Eleonora Paiva

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Breve Histórico



Eleonora Paiva é bailarina, coreógrafa e também musicista. Nasceu em Teresina em uma família de artista, Eleonora é sobrinha de Lenir Argento, ou Dona Lenir, professora de balé clássico pioneira da área no Piauí. (...)

(verbete em construção)


Trajetória



Eleonora, ainda ao 10 anos, foi estudar no Rio de Janeiro onde iniciou sua formação em balé clássico com a russa Eugênia Seudorova. Permaneceu no Rio até os 15 anos e já se destacando na adolescência ganhou uma bolsa para estudar no Balé Bolshoi. Nesta época a escola tradicional Russa ainda não possuía uma sede no Brasil, e Eleonora ainda muito jovem encontrou-se impedida de prosseguir a formação fora do Brasil. Posteriormente seguiu para o EUAS onde fez vários cursos em escolas públicas americanas cruzando à formação em balé clássico o folclore americano, o sapateado, o balé moderno e tudo que tivesse relação com a carreira já iniciada. Após alguns anos, Eleonora estabelece-se em Brasília e retorna a sua cidade Natal Teresina onde passa a ministrar aulas na academia de Dona Lenir Argento, contribuindo com a formação de uma geração de novos bailarinos.

Ainda nos anos 70 junto ao outros artistas fez parte do Grupo Avoante, companhia de dança que marcou época no cenário local. Nos ano 80 Eleonora Paiva , junto a nomes como Marines Medrado e Helly Batista, idealizou o balé Popular de Teresina, grupo que se tornou uma frente importante para a consolidação do projeto de uma Escola de Dança do Estado em 1985.

Eleonora muda-se definitivamente para Europa no inicio dos anos 90 após um percurso de reciclagem fixa-se na Holanda. Lá passa a trabalhar na assistência de direção da Companhia Munganga, formada por bailarinos brasileiros que atuam na Europa. Afasta-se das sapatilhas , em função da chegada dos filhos gêmeos e começa a atuar no campo da arte-educação.


(verbete em construção)



Referências



Cadernos de Teresina, ANO XV N. 36, AGOSTO 2003. / publicação / entrevista de Elizangêla Carvalho

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home