Casa Hoffmann
De Wikidanca
A Casa Hoffmann é a sede do Centro de Estudos do Movimento e também da coordenação de dança de Curitiba (que compõe a Fundação Cultural de Curitiba – FCC). A Casa fica localizada na Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem, Setor Histórico.
Tabela de conteúdo |
A casa
ConstruÃda pela famÃlia Hoffmann, em 1890, a casa é sÃmbolo da prosperidade de uma famÃlia de tecelões austrÃacos que se mudou para o Brasil no final do século XIX. O imóvel também constitui marco arquitetônico da transformação urbana que Curitiba viveu na virada para o século XX. Habitada pelos Hoffmann até 1974, a casa depois foi alugada e sofreu diversas adaptações, até ser destruÃda por um incêndio, em 1996. Apenas as paredes externas e a fachada foram mantidas. O imóvel, catalogado como unidade de interesse de preservação do municÃpio, foi totalmente restaurado e desde 23 de março de 2003 abriga o Centro de Estudos do Movimento. [1]
Gestões anteriores da Fundação Cultural cogitaram a possibilidade de estabelecer uma companhia ou escola de dança neste patrimônio histórico, mas a iniciativa para a restauração e utilização do espaçço da casa Hoffmann só ocorreu entre 2001 e 2002. Alguns artistas da cidade apresentaram várias vezes, em diferentes gestões, à Presidência da Fundação Cultural de Curitiba, projetos para a criação de companhias, e mesmo de escolas. Desde junho de 2003, o espaço foi palco de uma iniciativa de ação cultural para a área de dança da cidade. (VELLOZO, 2005, p. 103)
Coordenações de Dança
Desde 2003 até 2011, a Casa Hoffmann já foi coordenada por três gestões diferentes.
2003-2004: Rosane Chamecki e Andrea Lerner
Desenvolveram um projeto de seleção semestral (2º semestre 2003, 1º semestre 2004, 2º semestre 2004) de sete bolsistas, que recebiam ajuda de custo de R$1.500 por semestre para a apresentação de um trabalho final, além de gratuidade nos cursos oferecidos pela Casa.
- Bolsistas 2003: Andréa Serrato; Andréa Obrecht; Cristiane Bouger; Michelle Martins Moura; Olga Nenevê; Pablo Colbert; Sheylli Caleffi.
- Bolsistas 1º semestre 2004: Elisabete Finger; Gustavo Bitencourt; Juliana Adur; Maria Clara Bordini; Ricardo Marinelli; Givaneide Bezerra; Janja.
- Bolsistas 2º semestre 2004: Stéphany Schuwinski; Dayse Cristina Santiago; Karina Pereira da Silva; Mário Machado Neto; Tom Reikdal; Lisiane Trindade; Ângelo Cruz.
- Convidados: 2003 - Ko Murobushi; La Ribot; Vera Mantero; David Zambrano; Sarah Michelson; Thomas Plischke; Helena Katz; Roberto Pereira.
2004 – Margarida Guergue; John Jasperse; Tere O'Connor; Willi Donner; Anna MacRae; Dani Lima; Shelley Senter; Fabiana Britto; Deborah Hay; Juan Domingues; Cássia Navas; Simone Auqtherlony; Thomas Lehmen; Xavier Le Roy.
Polêmica em torno da contratação de Chamecki e Lerner (p. 113; 122 da digitalização).
2005-2009: Marila Velloso
A coordenação de Marila Velloso manteve a seleção de bolsistas, mas também incluiu um novo edital: estruturação coreográfica. Enquanto o primeiro consistia em espaço e cursos para artistas desenvolverem e aprofundarem suas pesquisas, o segundo previa o uso da Casa para uma série de apresentações dos trabalhos selecionados, além de bolsa para auxiliar a elaboração das apresentações; os proponentes também recebiam orientação e participavam dos cursos. Outra modalidade era a de participante, em que os artistas selecionados participavam gratuitamente dos cursos, mas não tinham compromisso de apresentar trabalhos ao final do semestre – e também não recebiam ajuda de custo.
Durante essa gestão, diversos artistas de outras cidades e paÃses circularam pela Casa, com curadoria de Fabiana Britto; porém, o corte de verbas da FCC e da Coordenação de Dança impossibilitaram a realização de alguns cursos e a manutenção da curadoria.
2010-2011: Eleonora Greca
Referências
VELLOZO, Marila A. Outras configurações no ambiente curitibano. In: A imagem do Teatro GuaÃra e da dança em Curitiba: influência e contaminação através da mÃdia.(dissertação de mestrado) São Paulo: 2005. (p. 84-117)