Balleto

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Foi um dos grupos da década de 1980 formado apenas por homens que produziu dança contemporânea no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Porto Alegre.


O grupo foi criado em 1987, por João Filho, Homero Volino e os irmãos Guelho e Cleber Menezes. Guelho assumia a direção do grupo. Seus objetivos eram buscar através da pesquisa sua linguagem original, elaborando o movimento livre de códigos estabelecidos, captando e compreendendo os ritmos da sua época. A arte como parte integrante da realidade. Apesar do grupo ter uma curta duração, de apenas dois anos, foi extremamente relevante para a dança cênica local. Em um tempo em que predominantemente os grupos estavam vinculados a escolas de dança e a abordagem da dança clássica, o Balleto conseguiu romper alguns limites da época sendo um grupo independente, exclusivamente masculino e de dança contemporânea.


Repertório

Premiações


Referências

CUNHA, Morgada e FRANCK, Cecy. Dança: nossos artífices. Porto Alegre: Movimento, 2004.
Imagem consentida através do acervo Centro de Memória do Esporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um agradecimento especial para Luciane Soares o qual me auxiliou a busca desses materiais.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home