Balé Folclórico de Teresina

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Breve Histórico



O Balé Folclórico de Teresina, existiu entre os anos de 1997 e 2003. Surgiu da iniciativa da coreógrafa Luzia Amélia que ministrava oficinas para crianças na comunidade do Macacau, também conhecido como bairro São João em Teresina, Piauí. O grupo recebeu apoio da Prof. Cecília Mendes, coordenadora à época da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, e o projeto de criar uma companhia que pesquisasse as manifestações folclóricas piauienses foi levado ao então prefeito Firmino Filho em 1996.

O Balé Folclórico de Teresina estreou em 1997 "A Dança do Calango" , espetáculo considerado até hoje um marco na dança do Piauí. A obra que circulou por dez anos atingiu recordes de público e participou de importantes festivais no Brasil, seguindo posteriormente para a Alemanha onde realizou turnê.

Fazem parte, ainda, da trajetória do Balé Folclórico os espetáculos "Piauiês" e " Nativus". O Balé possuía originalmente em seu elenco 15 bailarinos. Desenvolveu os seguintes projetos: " O Reisado na Praça" , "Natal nos Bairros", e a " Escolinha de Danças Folclóricas" que atendia cerca de 200 alunos entre crianças e adolescentes na região do Matadouro, zona norte da capital. Posteriormente o Balé Folclórico mudou seu nome para Balé de Teresina, projeto que desenvolve atualmente um conjunto de ações como ONG em Teresina. O Balé de Teresina tem a frente as bailarinas Andrea Barreto e Drica Monteiro integrantes do elenco original do Balé Folclórico.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home