Danças de Salão

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Bolsas-dança-de-salão-reprodução.jpg

Inicialmente pode-se classificar como dança de salão todas aquelas que são executadas em pares, que são apreciadas tanto como recreação na vida social quanto em forma de competição. Segundo estudos, acredita-se que a dança de salão surgiu nos bailes da corte real na Europa, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. Esse estilo de dança foi levado pelos colonizadores para diversos lugares das Américas, dando origem assim a uma diversidade de variedades de danças de acordo com os costumes de cada região. O tango na Argentina, maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos, como a salsa, o bolero, a rumba etc. Em tempos mais modernos, a dança de salão passou a ter uma âmbito mais restrito, agora se referem a um padrão de estilos de danças, sendo desenvolvidos na Inglaterra e regulados pelo Conselho Mundial da Dança (WDC). As danças praticadas nesses estilos são: a valsa lenta (valsa inglesa), o tango internacional (diverso do tango argentino), a valsa (valsa vienense), o foxtrote e o quickstep (International Standard); o samba (diferente de samba brasileiro), o chachachá, a rumba, o paso doble e o jive (International Latin). No Brasil, oito são os ritmos mais praticados, tanto nos bailes, quanto nas escolas de especialização, sendo eles: bolero, soltinho, samba, forró, lambada,zouk, salsa e tango, e dentro desses ritmos também encontra-se diversas variações dos mesmos. Devido a variedade de estilos, a dança de salão pode ser classificada como latinas ou clássicas.

Tabela de conteúdo

Danças Latinas

Danças Clássicas

Algumas das principais danças de Salão

O SAMBA

Samba1.jpg

O samba é considerado um gênero musical, porém, é também de onde se deriva um tipo de dança. Apesar de ser de raízes africanas, o samba surgiu no Brasil e é tido como um ritmo nacional por excelência. É considerado uma das principais e mais importantes manifestações culturais populares brasileira e acabou por se tornar um símbolo de identidade nacional.

É caracterizado por ser uma dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criações anônimas. Apesar da existência do samba em todo o país, em especial no estado da Bahia, Maranhão, Minas Gerais e são Paulo, o samba como gênero é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de fato se originou e se desenvolveu entre o final do século XIX e início do século XX.

O FORRÓ

Forro1.jpg

Nome derivado da palavra forrobodó, o forró já era praticado desde o século XIX nas cidades nordestinas. Outra história da origem do nome se dá pela expressão for all, como as pessoas dessas regiões não tinham conhecimento sobre outras línguas, acabavam por pronunciar a expressão de forma incorreta fazendo assim com que se entendesse forró. Foi um ritmo que sofreu grande influência de africanos e europeus e é uma dança típica realizada entre casais, com passos que sofrem evoluções no decorrer da dança.

Um dos passos típicos do forró, é o que o homem abraça sua parceira colocando uma de suas mãos na cintura dela e segurando a outra mão um pouco acima da cintura dos dois. Enquanto isso, a mão dela se posiciona nas costas do parceiro e seu rosto também se aproxima. Posteriormente, são dados dois passos com o pé esquerdo para o lado esquerdo e depois repetir o gesto para o lado direito. O casal deve girar pelo salão repetindo esses passos. Esse pode ser considerado o passo mais básico dessa dança.

O TANGO

Tango-1.jpg

O tango é um estilo de dança de salão que surgiu em Buenos Aires, na Argentina e dos seus bordéis. Devido a apresentação dessas danças em salões europeus, tiveram que serem feitas algumas adaptações. É uma dança clássica com trajes que se moldam também ao clássico das danças de salão. O Tango além de ser uma dança em par, também é um tipo musical binário e com compassos de dois por quatro. É uma dança que tem como característica a complexidade dos movimentos, tanto das pernas quanto do corpo.

O BOLERO

Bolero1.jpg

É um ritmo que misturas raízes espanholas com influências de vários países hispano-americanos. É uma dança que teve sua origem na Espanha, mas sofreu algumas modificações, especialmente no desenvolvimento de temas mais românticos e ritmos mais lentos. Sua tradição vem do seguintes países: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil. É uma dança latina e tem como figurino um vestido mais curto. Acredita-se que esse nome se originou a partir do figurino das dançarinas, eram vestidos de bolas, chamadas de boleiras.

O SOLTINHO

Soltinho.jpg

O soltinho é um tipo de dança que é comparado com as danças que surgiram nos Estados Unidos, porém, possui passos básicos para a direita e para a esquerda. Uma das características musicais do soltinho é a ausência de uma música específica, ele pode ser dançado com o acompanhamento de músicas que se encaixam perfeitamente para dançá-lo. Esse ritmo começou a se praticado no Brasil a partir da década de 80, porém, não se sabe como o mesmo apareceu por aqui. O soltinho se diferencia de outros ritmos por não ser um gênero musical.

