Gil Grossi

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa
GIL CAPA.jpg

Gil Grossi é performer, bailarino e fotógrafo especializado em dança. Sua pesquisa investiga a dança e a fotografia desde 1985 e atua como professor, fotógrafo e dançarino. Interessa-se pela fusão entre dança contemporânea, poesia e artes visuais. É co-fundador do Teatro do Tempo e integra ...Avoa! núcleo artístico.


Tabela de conteúdo

Trajetória

Gil Grossi (Gilberto Grossi) é performer e dançarino. Desde 1985 atua como fotógrafo, professor e dançarino, desenvolvendo vários trabalhos artísticos que integram as linguagens fotografia, dança, música, vídeo e artes plásticas.

Em 1988, une a fotografia e a dança através dos projetos Oficina de Foto-Dança nas Oficinas Culturais Três Rios e Sesc Pompéia.

Em 1992, dá continuidade à sua pesquisa em sala de ensaio, participando do processo de criação de Denilto Gomes, Zélia Monteiro e Mariana Muniz.

Entre 1994 e 1995, participa dos espetáculos da Cia. República da Dança - autoria de Ana Mondini. É intérprete-criador do espetáculo "Lembranças na Queda", da Cia. Nova Dança, sob direção de Adriana Grechi, premiado no Movimento de Dança do Sesc - Vila Nova.

Em 1996, integra o Grupo Ponkã, com o espetáculo "Ponkã Dança Palavras", baseado na linguagem da improvisação, sob direção de Edith White; merecedor do prêmio Movimento de Dança do Sesc - Vila Nova.

Desde 2000, faz parte do ...Avoa! núcleo artístico que, junto com a bailarina Luciana Bortoletto, pesquisa a fusão entre Dança Contemporânea e Fotografia, através do estudo da relação cênica e improvisação, utilizando elementos da fotografia. Os espetáculos realizados pelo ...Avoa! são: "A Hora do Espelho", 2000; "Piano-de-Cuia", 2002; "Pontos de Vista", 2004; "Dança Haicai", 2006-07; "As Formas Eram já Mera Ilusão da Vista", 2004-07, (Mostra SESI de dança 2007 circulando por 12 cidades no Estado).

Em 2011, com as atrizes Vera Bonilha, Neca Zarvos, e a diretora e dramaturga Cláudia Maria de Vasconcellos, cria o grupo Teatro do Tempo, que estreia com a peça "As Cegas".

GIL GROSSI ENCONTRO EM 3 VERSOS.jpg

Performances

Encontros em Três Versos - 2007

As formas eram já mera ilusão da Vista - 2005

Ponto de Vista - 2004

Piano de Cuia - 2002

A Hora do Espelho - 2001

Lembranças na Queda - 2000

Terças de dança - 1997

Ponkã Dança Palavras - 1996



GIL GROSSI 1.jpg

Workshops

"Fotografia de Palco"

"Fotodança"

"danças e jogos de dançar"

"Dança Contemporânea:Técnica e Poética"

"Dança-Haicai"

"dança contemporânea e as escritas no corpo"

"Fotografia do Movimento na Dança"

"Fotografia de Palco e Dança"

"Buraco de Agulha", com fotografia Pinhole

GIL haicai biblioteca.jpg

Fotografia

Gil já realizou diversas exposições com imagens de espetáculos que fotografou.

Trabalhou nas mostras Rumos Itaú Cultural, Panorama SESI, Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário - SESC, Dança e Movimento e Virada Cultural.

Nos palcos, acompanhou as cias. Núcleo Luis Ferron, Cia. Druw ,Núcleo Luis Ferron, Grupo Babado de Chita, PIP Pesquisa em Dança, Balangandança Cia., Suzana Bayona, Key, Zetta e Cia., Pés no Chão, Coletivo MR, N. de Improvisação Zélia Monteiro, Los 2 Play, Luciana Bortoletto, Jorge Peña e Audrey Hojda, Cia. Mariana Muniz, Cia Flutuante, Cia de danças Cláudia de Souza, Pia FraUs, Danceability, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira Umberto da Silva, Cia. Repentistas do Corpo, Cia Balangandança, Cia Vitrola Quântica, Núcleo Artérias.

Gillufa.jpg

2007 Rumos Dança

2005 SESC Pinheiros

2005 Novadanca

2004 SESC Santos

2004 SESC Ribeirão

2004 SESC Ribeirão

2002 SESI - SP

Fonte

http://www.gilgrossi.com/- Acesso em 30 de julho de 2013.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home