Dança nas universidades

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Tabela de conteúdo

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul possui 5 cursos de licenciatura em Dança. Destas, 4 são públicas e 2 federais.


ULBRA

O curso tem por objetivo formar o profissional de perfil versátil, capaz de transitar entre os saberes artístico, pedagógico e científico. Forma artistas docentes que aliam o FAZER a um PENSAR a dança, que criam, produzem e ensinam a partir de uma visão crítica, aptos a conectar os conhecimentos, trabalhar com as diferenças e adaptar-se a complexidade do mundo contemporâneo. O curso quer desenvolver um senso de responsabilidade próprio e comunitário, ajudando e respeitando os outros na sua pluralidade e o meio onde vivem.

Em 2006 foi criado o curso tecnólogo em Dança (Curso superior de tecnologia em Dança), autorizado pela Resolução nº 58, de 28 de junho de 2006, chancelada pelo presidente do Conselho Universitário da Instituição. Em 2007, pela resolução nº 11, de 13 de junho de 2007, do Conselho Universitário da ULBRA autoriza o curso de Graduação em Dança, Licenciatura Plena.

Coordenadora do Curso: Maria Lúcia Brunelli

Titulação Conferida: Licenciado em Dança

Duração do Curso: 07 semestres

Carga horária: 2.852 horas


UFPEL

O Curso tem como objetivo capacitar professores para ministrar aulas de dança, bem como formar um profissional que possa atuar como agente cultural. Busca contribuir com a diminuição da distância entre a produção do artista de dança contemporânea e as experiências de ensino e aprendizagem de dança. Produção esta, fruto da prática de criação artística, que tem contribuído com a construção de conhecimento sobre corpo, sujeito e educação. O aluno estará apto a construir ou mediar a configuração de dramaturgia do corpo, a partir da concepção de educação que considere o pensamento complexo e a impossibilidade da fragmentação do conhecimento (ou do ser humano).

Coordenadora do Curso: Profa. Alexandra Dias

Titulação Conferida: Licenciado em Dança

Duração do Curso: 08 semestres

Carga horária: 2.944 horas

Turno: Noturno

Número de Vagas: 40

Unidade Acadêmica: Centro de Artes


UERGS

O curso forma professores de Dança, com formação pedagógica específica na sua área de atuação, com conhecimentos de diferentes linguagens artísticas e com autonomia para a pesquisa, produção e performance em dança.

Duração: 08 semestres

Carga Horária: 3.020 horas


UNICRUZ

O curso tem como objetivo Formar um professor apto à investigação, ao questionamento e à produção dos saberes específicos da dança, extensivo ao que esta área de conhecimento comporta. Com vistas a essa conduta, o Licenciado em Dança terá condições de atuar na realidade social em que estiver inserido, através de suas ações e conhecimentos artísticos e educativos.

Turno: Diurno/Noturno

Nº vagas: 30

Duração: 8 semestres

Carga Horária:2990

Titulação: Licenciatura plena em Dança


UFRGS

Pretende qualificar profissionais da área da Dança, aprofundando conhecimentos teórico-práticos, proporcionando um espaço de formação, reflexão, produção artística e bibliográfica, e socialização das discussões em relação à arte da dança. O curso de Dança tem a intenção de provocar a transversalização de saberes através do trânsito pelos diferentes modos de pensar o mundo, conectando conhecimento à vida.

Foi criado em 2009/1 e no ano de 2012 formará a 1a turma

Turno: Diurno/Noturno

Nº de vagas: 30 anuais

Duração: 8 semestres

Tutulação: Licenciatura em Dança

Referências

ULBRA

UFPEL

UNICRUZ

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home