Centro Internacional de Dançaterapia María Fux
De Wikidanca
No ano 2002 foi fundado por María Fux e Pio Campo o Centro Internacional de Dançaterapia que leva o nome dela, dirigido por Pio Campo.
O objetivo do Centro é proporcionar uma possibilidade de comunicação focada na escuta, no respeito e na valorização das diferenças do outro e de si mesmo, através do encontro com a essência que habita em cada ser.
O Centro Internacional de Dançaterapia oferece cursos de formação e informação sobre Método de Dançaterapia desenvolvido por María Fux e através da Escola SI.DANZA na Europa e no Oriente. Além de desenvolver trabalhos sociais em parceria com ONG’s, grupos e outras entidades. Os cursos se dirigem a psicólogos, médicos, fisioterapeutas, profissionais que trabalham em empresas, na área de educação, arte, pessoas que trabalham com portadores de necessidades especiais, físicas, psíquicas e sociais, ou que apenas estejam interessados no assunto.
Tabela de conteúdo |
María Fux
Atua como dançarina, coreógrafa e dançaterapeuta. María Fux é reconhecida como desenvolvedora do método de Dançaterapia. Possui uma estética própria e uma compreensão da dança como um caminho para a plenitude do potencial expressivo que todos possuem.
Seu trabalho engloba não só os profissionais da saúde, como fisioterapeutas e psicólogos, mas se amplia para diversas áreas, como as artes, a educação e ginasticas. María é constantemente convidada para comparecer em instituições, conferencias e seminários, a fim de testemunhar a experiência de integração, proposta por seu método, entre deficientes variados e pessoas que se interessam pela abordagem tratada pela Dançaterapia. Sua obra é integrativa, tendo em suas aulas alunos down, surdos, deficientes mentais, pessoas com problemas de isolamento ou solidão, idosos, entre outras.
Pio Campo
Dançaterapeuta italiano formado desde 1992 com a Mestra Maria Fux no Centro Criativo de Dançaterapia de Buenos Aires e na Escola quadrienal para Operadores em DanzaMovimentoTerapia método Maria Fux, na Itália. Dirige o Centro Internacional de Dançaterapia, sob a supervisão de Maria Fux.
Em 1989 fundou com Robson Max o Espaço Cultural Vila Esperança em Goiás.
Pio ministra cursos em Faculdades, Centros de reabilitação, Centros de recuperação para dependentes químicos e Centros de educação. Se ocupa permanentemente da Formação em Dançaterapia tanto no Brasil como na Itália e Oriente.
Formação em Dançaterapia
A Dançaterapia segundo o Método Maria Fux é um caminho profundo de autoconhecimento, de comunicação com o outro e com a realidade ao redor, através do movimento, possibilitando a aceitação dos limites e da transcendência ao mesmo tempo. Busca uma linguagem do corpo que se manifesta e se afirma, partindo da consciência, da presença, da liberdade e da afetividade.
A Dançaterapia se apoia, de forma valida, em conceitos como o da medicina tradicional ou da psicologia, porém, no processo de formação, não é necessário que se tenha formação em nenhuma outra área como complemento, uma vez que a Dançaterapia baseia-se em uma metodologia específica.
Dessa forma, a formação se articula no conhecimento da Dançaterapia como linguagem do corpo, na dimensão da escuta de si e do outro, nos estágios de condução cuidadosamente orientados para chegar às aplicações externas dirigidas a grupos de diferentes identidades e com dificuldades ou não.
A Formação segue os parâmetros internacionais de 3 anos com uma carga horária de 1200 horas, divididos em: 4 encontros vivenciais de 16 horas cada e um encontro intensivo de 56 horas. As horas restantes são gerenciadas autonomamente sob supervisão dos profissionais do Centro.
Público Alvo
A formação se dirige a psicólogos, médicos, fisioterapeutas, profissionais que trabalham em empresas, na área de educação, arte, pessoas que trabalham com portadores de necessidades especiais, físicas, psíquicas e sociais, ou que apenas estejam interessados no assunto, uma vez que não é necessário atuar em nenhuma área especifica para concluir o curso.
Locais de Formação
O Centro Internacional de Dançaterapia oferece cursos de formação em diversos locais no Brasil e no mundo, distribuídos entre:
- Locais de formação no Brasil:
- São Paulo
- Pirenópolis
- Locais de Formação no Exterior:
- Itália
- Espanha
- Nepal
- Índia
Além de oferecer workshops e outros tipos de curso em diversas áreas do Brasil e do exterior.
Escola Si.Danza
O Centro Internacional de Dançaterapia María Fux é representado no exterior pela “Si.Danza Scuola: Internazionale di Danzaterapia”. Constituída em Verona por Pio Campo, em 2007. A Escola representa a concretização de um caminho iniciado por Pio Campo em colaboração com María Fux, oferecendo os cursos de formação desenvolvidos a partir do método de Dançaterapia de María Fux.
Projetos Sociais
O Centro Internacional de Dançaterapia María Fux apoia diversas ONG’s e projetos sociais, entre os quais estão:
Asilo São Vicente de Paula
O asilo, que abriga mais de cem portadores de deficiências psíquicas e físicas graves, tem a Dançaterapia inserida no seu dia a dia desde 1992, o que gerou resultados surpreendentes, pois, apesar das limitações dos internos, eles relatam uma grande alegria em poder dançar.
Colônia Santa Marta
O Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta, conhecido como Colônia Santa Marta, têm como principal foco o tratamento da hanseníase, doença que ainda possui muitos preconceitos. A Colônia abriga o projeto Casa Viva desde 2006, o qual o Centro Internacional de Dançaterapia está presente. O Centro realiza encontros de Dançaterapia com os internos, visando a recuperação do movimento como expressão de comunicação, reinserção, redescoberta das possibilidades criativas além dos limites e dos preconceitos.
Chácara Paraíso
A Chácara Paraíso de Recuperação foi fundada em Goiás em 2002 pelas Obras Sociais da Diocese de Goiás. Abriga homens de faixas etárias diferentes que tem um histórico de dependências químicas (álcool e drogas). A Dançaterapia faz parte do processo de recuperação. O Centro Internacional de Dançaterapia produziu o vídeo “Passo a Passo” relatando este emocionante percurso de descoberta das potencialidades da dança.
Vila Esperança
O Espaço Cultural Vila Esperança, fundado em 1989 por Pio Campo e Robson Max, possibilita a realização de vivências com a comunidade e crianças da Escola Pluricultural Odé Kayodê. A Dançaterapia é vivenciada no cotidiano deste Espaço como um percurso que se dirige indistintamente a todos os participantes desde as crianças até os educadores, famílias, adolescentes, portadores de deficiências físicas e psíquicas, adultos em geral.
Ligações externas
Site do Centro Internacional de Dançaterapia María Fux
Site da Escola SI.DANZA
Referências
Centro Internacional de Dança Terapia María Fux. Disponível em: <http://www.dancaterapia.org/?page_id=223> Acesso em: 15 de jun. de 2013.
SI.DANZA. Disponível: <http://www.si-danza.it/> Acesso em: 10 de jun. 2013.
María Fux Danzaterapia. Disponível em: < http://www.mariafux.com.ar/> Acesso em: 12 de jun. de 2013.