Festival Dança Pará

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

O festival Dança Pará é um evento organizado pela Cia. de Arte Produções, na cidade de Belém do Pará. É reconhecido e cadastrado pela Fundação Nacional da Arte (Funarte) do Ministério da Cultura e Conselho Internacional de Dança (CID) da Unesco, com parcerias do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém e empresariado local, tendo à frente o produtor cultural Darley Quintas e o coreógrafo Maurício Quintairos.

O festival é considerado um dos maiores eventos de dança da cidade e tem por objetivo desenvolver a valorização da arte corporal na região e estimular público e turismo. O Dança Pará já está na sua décima nona edição oferecendo aos participantes informações da arte corporal na atualidade, sua linguagem técnica-artística e experiências práticas e teóricas. O festival também contribui na valorização profissional, estimulando o desenvolvimento sócio-educativo e o intercâmbio efetivo da dança. Ressalta a importância de fomentador público e turismo, oportunizando a comunidade vivenciar múltiplas manifestações artísticas e seus valores, isto é, o Dança Pará amplia o interesse do público pela dança e estimula também, a valorização da cultura do Estado.

Participantes

O festival ocorre sempre ao mês de outubro e produz espetáculos durante as noites reunindo companhias profissionais e semi-profissionais dos mais diversos gêneros de dança. Podem participar do evento escolas específicas de dança, companhia e grupos independentes, academia com grupos coreográficos, grupos de escolas públicas e particulares de ensino formal, clubes, entidades, instituições e projetos sociais.

Programação

A programação inclui além de apresentações de dança, workshops ministrados por professores renomados e experientes, objetivando o conhecimento técnico pedagógico para o aperfeiçoamento de diferentes técnicas de dança. Mostras de videodança com filmes, musicais e documentários nacionais e internacionais. Oficinas de dança contemporânea, contato-improvisação, teatro para bailarinos, entre outros. Mostras competitivas no qual os participantes podem se inscrever para concorrer nas modalidades de Balé Clássico; Néo-Clássico; Repertório; Dança contemporânea; Jazz, sapateado; Dança de rua; Dança de salão; Danças folclóricas; Populares; Orientais; Flamenca; Gospel.

Além disso, o evento também apresenta o espaço Expô-Dança que divulga trabalho de artistas que desenvolvem pesquisas nas artes plásticas, artesanato, estética, beleza e outros. E o espaço Show-Desfile, que reúne uma apresentação de desfiles de uniformes das escolas de dança para divulgar produção dos profissionais, artistas e técnicos que desenvolvem a moda-dança (estilistas, costureiras, bordadeiras, cenógrafos...).

Evento mostra à cidade a produção de dança construídas pelos profissionais e amadores da cidade e de fora do Estado. Revela o crescimento da arte na região e o quanto ainda se te para progredir


REFERÊNCIA

http://www.wix.com/dancaparafestival/2010

Documento de Regulamento do Festival Dança Pará

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home