Grupo Tato
De Wikidanca
Tabela de conteúdo |
Introdução
O grupo Tato foi criado em Porto Alegre em 2005 por Fernanda Carvalho Leite. O gupo possui como principal influência o contato improvisação especialmente Steve Paxton, Nancy Stark Smith. Os coreógrafos que trabalham Fernanda Carvalho Leite, Juliana Vicari, Lindon Shimizu, Viviane Lencina, Luciana Hoppe, Alessandro Rivellino e Juliano Motta. A preparação técnica escolhida pelos bailarinos criadores em conjunto é baseada em contato improvisação e individualmente alguns realizam aulas de pilates, dança moderna e contemporânea.
Espetáculo "Ato ao Acaso"
Coreografias
- A/casa/lar (2006). Improvisação estruturada
- Amar é importante (2007). Improvisação estruturada
- Vuvuzelas e Jabulanis (2010). Improvisação estruturada com bolas e cornetas
- Estudando o Toc (2010). Coreografia e improvisações estruturadas
Espetáculos
- BEATRIZ, a BEleza e A TRIsteZa (2008). Espetáculo de dança-teatro com uso de dança aérea (circo) e sombra chinesa
- Ato ao acaso (2009). Espetáculo definido através de sorteio junto ao público das improvisações estruturadas que seriam dançadas e de improvisações definidas apenas pelo numero de bailarinos, nome dos bailarinos e tempo sorteados.
Durante o espetáculo ocorrem cinco atos de dança e música (por Guenther Andreas) criadas ao vivo, sobre variações a serem sorteadas pelo público. Uma das possibilidades é o quadro Você Decide, em que o espectador escolhe quem quer ver dançar e por quanto tempo. Outro, que foi chamado de 1, 2, 3, 4, reúne solos, duos, trios e quartetos em dois, três, quatro ou cinco minutos. Há um segmento inspirado em Laban, um quarto que propõe uma série de improvisações a partir de uma lista de temas, além de um número final. Link para um trecho do espetáculo [1]
- Depois do acaso (2010). Espetáculo com as melhores cenas de Ato ao acaso.
- SINC (2011).Performances sobre a presença e a sincronicidade. O lugar e o momento em que se está e o que há. O movimento alavancado pelo estado em que se encontra, pela disponibilidade e conexão. Encontros, conflitos, perdas, prazeres e humor. A atriz bailarina vem investigando a performance em Contato Improvisação há mais de seis anos e em SINC compartilha o jogo com talentosos amigos como Juliana Vicari, Alessandro Rivellino, Thaís Petzhold, Viviane Lencina, Karen Volkmann, Laura Rosa, Celau Moreyra, Vagner Cunha e outros amáveis artistas. Cada noite uma noite única.
Premiações
Ambos os prêmios foram para o espetáculo Beatriz
- Prêmio Palcohabitasul de Montagem Cênica
- Prêmio Açorianos de Dança Melhor Trilha Sonora (2008)
Fernanda Carvalho Leite
Nasceu em Porto Alegre em 20 de março de 1974. Foi atleta na infância e adolescência. Iniciou sua carreira como atriz e bailarina em 1992. Em 98 estudou em Nova York na escola The Lee Strasberg Theatre Institute e Contact Improvisation no Movement Research. No teatro obteve grande sucesso com a comédia Inimigas Íntimas ,ao lado de Ingra Liberato, com direção de Néstor Monastério, com que também trabalhou nas peças O Concílio do Amor, de Oskar Panizza e Vida Muda. Destaca ainda O Marido do Dr. Pompeu, de Luis Fernando Veríssimo e direção de Dilmar Messias,Almas Gêmeas, de Martha Medeiros e direção de Irene Brietske. Em 2007 ganhou o Prêmio Palcohabitasul de Montagem Cênica com o roteiro da peça de dança-teatroBEATRIZ, a BEleza e A TRIsteZa. No cinema destaca Garotas do ABC de Carlos Reichenbach, e O carteiro, com roteiro e direção de Reginaldo Faria. Foi indicada a Melhor Atriz no Festival de Cinema de Gramado 2008 por Netto e o domador de cavalos, de Tabajara Ruas, e em 2007 pelo curta Julia, de Cacá Nazário.
Na televisão protagonizou Aeroplanos de Alex Sernambi e O Caso no Ar, de Ivana Verle. Apresentou o programa Minha História de Natal na RBS TV e TV Comédia na TV COM. Atuou no elenco principal da série Segredo, dirigida por Patrícia Sequeira e Paulo Nascimento para a RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) exibida noBrasil pelo Canal JB. Protagonizou diversos comerciais, entre eles Neosaldina, Club Social, Varig, Arroz Tio João e Banrisul. Integrou a Ânima Cia de Dança, da coreógrafa Eva Schul, a Eduardo Severino Cia de Dança e a Porto Alegre Cia de Dança. Atualmente dirige e atua como bailarina-criadora no GrupoTATO, em residência na Usina do Gasômetro em Porto Alegre e com o qual realiza diversas performances e espetáculos além de dar aulas. Formou-se em Biologia e Especializou-se em Pedagogias do Corpo e da Saúde na UFRGS desenvolvendo sua monografia sobre Contact Improvisation, estilo de dança que é seu atual foco de pesquisa de movimento, publicando um artigo sobre o tema na Revista Movimento da UFRGS. Viaja ensinando e realizando performances de Contact já tendo se apresentado com Nancy Stark Smith e Nike Vargas, Ralf Jaroschinski, Cristina Turdo, Camillo Vacalebre, Andrew Harwood e Paula Zacharias, entre outros.
Leia Mais
Coletivo de Artistas da sala 209
Referências
Questionário concedido pelo responsável do grupo para o projeto de pesquisa: DANTAS, et al.Temas, técnicas e procedimentos de criação em dança contemporânea: construindo de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul. 2010
Blog da responsável pelo grupo Fernanda Carvalho Leite [2]