Cia Municpial de Dança de Caxias do Sul
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
Introdução
A Cia. Municipal de Dança surgiu através do poder Legislativo, que sancionou a Lei n° 4.677 de Julho de 1997 pelo Prefeito Municipal, sendo vinculada a Secretaria Municipal da Cultura, com as seguintes finalidades: resgatar e cultivar, através da dança, as manifestações artístico-culturais como forma de expressão; desenvolver e divulgar a cultura e a capacidade artística do povo caxiense; gerar oportunidades, através de espetáculos e mostras, de educar, entreter e desenvolver o gosto e a apreciação pela dança; promover e divulgar o Município de Caxias do Sul, nacional e internacionalmente; possibilitar intercâmbios; tornar-se instrumento e fonte de pesquisa.
História
A Cia. Municipal estreou oficialmente em 12 de março de 1998, no Teatro Municipal da Casa da Cultura de Caxias do Sul, com o espetáculo “1,2,3…UNO-DUO”, composto de 9 cenas coreografadas por Thomas Plischke, Ney Moraes, Sigrid Nora, Cláudia Palma, Eva Schul e Jair Moraes. A companhia se caracteriza por não possuir um coreógrafo residente sendo assim, o grupo vem experimentando linguagens diversas pelo contato com coreógrafos nacionais e estrangeiros, que têm como qualidade comum, a ampliação do vocabulário da dança contemporânea. Já trabalharam com a companhia coreógrafos como: Sigrid Nora, Mário Nascimento, Ney Moraes, Cláudia Palma, Jair Moraes, Eva Schul, Brenda Angiel, Thomas Plischke, Ana Teixeira, Janaína Jorge, Daggi Dornelles, Luciana Paludo. A Cia. teve como diretores - desde sua criação até o presente momento: Sigrid Nora (1997 – 2004); Carine Soares Turelly (2005); Renato Filippini (2005 – 2007); e Dora de Resende Fabião (2007 – 2009). Atualmente a direção da Cia. Municipal de Dança é de Cristina Nora Calcagnotto.
Com um perfil aberto, a Cia. Municipal de Dança busca inserir-se na contemporaneidade, privilegiando os processos criativos com base na investigação e experimentação, e apostando na fusão de linguagens e na valorização do talento local. Algumas das influências da Cia são a dança-teatro de Pina Bausch e a dança contemporânea. Como preparação técnica os bailarinos realizam aulas de balé clássico, dança contemporânea e pilates.
Atenta ao processo de desenvolvimento cultural local e contribuindo para facilitar o acesso aos bens culturais, a Cia. Municipal de Dança participa de eventos promovidos pela cidade, visando não só o produto cultural em si, mas também a educação e formação. Para tanto, mantém a Escola Preparatória de Dança que ter por objetivo focalizar também na área do conhecimento sistematizado. Essa ação está voltada a comunidades menos favorecidas, oportunizando, incentivando e desenvolvendo talentos. Atualmente a coordenação da Escola Preparatória é de Mona Gazola de Carvalho.
A CIA. MUNICIPAL DE DANÇA e a ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL, juntamente com a iniciativa privada, através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, vêm investindo – desta forma – não só no fazer como também no pensar dança.
Repertório
- “1,2,3… UNO-DUO” – (coreografias de Thomas Plischke, Ney Moraes, Sigrid Nora, Cláudia Palma, Eva Schul e Jair Moraes) – 1998
- “DOMINAÇÕES”, “CHOQUE’, “BARBA PAPAS” – (coreografias de Mário Nascimento) – 1998
- “OM” – (coreografias de Mário Nascimento) – 1999
- “TRES PARTES Y UNA PARED” e “DE PARTE EM PARTE” – (coreografias de Brenda Angiel) – 1999
- “LINHA ABERTA”, ”IN-DIVI-DUAL”, “EM BRANCO” e “INSTAR” – (coreografias de Ney Moraes) – 1999
- “3 SEGREDOS INTERIORES” – (coreografia de Eva Schul) – 2000
- “SINTO QUE UMA LÁGRIMA CAIU EM MEU ROSTO” – (criação de Ana Teixeira) – 2000
- “TREM ESPERANÇA” – (coreografias de Jair Moraes,originalmente composto para o Grupo Raízes) – 2001
- “RAÍZES” – (coreografias de Jair Moraes,originalmente composto para o Grupo Raízes) – 2003
- “MATER” e “CONVERSA” – (coreografias de Sigrid Nora) – 2003
- “CRU” – (coreografia de Mário Nascimento) – 2005
- “SUSPENSOS PELO VENTO” (coreografia de Mario Nascimento) – 2007
Vídeo com fragmento do espetáculo[1]
- "ENTRECORPO” (coreografia de Cláudia Palma) – 2008
- “INCÚBITO” (coreografia de Janaína Jorge) – 2008
- “CONCERTO EM SI MENOR” (coreografia de Daggi Dornelles) – 2008
Link para vídeo de fragmento do espetáculo[2]
- “PARE OLHE ESCUTE” (coreografia de Luciana Paludo) – 2010
- “sobreVIVENTES” (coreografia de Daggi Dornelles e elenco da Cia. Municipal de Dança) – 2010
Vídeo de fragmento do espetáculo[3]
- “INTERFACES2″ (coreografia de Ney Moraes) – 2011
Premiações
- Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – Melhores de 2002 na categoria “Estímulo”
- Troféu Gaúcho de Cultura 2004, na categoria “Dança”, uma distinção conferida pela Secretaria Estadual da Cultura do Rio Grande do Sul.
Referências
Questionário concedido pela responsável da companhia para o projeto de pesquisa: DANTAS, et al. Temas, técnicas e procedimentos de criação em dança contemporânea: construindo um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul. 2010
Blog da Cia Municipal de dança de Caxias do Sul[4]
[5]