O ritmo se torna contagiante por ser relativamente fácil o seu aprendizado, não é necessária uma técnica e pode ser composto por improvisações.

O CHA-CHA-CHA

Chachacha.jpg

O cha-cha-cha é uma dança que surgiu em Cuba durante os anos 50. É considerado um tipo de dança de salão dinâmica e divertida. Conta com três passos rápidos, chamados de chassé, e outros dois mais lentos, esses passos rápidos causa um som parecido com um cha-cha-cha, a partir disso que se dá o nome dessa dança. O casal que executa a dança não precisa ficar tão próximo, a mulher coloca a mão sobre o ombro do parceiro e ele realiza o mesmo procedimento. O pé deve estar sempre em contato com o solo e o peso do corpo se direciona para cada um deles.

O TANGO ARGENTINO

Tango argentino.jpg

Esse ritmo surgiu em bairros mais humildes da Argentina e acabou se tornando uma das danças mais admiradas e procuradas do mundo. O casal que executa a dança deve estar bem próximo e é permitida a improvisação. Apesar de sua origem na Argentina, o Tango sofreu influências de outros países como: Itália, França e Espanha. Uma das origem dessa dança provém dos homens argentinos, que faziam filas nos bordéis e, para que eles não ficassem esperando tanto tempo sem a mínima distração, os donos desses estabelecimentos contratavam músicos de tango.

O Tango atualmente é dividido de três formas: o argentino, o americano e o internacional.

O ombro esquerdo conduz o casal, que deve manter seu corpo sempre inclinado. O tango é composto por basicamente oito passos principais, que são realizados com movimentos carregados de intensidade e dramaticidade. Uma das características dessa dança é que os bailarinos devem dançar sempre mantendo a proximidade e um olhar bastante intenso.

A RUMBA

Rumba.jpg

É um estilo de dança mais lento que surgiu a partir dos ritmos africanos e chegou à Cuba após a vinda dos espanhóis. No ano de 1925 foi banida do país, pois seus passos a tornavam uma dança inapropriada para a época, porém, apesar de todos esses obstáculos, a rumba conseguiu sobreviver.

Em relação aos passos, são bem simples e a mulher utiliza a coreografia para seduzir o parceiro. É uma dança que se caracteriza por estabelecer uma forma de jogo no salão, onde os movimentos são agressivos, insistentes e românticos. Há um intenso trabalho com os pés e a utilização de instrumentos musicais como: tambores, percussão e maracas.

O SAMBA DE GAFIEIRA

O-surgimento-do-samba-de-gafieira-1.jpg

O samba de gafieira pode ser considerado como uma dança de herança do maxixe e começou a ser praticada a partir do século XX. A partir de estudos acredita-se que esse nome se originou da palavra francesa gaffe. Em relação à dança, o homem é que conduz a mulher e executa gestos de proteção, ritmo e elegância. É uma dança acompanhada por instrumentos musicais como: o violão, o cavaquinho, o choro e a clarineta.

A SALSA

O-que-e-a-danca-salsahumberto-.jpg

A salsa é um estilo de dança que surgiu em Cuba e começou a fazer sucesso após o cha-cha-cha, a rumba e o mambo. Esse tipo de dança ganhou mais importância por meio de obras dos porto-riquenhos Irmãos Lebron. A salsa passou por diversos lugares, e por onde passou foi agregando valores e absorvendo características de países como: Venezuela, Brasil, Colômbia, Estados Unidos e República Dominicana. É dançada em par e caracterizada por usar batidas do ritmo da salsa e utilizar inúmeros rodopios. É sensual e permite infinitas movimentações do corpo.

O ZOUK

Zouk.jpg

O zouk é uma dança que se originou em países caribenhos durante as décadas de 60 e 70. A palavra zouk fignifica festa e esse ritmo é dançado analisando o tempo da música. No Brasil, essa dança é composta por mais giros e movimentações com os membros superiores. Dançado em par, o Zouk é uma dança composta pela aproximação e distanciamento dos corpos, com belíssimas movimentações.

Referências

Danças de Salão. Tango. Disponível em: <<http://dancasdesalao.webnode.pt/dan%C3%A7as%20de%20salao/tango/>>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

História das danças. Disponível em: <<http://www.dancaadois.com.br/2007/historia/danca_de_salao_ritmos.html>>. Acesso em: 24 de jul. 2013.

Tipos de danças. Danças de Salão. Disponível em: http://tipos-de-danca.info/mos/view/Dan%C3%A7as_de_Sal%C3%A3o/. Acesso em: 24 de jul 2013.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home