Grupo de Dança Univérsica

De Wikidanca

Ir para: navegação, pesquisa

Uma refrência histórica da dança no estado de Goiás, este grupo, já extinto, teve uma trajetória curta, entretanto, foi um dos precursores da dança no estado (1º grupo de dança da ESEFFEGO) e a inspiração para outros grupos, companhias e artistas que surgiriam depois.


Criado em 1973, na Escola Superior de Educação Física do estado de Goiás- ESEFFEGO, pelas professoras Lenir Miguel de Lima, Conceição Viana de Fátima e Jandernaide Lemos, o grupo apresentava características e traços estéticos próximos da Dança Moderna e construia trabalhos cênicos incorporando outras possibilidades artísticas às suas pesquisas, como artes visuais, teatro, literatura, dentre outras


Lenir e Conceição já eram formadas em Educação Física e estavam voltando de uma formação específica em dança na cidade do Rio de Janeiro. Lá estudaram com a professora Elenita Sá Earp, idealizadora do Sistema Universal de Dança.


A vida breve do grupo se deve à sua existencia ser concomitante com um período conturbado para os trabalhos com corpo e arte e ele acabou sofrendo resistências da área da Educação Física.


Referências

Informações cedidas por e-mail, por Roberto Rodrigues, em novembro de 2011.


Patrocínio:

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas
Visite-nos
Idana.net - Home