Curso Técnico em Dança do Ceará

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Curso Técnico em Dança do Ceará (CTD)


CTD-2ªturma.jpg


Projeto que nasceu de uma parceria entre o Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Secretaria de Cultura do Estado e o SENAC-CE. O Curso de Habilitação Profissional de Técnico em Dança surgiu para suprir a necessidade de aperfeiçoamento teórico e prático da Dança no cenário Fortalezense. E para incentivar a criação artística no cenário da dança cearense.

A primeira turma do projeto iniciou o processo de formação em 2005, após uma mobilização do Fórum de Dança do Ceará, que após a extinção do Colégio de Dança do Ceará(também vinculado ao Instituto Dragão do Mar) em 2003, se viu sem nenhuma instância de formação pública em dança.

A fim de democratizar a formação em dança, o curso é gratuito e a seleção acontece por meio de uma audição e análise de currículos. O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores do Ceará e de outros estados do Brasil, além de artistas e pesquisadores cearenses. O curso é certificado pelo Conselho Estadual de Educação e tem carga horária de 1.316h, distribuídas em aproximadamente dois anos, com estágios supervisionados, disciplinas gerais e específicas, teóricas e práticas. Durante o curso, os alunos são desafiados a desenvolver exercícios onde colocam em prática conteúdos e discussões trabalhadas nas aulas, resultando em diversos tipos de performances e ocupações de espaços no Centro Dragão do Mar e entorno.

A segunda turma do Curso Técnico em Dança teve início em setembro de 2008, a partir de um processo seletivo que disponibilizou um total de 40 vagas. Destas, 25% (10 vagas) foram preenchidas por alunos residentes em outros municípios (Paracuru, Guaiuba, Russas, Horizonte, Maracanaú, Cascavel e Caucaia).

A formação é voltada para pessoas que já tenham alguma experiência em relação à dança cênica, o processo de seleção inclui também, aulas de técnica clássica, de dança contemporânea e improvisação. Durante o processo, os alunos tem contato com uma abordagem pedagógica focada na formação de um intérprete/criador, aquele que é estimulado a contribuir e a pensar a obra como coautor, ter uma atitude propositiva no trabalho em grupo, atuando de forma polivalente, competente, ética e solidária no desempenho de suas funções, em diferentes campos de ação. São valorizadas as interfaces com outras linguagens artísticas e o contato com diferentes maneiras de fazer.

A grade curricular abrange disciplinas gerais e específicas, teóricas e práticas: Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Danças Tradicionais, História da Arte, Estética, História da Dança e Crítica de Dança, Elementos da Música, Elaboração de Projetos de Captação de Recursos, Cinesiologia Aplicada à Dança, e Composição Coreográfica, dentre outras.

Hoje, o curso já esta em sua terceira turma que iniciou o processo em 2010. Ao final da formação é elaborada uma mostra dos trabalhos criados pelos alunos.


Informações:

CENTRO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA
Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema 60060 390 – Fortaleza/CE
Fone: (85)3254-6791.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home