Destaque/07 2013

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

O Cacuriá é uma das Danças Populares brasileiras de roda, animada por instrumentos de percussão, que surgiu nos festejos do Divino Espírito Santo no Maranhão no início da década de 1970. O Cacuriá agrega vários outros ritmos e festas da região como A Dança do Carimbó, o Bumba meu boi, os ritmos das caixas da Festa do Divino Espírito Santo e as festividades juninas. Esta dança típica representa parte do folclore da região do Maranhão, aparece durante a Festa do Divino Espírito Santo na tradição junina.

Cacuria3.jpg


História

O Cacuriá surgiu do final da Festa do Divino Espírito Santo, após a chamada derrubada do mastro, as caixeiras e os festeiros, aproveitavam para nesse momento se divertirem, já que nos dias da festa não era possível. Tocavam e dançavam o carimbó de caixas, ou ainda o baile de caixas, de forma sensual, mas sem ser vulgar. A partir desse baile, nasce o Cacuriá, trazido a São Luís por Seu Lauro, folclorista e morador do bairro da Vila Ivar Saldanha.

Ele, o senhor Alauriano Campos de Almeida (1017-1993), festeiro do Divino e organizador de brincadeiras como Bumba meu boi e Baião Cruzado que, ao final dos festejos do Divino, levava para a praça pública uma suíte de brincadeiras as quais deu o nome de Cacuriá. Essa brincadeira ganha espaço nos festejos de toda a capital São Luís e no interior maranhense sendo popularizada principalmente por Almerice da Silva Santos (1924), conhecida como Dona Teté. Caixeira, lavadeira e rezadeira, montou um Cacuriá com o apoio do Laborarte, que ficou muito conhecido por Cacuriá de Dona Teté. Ela cria em 1986, o grupo que hoje é conhecido em todo o país, o “Cacuriá de Dona Teté” que vem difundindo a dança desde então.

Leia Mais

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home