Centro de Movimento Deborah Colker

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

1-bruno-centro-debora-colker.jpg


Tabela de conteúdo

Histórico

O Centro de Movimento Deborah Colker foi criado em 2005, com a filosofia de que “através do movimento, o ser humano desenvolve seu corpo, sua inteligência, confiança e habilidade de se comunicar e se expressar”. A escola oferece várias técnicas de movimento e possui foco na integração entre dança e outras formas de arte. Essa integração proporciona para os alunos um conhecimento fundamental para a formação de um corpo potente e criativo. O objetivo é, através da arte, e principalmente da dança, proporcionar encontros entre pessoas, desde crianças à adultos, sendo elas iniciantes ou profissionais. Vale ressaltar que o Centro de Movimento está localizado no mesmo lugar onde funciona a Companhia de Dança Deborah Colker, desta forma, a relação entre profissionais e alunos acontece da integração de educação, formação, criatividade e experimentação, proporcionando trocas de experiências que enriquecem a vivencia na escola.


O espaço

O Centro de Movimento Deborah Colker está localizado na Rua Benjamin Constant, no bairro da Glória – Rio de Janeiro. O espaço ocupa três casarões da região, sendo um deles, a antiga residência do pintor Victor Meirelles. O espaço foi completamente restaurado, preservando a fachada característica do segundo reinado, com referencias ao artista e da época em que foi feita a construção, que possui a data de 1893. Apesar da preocupação em manter aspectos históricos no prédio, as salas foram reformadas, oferecendo estrutura apropriada de qualidade para o desenvolvimento de qualquer técnica de dança e movimento. As instalações internas contam com sala de ensaio, mezanino e escritório da Companhia de Dança Deborah Colker, salas de aula, cenotécnica, sala de figurinos, hall de entrada, recepção, sala de secretaria, lanchonete, loja, vestiários, banheiros e copa.

Deborah Colker

Deborah Colker, além de dançar e coreografar, cursou psicologia, foi jogadora de vôlei e estudou piano por dez anos. A partir da década de 80, foi bailarina, coreógrafa e ministrou aulas por oito anos no Grupo Coringa, dirigido por Graciela Figueroa. Deborah, em 1984, foi convidada por Dina Sfat para coreografar os movimentos da peça “A Irresistível Aventura”, com direção de Domingos de Oliveira, dando início ao que seria a vertente mais importante de sua carreira nos dez anos seguintes. Trabalhou com os principais diretores e atores do país em espetáculos como “Escola de Bufões” de Moacyr Góes, “Macbeth” de Ulysses Cruz com Antônio Fagundes, “Sonhos de Uma Noite de Verão” de Werner Herzog, “A Serpente” de Antônio Abujamra e “Uma Noite na Lua” de João Falcão com Marco Nanini. Em 1994 fundou a Companhia de Dança Deborah Colker, a qual possui diversos trabalhos assinados por Deborah. As criações de Deborah Colker possuem características bem peculiares, uma vez que esta desafia os limites físicos dos bailarinos, realizando uma integração entre artes que possibilitam criar relações entre movimento e espaço.


Cursos oferecidos













Fachada5to.jpg

Colônia de Férias

A Centro de Movimento Deborah Colker ofereceu diversos cursos de férias para diferentes faixar etárias durante o mês de janeiro. Para as crianças, entre quatro e dez anos, foi criada a conhecida “mini-escolhinha de artes”, onde são realizadas atividades ligadas à dança, música, literatura, artes plásticas, teatro, circo, esportes, culinária, natureza e tecnologia. As oficinas são diferenciadas a cada ano, a fim de trazer sempre novos estímulos para as crianças. Para jovens e adultos, são oferecidas oficinas diferentes das aulas que podem ser encontradas durante o ano.


Projetos

O Centro de Movimento Deborah Colker promove diversos eventos, como apresentações, exposições, recitais, e entre outros, com o intuito de completar os cursos oferecidos.


Espetáculo

O encerramento das atividades anuais é celebrado com um espetáculo de fim de ano, o qual é produzido para todos os alunos da escola que desejarem participar. Desde o início do ano, um tema é selecionado, a fim de guiar as atividades que iram servir como estudo para a composição coreográfica do espetáculo.


Sarau

São realizados saraus ao longo de ano, com o objetivo de ampliar a margem de ensino e experiências dos alunos. A partir de um tema proposto, este é trabalhado pelos próprios alunos, que irão desenvolver sua criatividade sob a supervisão de seu professor. Como resultado do processo de pesquisa e criação, são realizadas apresentações abertas ao público.


Aulas Públicas

Ao final de cada semestre, são realizadas aulas públicas com a intenção de apresentar aos familiares e responsáveis o trabalho feito em sala de aula. No final do ano, em dezembro, é realizada uma avaliação em sala de aula. Nesta, a coordenadora pedagógica, uma professora convidada e a professora da turma avaliam como se deu a execução do programa desenvolvido ao longo do ano. Essa avaliação será registrada no Boletim do Aluno onde também será escrito tudo o que foi discutido e avaliado, assim como o nível sugerido para o aluno no ano subsequente.


Visitas guiadas para crianças

O Centro de Movimento Deborah Colker realiza visitas de crianças em seu espaço através de Instituições e Escolas. Nesse encontro os visitantes são apresentados ao universo da Dança, a partir da rotina profissional do bailarino, professor ou coreógrafo de dança. O roteiro inclui observar um trecho do ensaio e criação da Companhia de Dança Deborah Colker, passear pelas dependências do Centro de Movimento Deborah Colker e receber de forma lúdica e interessante informações sobre a história da dança e da Cia de Dança Deborah Colker. Ao final, as crianças participam de uma aula prática de Dança Criativa.


Referências

Centro de Movimento Deborah Colker. Disponível em: < http://www.cmdc.art.br/> Acesso em: 09 de ago. de 2013.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home