Dança telemática

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Dança telemática.jpg

Foto do trabalho "e_Pormundos Afeto"(2009/2011) criada entre Brasil e Espanha/concepção: Ivani Santana e Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas/co-criação do grupo catalão Konic Thtr


Tabela de conteúdo

Telemática

Ao se falar em dança telemática, é preciso compreender primeiro o que é telemática. De acordo com a wikipedia, de forma bastante resumida, telemática é o conjunto de tecnologias de transmissão de dados, possível graças à integração entre os recursos de comunicação (telefonia, satélite, cabo, fibras ópticas) e de informática (computadores, periféricos, softwares e sistema de redes). A telemática permite o armazenamento e transporte de informação em curto prazo de tempo, entre usuários de qualquer lugar do mundo. A informação transformada em bits e bytes, ou seja, em dados computáveis, pode ser enviada e reconfigurada num tempo quase real através da telemática. E isso inclui processamento de grande quantidade de dados, como texto, imagem e som.

A dança em telemática

A dança enquanto expressão artística de nossa cultura atual é afetada e resignificada pelas tecnologias que nos perpassam. Valendo-se do uso tecnológico de diferentes maneiras, a dança também pode ser encontrada em telemática - entendida como uma performance realizada por bailarinos em diferentes localidades, via satélite ou internet. Para que isso ocorra, o artista pode se valer de sistemas e softwares de ainmação, que encontrama nas indústrias cinematográficas e de videogames suas principais investidoras.


Um dos sistemas de digitalização do movimento humano é chamado motion capture, que, com ajuda de câmeras e sensores óticos, transfere a movimentação real para um equivalente virtual. As câmeras servem para registrar os vários ângulos do movimento, idealmente trabalha-se com uma grande quantidade de câmeras, 24 unidades permitem uma ótima captura. Os sensores são fixados nos corpos que serão digitalizados, sejam eles humanos ou não, e servem para transmitir as modulações do movimento. Os movimentos captados são enviados ao computador e transformados em dados que se reconfiguram como figuras virtuais ou avatares. Uma série de etapas é necessária para transformar esses dados num corpo tridimensional. Mas a leitura da captura do movimento pode ser vista de imediato. A movimentação convertida em informação digital reflete na tela do computador pontos luminosos que correspondem aos pontos onde foram fixados os sensores. Vale lembrar que o custo de um trabalho em telemática é muito alto, por vezes bem acima da realidade financeira dos projetos artísticos da área de dança e tecnologia.


Principais artistas/ trabalhos realizados com telemática:

Artigos Relacionados:

http://ivanisantana.net/publicacoes/


Referências Bibliográficas:

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home