Dança Sintrópica

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Dança Sintrópica é um estudo metodológico de dança que busca o desenvolvimento da consciência corporal, melhora da expressividade e auto-estima, integração do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com o ambiente onde vive. O acesso ao corpo é realizado a partir de sensações, percepções e investigações próprias de movimento, não sendo necessário seguir ritmos musicais ou copiar movimentos de outras pessoas. Essa Dança, baseada no conceito de sintropia, espera promover uma relação emancipada dos sujeitos com seus próprios corpos, como também, com suas formas de movimentar a si mesmos e os outros em espaços compartilhados. A Dança Sintrópica enfatiza a otimização e potencialização das diferenças como principal energia para o desenvolvimento mútuo, gerando uma dança acolhedora e transformadora dos ambientes por onde passa.

O termo foi utilizado pela primeira vez pelo artista Yiuki Doi quando ele foi ministrar a oficina de dança na Semana de Arte da Região Sul do MST - um evento artístico que aconteceu no Casarão Cultural do Assentamento do Contestado da Lapa, situado no Estado do Paraná, nos dias 21 e 22 de Julho de 2018. Neste episódio ele notou a semelhança da metodologia de ensino da dança dele com o processo de plantio Agricultura Sintrópica do Ernst Götsch.

Agricultura Sintrópica planta algumas especies juntas, pois isso gera sinergia e sintropia entre elas otimizando e potencializando os recursos energéticos para um desenvolvimento mútuo. Diferentemente da entropia, a sintropia utiliza-se da organização, integração, equilíbrio e preservação de energia como princípios de restabelecimento do ecossistema pela natureza.

A Dança Sintrópica estabelece uma correspondência entre os princípios, técnicas e modos de enunciação da agricultura orgânica integrada ao sistema florestal e uma proposta de dança como modos de ser e viver de quaisquer sujeitos desejantes. A dança como um princípio pedagógico semelhante à respiração. Uma necessidade íntima alcançada pelo próprio movimento do pulsar da vida. A mesma pulsação que move as estrelas no espaço cósmico, move as sementes no interior da terra. O corpo em estado de criação (poiesis) pode ser um corpo-semente.

A pesquisa foi colocado em prática no Links Núcleo de Dança da UTFPR, através do curso de extensão à comunidade em geral chamado de Dança Sintrópica em parceria com a Artista Docente Juliana Greca (UTFPR), no ano de 2018 e 2019. Atualmente, a investigação é partilhada entre os dois pesquisadores.

• Surgimento do nome Dança Sintrópica: http://summus-ci.blogspot.com/2018/07/danca-sintropica-no-assentamento-do.html • Inauguração das da Dança Sintrópica na UTFPR: http://summus-ci.blogspot.com/2018/08/danca-sintropica-na-utfpr-aula.html • Processo de ensino e aprendizado 1: http://desvaneco.blogspot.com/2009/07/6-formas-de-aprender-2-triades.html • Linguagem corporal na Dança Sintrópica: https://summus-ci.blogspot.com/2019/11/linguagem-corporal.html • Aplicação da sinergia no entendimento da coluna vertebral: http://summus-ci.blogspot.com/2018/07/pilar-movel-do-templo-yakushi-ji-e-sua.html

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home