duo coreografado por Regina Miranda, música de Frédéric Chopin, dançam Zé Paulo Corrêa e Regina Miranda

Encontro com Alina Reyes – duo coreografado e dançado por Marina Martins e Luciana Bicalho, música de Gustav Mahler

Sonata Número 7 – coreografia para o grupo de Ângela Loureiro e Regina Miranda, música de Sergei Prokofiev

Duração: 1hora

Teatro Nelson Rodrigues – RJ


1981

Direção Geral | Coreografia: Regina Miranda

Direção de ator: João Antonio de Lima Esteves

Roteiro: Regina Miranda, João Antonio, Maria Lúcia Vidal

Música: Walter Smetak, Terry Ryley, Chico Buarque de Holanda

Figurinos: José Paulo Corrêa

Texto: Maria Lúcia Vidal

Iluminação: Américo Issa

Intérpretes: Ilana Marion, Isabel Bicudo, Luciana Bicalho, Maria Lúcia Vidal, Marina Martins, Regina Miranda

Duração: 48 min.

Teatro Ipanema – RJ


Direção Geral | Coreografia: Regina Miranda

Figurinos: José Paulo Correa

Música: Jimi Hendrix

Intérpretes: Zé Paulo Corrêa, Isabel Bicudo, Reinaldo Elias, Ilana Marion, Maria Lúcia Vidal, Marina Martins, Luciana Bicalho

Duração: 57min

Festival de Arte da Bahia – Teatro Santo Antônio – Salvador | BA


Direção Geral: Regina Miranda

Figurinos: José Paulo Corrêa

Cenários: Luiz Áquila da Rocha Miranda

Intérpretes: Ângela Loureiro, Luciana Bicalho, Beatriz Cronemberger, Luis Martins, Isabel Bicudo, Marina Martins, Zé Paulo Corrêa, Paola Bustamante, Wanderley Barreto, Regina Miranda

Programa:

Vayamos al Diablo – solo coreografado por Regina Miranda com música de Astor Piazzola

Nem Sei Bem Porque – coreografia de Regina Miranda com música de Jimi Hendrix

Encontro com Alina Reyes – duo coreografado por Marina Martins e Luciana Bicalho com música de Gustav Mahler

Meio Máscara, Meio Verdade – duo coreografado por Regina Miranda e José Paulo Corrêa com música de Astor Piazzola

Sonata Número 7 – coreografia para todo o grupo com música de Sergei Prokofiev, de autoria de Ângela Loureiro e Regina Miranda

Ponto de Fuga – solo coreografado por Regina Miranda com música de Herbert e Kahn

Duração: 1h 10min.

Teatro Villa Lobos


1980

Direção Geral | Coreografia: Regina Miranda

Música: Arnaldo Dias Baptista

Figurinos: José Paulo Corrêa

Cenários: Luiz Áquila da Rocha Miranda

Texto: Carlos Henrique Escobar (a partir da obra de Antonin Artaud)

Iluminação: Américo Issa

Elenco:

Heliogábalo .............................................. Ricardo Kosovski

As Quatro Júlias ...................................... Marina Martins, Cristina Futuro, Cristina Mello, Gilberto Vieira

Gannys .................................................... Zé Paulo Corrêa

Eutiquiano ................................................ Wanderley Barreto

Princípio Feminino .................................... Francinett

Princípio Masculino .................................. Reinaldo Elias

Senadores ............................................... Dino Oliveira, Idelvan Pain, Reinaldo Elias, Grigori Cheskis

Primeira Vestal ........................................ Luciana Bicalho

Vestais .................................................... Francinett, Isabel Bicudo

Duração: 1h 40min.

Teatro Thereza Rachel


Publicações e Referências

Livros



Artigos e afins





Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home