Graduação em Dança da UFG

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

LOGO UFG.jpg


A Graduação em Dança da Universidade Federal de Goiás - UFG, hoje apenas com Licenciatura, está vinculada à Faculdade de Educação Física daquela universidade e é uma das primeiras graduações em dança do estado de Goiás. Embora tenha sido criada em 2008, iniciou suas atividades de fato apenas em 2011.


O projeto do curso de licenciatura em dança da UFG foi elaborado atendendo às exigências do REUNI - ( projeto do governo de incentivo à expansão das universidades públicas do país). Ao aderir ao programa a UFG começa a estudar a estruturação do curso a partir de discussões e parcerias entre as unidades acadêmicas como, a Faculdade de Educação Física, a Escola de Música e Artes Cênicas e a Faculdade de Educação.


Sua proposta de ensino e objetivo visa formar profissionais em dança para a atuação em diferentes contextos educacionais, incentivando a criticidade, a atividade criadora e transformadora como afirmação da autonomia artística, científica e pedagógica no âmbito da dança voltada à Educação, valorizando as manifestações da cultura popular, do corpo e do universo da dança.


O curso de Licenciatura em Dança da UFG é pautado no articulação ente ensino,pesquisa e extensão; no trabalho coletivo para formação e desenvolvimento de competências político-sociais, ético-morais e técnico-profissionais; no aperfeiçoamento e aprofundamento de estudos e pesquisa em dança contemporânea considerando a importância das manifestações da cultura popular; a indissociabilidade entre arte, sociedade, política, educação e cultura; e o estímulo ao reconhecimento da importância da Dança no ambiente escolar e das produções artísticas nos processos de ensino-aprendizagem.


O curso tem a duração de oito semestres e só está disponível para o turno matutino. Sua matriz curricular transita entre disciplinas mais científicas e obrigatórias para cursos onde o enfoque é corpo e o movimento, traz ainda as específicas de história da dança, composição e criação cênica, entre outras, e ainda abarca o ambito pedagógico pois trata-se de uma licenciatura. A parte ainda são necessárias outras atividades para complementação da carga horária obrigatória, dividindo-se em disciplinas optativas a serem cursadas. A carga horária total do curso é de 3000 horas.


O ingresso é feito por meio de vestibular (realizado semestralmente) composta de prova objetiva, redação. O processo seletivo não prevê teste de habilidades específicas e esta presente enquanto área de conhecimento na área de Lingüística, Letras e Artes.


Referência

Universidade Federal de Goiás 1

Entrevista, via e-mail, com Marlini Dorneles de Lima, Docente e coordenadora do curso de Dança da UFG, em fevereiro de 2012.

Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home