Cássia Navas

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Cassia Navas.jpg

Disponível em Cássia Navas – Currículo Lattes

Tabela de conteúdo

Cássia Navas

Cássia Navas Alves de Castro nasceu na cidade de São Paulo, no bairro da Bela Vista/Bixiga, em 02 de julho de 1959.

É professora doutora, pesquisadora, consultora das áreas de dança e teatro, e uma das mais renomadas crítica de dança do país, com vasto número de publicações (Cássia Navas - Enciclopédia do Teatro).

Desde 2004 integra o corpo docente do Departamento de Artes Corporais, da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo - UNICAMP/SP (Cássia Navas – Currículo Lattes).


Formação e Carreira

Filha de pais pesquisadores, seu pai formou-se na Faculdade de Direito da USP - São Francisco, e sua mãe formou-se em latim e português na Faculdade de Filosofia e Letras da USP - Maria Antonia, no fim da década de 70, Cássia Navas também entra para as Faculdades de Direito e Ciências Sociais da USP. Ainda que, muito antes de entrar nestas duas faculdades, já havia descoberto que sabia ler movimento e ver a vida como uma sucessão de cenas, que estavam no teatro, como formas e sons, e depois na vida, e assim sucessivamente (Cássia Navas - Enciclopédia do Teatro).

Formou-se em direito, mas não terminou a faculdade de Ciências Sociais. Morou um período de sua vida na Espanha, com a intenção de conhecer um pouco mais sobre a história de sua família, na qual três de seus avôs eram espanhóis. Deu aulas de dança por lá, depois voltou para o Brasil onde casou-se e decidiu prosseguir em sua carreira acadêmica (Cássia Navas - Enciclopédia do Teatro).

Concluiu seu pós-doutorado em artes na Escola de Comunicações e Artes da USP, no ano de 2002, e instigada pela curiosidade de conhecer a chamada nova dança francesa ou a tal da dança contemporânea e seus investimentos, foi estudar na França (Cássia Navas - Enciclopédia do Teatro).

Cássia Navas voltou para o Brasil, orientou pesquisas de incríveis artistas na REDE Stagium, foi pesquisadora da Equipe de Artes Cênicas/IDART/Secretaria Municipal de Cultura (São Paulo), coordenadora da REDE Stagium e da Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo) e membro da Comissão de Graduação do Curso de Dança. Também atuou como consultora do Teatro de Dança - TD (Secretaria do Estado da Cultura e APAA - Associação Paulista dos Amigos das Artes), em que se incluiu o programa Prêmio Teatro de Dança, com o apoio do SESC - São Paulo (Cássia Navas – Currículo Lattes).

Atualmente é membro do Conselho do Departamento de Artes Corporais (IA/UNICAMP), compondo a Sub-Comissão de Pós-Artes/Instituto de Artes/UNICAMP, desde junho de 2010 e a Sub -Comissão do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena desde 2011. Além de ser também a coordenadora de Extensão e Atividades Comunitárias do Instituto de Artes da Unicamp, e do grupos GEPETO - Grupo de Pesquisa Topologias do espetáculo - arte e identidades contemporâneas (CNPq) e o GT-Grupo de Pesquisa em Dança no Brasil da ABRACE/Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, compondo a sua diretoria, ao participar do Conselho Editorial (Cássia Navas – Currículo Lattes).


Produções

Autora de Imagens da Dança em São Paulo, Dança Moderna, Dança e Mundialização: políticas da cultura no eixo Brasil-França, Vem Dançar, Cisne Negro Companhia de Dança, de Teatro do Movimento - um método para o intérprete-criador e de Arte da Composição, os dois últimos juntamente com Lenora Lobo. Também assinou as pesquisas dos vídeos Como Dança São Paulo, Memória Presente: Klauss Vianna e do CD ROM Informação e Memória de Dança no Brasil (Cássia Navas – Currículo Lattes).

Referências

Cássia Navas - Enciclopédia do Teatro. Acesso em dezembro de 2011.

Cássia Navas – Currículo Lattes. Acesso em dezembro de 2011.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home